FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CIDADE NOVA RECEBE INVESTIMENTOS DA PREFEITURA

Quinta, 15 de Julho de 2010, 12h56


Região da Cidade Nova recebe investimentos da Prefeitura


Foto do Teleporto do Rio de Janeiro, na região da Cidade Nova (foto: Cris Martins)

Incentivar o comércio na região, reconhecendo a potencialidade econômica existente, é a principal linha do decreto municipal que cria o Pólo Comercial Rio Cidade Nova. Instituído no dia 22 de junho, o decreto do prefeito Eduardo Paes agrega a região ao Programa Polos do Rio, parceria com o Sebrae/RJ.



Devido à concentração de diversos estabelecimentos de comércio varejista e gêneros alimentícios, além de atividades de prestação de serviços, tais como: drogarias, papelarias, lanchonetes, bares e restaurantes, a região é tida como um ponto de geração de emprego e renda. A criação do Pólo Comercial Rio Cidade Nova objetiva otimizar os investimentos públicos e acelerar a qualificação da região.



Dentre os melhoramentos a serem feitos na região, estão: a repressão ao comércio ambulante irregular, a melhoria da iluminação pública e a limpeza dos logradouros públicos.

De acordo com o diretor-executivo da Associação Comercial e Empresarial Cidade Nova (ACECN), Marcelo Roberto Ferreira,

"Trata-se de um marco para a revitalização da Cidade Nova, área ainda bastante degradada e sem investimento do Poder Público. Em 1808, com a chegada da Família Imperial ao Brasil, a Corte passou a circular na Praça XV e arredores, onde ficavam residências e comércio. Em seguida houve a expansão para São Cristóvão e Cidade Nova (uma área de desterro, onde habitava a parte da sociedade que não deveria ser vista, como prostitutas, malandros, casas de cômodos e bordéis. Com a criação do Teleporto, cerca de 15 anos atrás, havia uma expectativa de desenvolvimento, porém nada que fosse basilar para o progresso, apenas a construção de um edifício inteligente e a demarcação de terrenos para novas construções.

Com a chegada do Centro de Convenções Sul América, a sede nacional da Sul América Seguros, Racional Engenharia e as estações do Metrô Rio, iniciou o desenvolvimento esperado, trazendo para a Cidade Nova empresas do porte da Petrobrás, Info Globo, Nova Cedae".

O comércio que foi atraído para a região movimenta cerca de 20 mil pessoas por dia, entre residentes, trabalhadores e público flutuante. "Creio que o decreto da criação do Polo Comercial Rio Cidade Nova é um avanço e uma promessa da parceria público privada que resultará em benefícios e desenvolvimento da região", afirma Ferreira.



O Programa Polos do Rio é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio (Sedes), em parceria com o Sebrae/RJ, o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), a ACRJ e a Fecomércio-RJ, que objetiva animar e apoiar o trabalho dos empresários, dando total assistência para os negócios, promovendo o aumento da lucratividade, atratividade e sustentabilidade das empresas.



A gerente da área de Desenvolvimento Comercial do Sebrae/RJ, Mariangela Rosseto, ressalta, "O reconhecimento do Polo Rio Cidade Nova por parte do poder público nos enche de satisfação. Além de evidenciar a importância que a prefeitura dá ao desenvolvimento econômico da região, também é, de certa forma, um exemplo da força do associativismo empresarial, fruto de um trabalho que o Sebrae/RJ vem desenvolvendo há dois anos naquela região.

Os empresários, por meio de sua união e de seus pleitos, sensibilizaram a prefeitura para a força econômica e potencial da Cidade Nova e, agora, com o decreto, esta região passa a receber um olhar privilegiado do governo e terá prioridade nas intervenções públicas para melhoria do local.

Além disso, o polo tem como base a parceria, importante fator para o sucesso. Os parceiros são responsáveis pela governança do polo e proposição de ações para incremento local. Com tudo isso, a região ganha ainda mais atratividade , passa a reunir mais visitantes e aumenta o potencial de geração de renda e emprego dos estabelecimentos locais."



Nenhum comentário: