06 Maio
- Inauguração da primeira Colônia Militar na Amazônia, localizada às margens do rio Araguari - Amapá (1840).
- Inauguração do Colégio Militar do Rio de Janeiro, o mais antigo dos colégios militares do Brasil (1889).
Colégio Militar do Rio de Janeiro (Casa de Thomaz Coelho/1889)
06 de maio de 1889, autoridades e convidados reunidos no Salão de Honra do Palacete da Babilônia, o Coronel Antônio Vicente Ribeiro Guimarães, Comandante do Imperial Colégio Militar declarou que estava autorizado pelo Exmo. Sr. Conselheiro Thomaz José Coelho de Almeida, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra a inaugurar os trabalhos do Imperial Colégio Militar.
Após a leitura do Decreto de Criação e da relação do pessoal docente e administrativo, foi dada a palavra ao Conselheiro Barão Homem de Melo, orador oficial e Decano do Corpo Docente que proferiu o discurso de inauguração.
No mesmo dia (06 de maio), foram considerados matriculados e receberam os respectivos números de ordem, os primeiros quarenta e quatro alunos. A presença deles representou a inequívoca realidade da existência do Educandário.
Desde então, o antigo Palacete da Babilônia, que ainda hoje nos encanta a vista, é sede de um grande viveiro de jovens estudantes, que se revezam em número crescente de geração em geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário