02 de maio - Combate de Estero Bellaco - Guerra da Tríplice Aliança (1866).
Parte do Gen Osorio ao Ministro da Guerra, sobre o combate de Estero Bellaco:
“Comando em Chefe do 1º Corpo de Exército Brasileiro em operações contra o Paraguai. Quartel-General junto ao Estero Bellaco, 3 de maio de 1866.
Ilmo e Exmo Sr – Participo a V Exa que, ontem, a 1 hora da tarde, foi atacada a vanguarda do Exército Aliado, onde se achavam desde o dia 1º do corrente mês 2 batalhões de infantaria, 1 corpo de cavalaria e 4 canhões deste corpo de exército, além da brigada 12ª, que já dela fazia parte, por uma força inimiga de 6.000 homens, mais ou menos, aproveitando-se esta do momento em que nossa tropa conduzia da margem do rio para os bivaques as suas rações, e do terreno montuoso que contornava a sobredita vanguarda.
Nesse momento tive aviso do Sr Gen Flores de semelhante ocorrência e, mandando tocar chamada, marchei com a infantaria para o lugar do conflito. Entrando em combate os primeiros batalhões que ali chegaram, e restabelecendo-se a ordem na vanguarda, o inimigo foi batido até além de sua linha de avançadas, penetrando em seguida no campo que ele ocupava anteriormente partidas exploradoras de nossa cavalaria e infantaria.
O inimigo deixou no campo mais de 1.000 mortos, como igual número de armas, especialmente de infantaria, 1 bandeira tomada pelo soldado do 7º batalhão de infantaria Seraphim Lourenço da Silva, que matou o respectivo porta, 3 bocas de fogo de montanha, e muitos prisioneiros feridos e sãos; estes mandei entregar ao comandante em chefe do Exército Aliado, e aqueles fiz recolher ao hospital...Manoel Luis Osorio, Marechal de Campo”
(Fonte: História do General Osorio, de Joaquim Luis Osorio e Fernando Luis Osorio, 2º Vol, pág 204)
Nenhum comentário:
Postar um comentário