Enviado por Bairros.com - 21.07.2011
14h25m
VALE DO CAFÉ
Gastronomia e história se encontram à mesa
Durante quatro dias, a Casa de Cultura de Vassouras vai se transformar em uma cozinha, com direito a grandes chefs dando aulas-degustação e ensinando segredos culinários. Será a quarta edição do Café Cultural O GLOBO, que acontece nos dois fins de semana do Festival Vale do Café.
Chef da Confeitaria Colombo há 11 anos, Renato Freire vai apresentar o tema “Adoçando a mesa dos barões”, no dia 22 de julho.
- Vou ensinar a preparar o pastel de café. Não é difícil para quem já tem alguma intimidade com a cozinha - garante o chef, que está empolgado com o evento. - Eu sou do sul de Minas e ainda planto café.
Então tudo o que vai acontecer no festival é interessante para mim. Depois da apresentação vou aproveitar para conhecer as fazendas e restaurantes.
No sábado será a vez da aula-degustação do chef Frédéric Monnier, da Brasserie Rosário, que apresentará uma receita de minestrone. O tema de sua aula: “O clássico caldo italiano”.
No fim de semana seguinte será a vez de Deise Novakoski e Pedro de Artagão.
Na sexta, dia 29, a sommelier e colunista do jornal O GLOBO vai ensinar a criar drinques utilizando o café, na palestra “Destilando e decifrando o café”.
Para encerrar o Café Cultural com chave de ouro, Pedro de Artagão, do Laguiole, vai preparar uma receita com os “Temperos do Império”.
Veja a seguir a receita do pastel de café, do chef Renato Freire.
Para a massa:
600 g (5 xícaras de chá) de farinha de trigo
300 ml ( 1 copo grande) de agua
300 g de margarina para folheados
150 g de margarina culinária
1 pitada de sal
Modo de Preparo da Massa:
Colocar a farinha sobre uma bancada, juntar o sal e fazer um monte com um buraco no centro, como se fosse um vulcão, adicionar a água no buraco e com cuidado começar a misturar tudo. Amassar bem até a massa se soltar das mãos e ficar bem homogênea.
Fazer uma bola, polvilhar com trigo e deixe descansar coberta por uns 30 minutos.
Enquanto isso, misturar as margarinas e amassar bem até ficarem bem cremosas.
Abrir a massa bem fina, cerca 3mm, e com ajuda de uma espátula espalhar 1/3 das margarinas com muito cuidado para não rasgar a massa. Dobrar a massa em 3 partes, como se fosse um envelope e deixe descansar 5 minutos.
Abrir a massa novamente e espalhe mais 1/3 das margarinas. Dobrar novamente e deixar descansar mais 5 minutos.
Estender a massa mais uma vez e espalhar sobre ela o restante das margarinas. Enrolar agora a massa em forma de um charuto, tentando estica-la o máximo possível., até formar um rolo de cerca de 2 cm de diâmetro. Cortar a massa em rodelas de 1,5 cm de grossura, colocar em cada forminha do tipo empadinha pequena. Com dedos polegares umedecidos em água fria, abrir a massa começando pelo centro até cobrir a forminha. Cortar as bordas com uma faca afiada.
Recheio
1 litro de leite
12 gemas
200 g (1 e 2/3 de xícara de chá) de farinha de trigo
½ kg (3 xícaras de chá) de açúcar refinado
1 xícara de chá de café forte
50 ml de licor de café
2 paus de canela
Modo de Preparo do Recheio
Dissolver a farinha de trigo na metade do leite e reservar.
Levar ao fogo o restante do leite, o café, o açúcar e a canela, assim que abrir a fervura adicionar a farinha dissolvida no leite, misturar bem para não formar grumos, bater bem o creme até ele cozinhar,engrossar e ficar bem homogêneo. Retirar do fogo e mexer bem para o creme esfriar.
Juntar as gemas e o licor ao creme já frio e passar tudo por uma peneira.
Modo de Preparo do Pastel
Despejar o creme do creme na forminha já coberta com a massa, não encher demais. Levar ao forno quente (220 °C) por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que o recheio esteja firme e a massa crocante.
Polvilhar com açucar de confeiteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário