FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 1 de maio de 2011

Bento XVI proclama: "Concedemos que o venerado Servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato"

Mundo

Bento XVI proclama beato o antecessor João Paulo II


 


CIDADE DO VATICANO (AFP) - O Papa Bento XVI proclamou neste domingo "beato" seu antecessor, João Paulo II (1978-2005), durante uma imponente cerimônia celebrada na praça de São Pedro diante de dezenas de milhares de pessoas, que aplaudiram o anúncio.



O Papa, que usava a casula e a mitra de João Paulo II, pronunciou a frase em latim que elevou o antecessor, com o qual colaborou durante 23 anos, à glória dos altares.



"Concedemos que o venerado Servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou.



Muitos aplausos e gritos de "Santo subito" (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.



A comoção foi grande entre os representantes das 86 delegações de países e, sobretudo, entre aqueles que conheceram de perto o Pontífice, como o cardeal polonês Stanislaw Dziwisz, secretário por mais de 40 anos de João Paulo II.



Uma imensa fotografia de 1995 de Karol Wojtyla foi desvelada no momento da beatificação, no balcão central da basílica.



Bento XVI oficiou a missa ao lado de vários cardeais de todo o mundo e com um dos secretários de João Paulo Pablo II, Mieczslaw Mokrzycki.



Durante a cerimônia, que aconteceu com tempo bom, o Papa também usou o cálice João Paulo II utilizou nos últimos anos.



O culto litúrgico do novo beato será celebrado a cada 22 de outubro, data do início do pontificado de João Paulo II em 1978.



A beatificação do Papa polonês, que faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos após uma longa batalha contra uma doença que o mundo acompanhou de perto, é o passo anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde, inferior aos cinco anos habitualmente necessários para iniciar o processo.



O novo beato, que está entre os Pontífices que permaneceu mais tempo no trono de Pedro, transformou a face da Igreja em quase 27 anos de pontificado.



A beatificação aconteceu no Dia do Trabalho, o que para muitos é uma feliz coincidência, já que durante a juventude Karol Józef Wojtyla foi operário metalúrgico, além de grande defensor do sindicato independente polonês Solidariedade, que virou um grande movimento nos anos 80 e contribuiu para a queda do comunismo no leste europeu.



No sábado, uma noite de vigília e oração foi celebrada no Circo Máximo, no centro de Roma. Na segunda-feira será celebrada uma missa de ação de graças na praça de São Pedro, presidida pelo cardenal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.



O caixão de João Paulo II será exposto mais tarde na basílica para a veneração dos fiéis.



Nenhum comentário: