FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A SOCIEDADE MEMORIAL VISCONDE DE MAUÁ NAS COMEMORAÇÕES DOS 157 ANOS DO PRIMEIRO CAMINHO DE FERRO DO BRASIL.

A SOCIEDADE MEMORIAL VISCONDE DE MAUÁ NAS COMEMORAÇÕES DOS 157 ANOS DO PRIMEIRO CAMINHO DE FERRO DO BRASIL.





A convite do Dr. Luiz Octávio de Oliveira da Associação de Engenheiros Ferroviarios do Rio de Janeiro e do sr. Carlos Meritello, os descendentes de Irineo Evangelista de Souza Visconde de Mauá, sr. Eduardo André Chaves Nedehf - Marquês de Viana e sua mãe D. Francisca Chaves Nedehf - Marquesa de Viana e o secretário-mor da Sociedade Memorial Visconde de Mauá Dr. Paulo Fernando Arco Verde de Albuquerque Maranhão, compareceram e participaram das comemorações dos 157 anos de inauguração do primeiro Caminho de Ferro no Brasil em 30 de abril de 2011.




Ás 9 horas da manhã na histórica Estação de Guia de Pacobaiba, após a inauguração da Biblioteca Pública Municipal com livros doados sobre o Visconde de Mauá por seu tetraneto Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana, seguiu-se uma Missa Solene presidida pelo representante da Paróquia de Nossa Senhora de Guia de Pacobaiba e da apresentação de uma Banda de Musica de uma Escola Municipal de




Magé. Após estes eventos foi colocada pelos Engenheiros Ferroviarios o Marco Zero do Primeiro Caminho de Ferro do Brasil, da Imperial Companhia de Navegação a Vapor Estrada de Ferro de Petrópolis fundada pelo Visconde de Mauá, inaugurada solenemente pelo Imperador D. Pedro II em 30 de abril de 1854.



Após a preleção do Secretário de Cultura do município de Magé foi entregue ao tetraneto Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana a Moção da Assembléia do Estado do Rio de Janeiro de congratulações e pela proposta pela Deputada Miriam Rios e referendada pelo Deputado Nilton Salomão, criando em comemoração a data histórica, o dia do Ferroviário.




Após o almoço oferecido pelos Engenheiros Ferroviários em sua Associação seguiu a comitiva o antigo Caminho de Ferro em automóvel de Guia de Pacobaiba, passando por Inhomirim, Fragoso, Petrópolis até a Estação também restaurada de Nogueira. Alí foram proferidas as belas palestras do Dr. Luiz Brito Filho e do Prof. convidado pelo Presidente do Movimento de Preservação Ferroviaria Dr. Victor José Ferreira.



Presentes as palestras na Estação de Nogueira os senhores Dr. Bruno Hellmuth e Dr. Gastão Reis Rodrigues Pereira do Diretório Monárquico do Brasil.











Nenhum comentário: