FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 5 de junho de 2012

AUTOMÓVEL CLUB, DEPOIS DA GRITA, O PREFEITO ACORDA ! . . .


Prefeito volta atrás e diz que não vai mais vender prédio do Automóvel Club


Edifício arrematado em 2004 entrou numa lista com outros 34 imóveis dos quais o município abre mão

Publicado:

Prefeitura desiste de vender o prédio do Automóvel Club
Foto: Carlos Ivan (Arquivo) / O Globo
Prefeitura desiste de vender o prédio do Automóvel ClubCarlos Ivan (Arquivo) / O Globo
RIO - O prefeito Eduardo Paes disse, na tarde desta segunda-feira, que vai retirar o prédio do Automóvel Club do Brasil, na Lapa, da lista de 35 imóveis da mensagem que encaminhou na semana passada para Câmara dos Vereadores pedindo autorização para que fossem vendidos. Paes admitiu que errou ao assinar o documento sem observar que o endereço citado na Rua do Passeio era a antiga sede do imóvel.
— O erro foi meu. Não sei como ele foi incluído na lista. A nossa ideia agora é fazer um Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Município. Também vamos oferecer para a presidente Dilma o imóvel para que ele possa ser a sede do Centro de Sustentabilidade da ONU, que é um projeto em discussão na Rio + 20 — afirmou o prefeito.
Após anunciar, nos últimos anos, uma série de projetos para transformar em centro cultural o antigo prédio do Automóvel Club do Brasil, na Lapa, a prefeitura acabou incluindo o imóvel, que arrematou de particulares num leilão em 2004, na lista. A casa é tombada desde 1965 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) pelo seu valor histórico e arquitetônico.
O prédio foi inaugurado em 1860 como um salão de bailes frequentado pela alta sociedade do império: o Cassino Fluminense. Em 1890, sediou uma Assembleia Constituinte da República recém-proclamada. Em 30 de março de 1964, entrou para a História como o local onde o ex-presidente João Goulart discursou antes de ser derrubado pelo golpe militar .
Ao longo dos últimos oito anos, a prefeitura estudou fazer no local um centro de memória da cidade, a nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), uma galeria para o acervo art déco do colecionador português José Bernardo, além da Biblioteca Central do Rio e um clube de jazz.
As declarações do prefeito foram dadas na saída do Hotel Sofitel em Copacabana, onde o COI está reunido detalhando os projetos para Olimpíada. O prefeito anunciou que em julho começam pelo trecho da Zona Norte as obras do corredor Transolímpico, que ligará Barra à Deodoro. O projeto final ainda não está pronto porque as desapropriações necessárias estão sendo revistas no trecho da Zona Norte.
Paes anunciou também que o Autódromo de Jacarepaguá só fechará em dezembro, mas que em julho começam intervenções incluindo a retirada de alguns módulos de arquibancadas.
— O autódromo será o futuro Parque Olímpico da cidade — disse Paes.

Nenhum comentário: