FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O MOSTEIRO DE SÃO BENTO


Quarta, 06 Junho 2012 13:03

O Mosteiro de São Bento

Escrito por

Há mais de quatrocentos anos, em 1589, chegavam ao Rio dois frades para se unir às fileiras de religiosos que aqui estavam em missão evangelizadora. Frei Pedro Ferraz e frei João Porcalho, contudo, eram os primeiros beneditinos na cidade, vindo somar a representação de sua ordem àquela dos jesuítas, presentes desde o início da colonização.
 
Sem muitas opções de hospedagem, pois a cidade havia sido criada há poucos anos, o governador Salvador Correia de Sá os encaminhou à ermida de N.Sª do Ó, que possuía um hospício anexo. A primitiva habitação situava-se onde é a atual igreja e convento do Carmo, com o mar quebrando a poucos metros, no meio da Av. Primeiro de Março. Os religiosos aceitaram de bom grado a oferta, mas ficariam por pouco tempo, pois receberam em doação uma grande área desmembrada da sesmaria pertencente a Manuel de Brito e seu filho, Diogo de Brito Lacerda. O terreno se estendia do atual Primeiro Distrito Naval até o Morro da Conceição, incluindo a Praça Mauá, e nele se encontrava um morro, chamado de Manuel de Brito, escolhido para a construção do mosteiro e igreja.
 
sao_bento_igreja

Igreja de N.Sª de Monserrate, no Mosteiro de São Bento: patrimônio
secular preservado


No local já havia uma ermida, contudo, dedicada a N.Sª da Conceição, erigida por Aleixo Manuel e sua esposa, que foi doada aos beneditinos com a condição que estes realizassem os festejos da padroeira. Assim foi feito, e os dois frades se mudaram para o morro, que ficou conhecido como de São Bento. Outros companheiros se uniram aos pioneiros, logo a seguir. Alguns anos depois, contudo, em 1602, mudou-se a padroeira dos beneditinos de N.Sª da Conceição para de N.Sª de Monserrate, em gesto político, segundo Vieira Fazenda, para agradar o governador Francisco de Sousa, que era devoto da santa e que muito havia favorecido a ordem. N.Sª da Conceição iria para o morro em frente, que até hoje leva seu nome.
 
A antiga capela, porém, não atendia às necessidades da ordem, a qual havia crescido em importância, com seu patrimônio avolumado pelas doações de fiéis. Assim, decidiu-se por uma nova igreja, cuja obra iniciou em 1633. As pedras vieram do morro da Viúva, e foi concluída em 1642. O prédio é exatamente o mesmo de hoje, mas sua decoração interna, uma das mais ricas e artísticamente valiosas do Brasil, levaria bem mais de um século para se completar.
 
A igreja e mosteiro de São Bento foram parte integrante de todos episódios importantes da história carioca, especialmente durante o período colonial. Sofreu até mesmo ataques físicos, como o bombardeio feito pelo corsário francês Duguay-Trouin em 1711, que se apoderou da Ilha das Cobras e voltou seus canhões contra a bateria instalada no Morro de São Bento. O mosteiro, como toda cidade, acabou caindo nas mãos do invasor, e teve de pagar sua parte do resgate.
 
Figuras públicas de vulto freqüentaram os bancos de seu colégio, assim como grande número de profissionais, e a excelência de seu ensino, de fama secular, continua formando parte substancial da elite intelectual brasileira.
 
sao_bento_claustro

A paz atemporal do claustro beneditino


A existência contínua por mais de quatro séculos do mosteiro de São Bento é uma dádiva cultural não só para a cidade do Rio de Janeiro, mas também para todo país, pois se trata de um monumento histórico e artístico de primeira ordem. Sua sobrevivência tornou-se possível pelo fato de que a Ordem teve força suficiente para se defender quer das investidas de vários governos, quer de especuladores, que trocariam sem pestanejar esse tesouro por dinheiro fácil e rápido. Em defesa do mosteiro certamente também se levantaram seus ex-alunos, muitos em posição de poder, para que este fosse conservado.
 
Muitas outras igrejas e ítens do patrimônio não tiveram essa sorte, e desapareceram para sempre, vítimas dos interesses velados ou ignorância dos governantes, ou nas mãos de aproveitadores. O mosteiro de São Bento mostra como poderia ter sido preservado e valorizado muito do que foi destruído, mantendo o legado da história da formação da cidade. A comparação entre o que foi mantido e o que se foi deve estar sempre presente nas mentes e corações daqueles que visitam São Bento, visita aliás obrigatória e imperdível, não só para turistas, mas para todo morador dessa cidade.

Nenhum comentário: