FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

OS 200 ANOS DA ACRJ.


Ricardo Cravo Albin
Presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ



Rio - Não, não será apenas a celebração, em 2008, da chegada de D. João VI ao Rio de Janeiro o evento que poderá esgotar o ciclo dos 200 anos. Pois neste 2009, uma outra celebração bicentenária está agora chegando, a da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Pois é, o mesmo estadista que propulsionou o Brasil para a independência lavrou a carta régia criando a Associação Comercial. Depois de transferir a sede do Reino de Portugal para o Rio de Janeiro, o príncipe regente criou a Praça do Comércio, núcleo formador da hoje mais antiga instituição civil do Brasil.


A briosa Associação, que singrou dois centenários turbulentos e irregulares, desde cedo se postaria a reboque das idéias revolucionárias do Barão de Mauá. Que anteviu um Brasil menos acanhado e mais contemporâneo, abrindo, ainda no Segundo Império, o viés desenvolvimentista no País. Não à toa, Mauá é o patrono da Associação Comercial, impregnando-a hoje, presidida que é por Olavo Monteiro de Carvalho, das bandeiras liberais.


Causas justas, como a revitalização do Rio, a luta contra pirataria e burocracia, são essenciais para o encontro com um Brasil moderno, mais ágil, mais eficiente.Na semana passada, o Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), presidido por Humberto Motta, instalou o comitê que vai cuidar das celebrações dos seus 200 anos. Humberto – ao lado de Olavo – apresentou o empresário Lázaro Brandão como presidente de honra dessa comissão que cuidará das festas.


Um aniversário de peso, de essência, de revitalização. Que deverá ser celebrado pelos governos federal, estadual e municipal. A não ser que este País não tenha mesmo juízo.

BOTAFOGO E OS SEUS 200 ANOS DE VIDA...


Como sabemos, criado por Decreto Real do Príncipe Regente D. JOÃO VI no dia 13 de maio de 1809 (data de seu aniversário), passou a ser o segundo bairro da Cidade do Rio de Janeiro, depois do Centro, sendo o 1º. da Zona Sul.


Porém, infelizmente não estão dando a importância devida ao nosso Querido Botafogo, que cativou até a Princesa Carlota Joaquina, que decidiu ter a sua casa de veraneio na Praia de Botafogo esquina com Rua Marquês de Abrantes, trazendo todas as importantes figuras do Império para o bairro, tornando-o importante pólo de decisões políticas!


Pois é, até a presente data ninguém se interessou em fazer uma bonita festa para o bicentenário recanto abraçado pelo Pão de Açucar e o Corcovado, nem mesmo a Escola de Samba São Clemente (a única da zona sul, criada e estabelecida no bairro) se dignou a fazer uma samba enredo em sua homenagem.


Como último recurso fizemos um apelo a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), cujo o Patrono é o Visconde de Mauá - Irineu Evangelista de Souza (Grande Empresário do Brasil) e também Patrono da Marinha Mercante Brasileira, que nos auxilie, haja vista que também em 2009 a entidade por Ele fundada, completa 200 anos de existência.


Quem sabe poderemos em maio próximo dar um forte abraço nesse Guerreiro e Amado Botafogo!


Marcelo Roberto Ferreira