FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ESTAÇÃO BARÃO DE MAUÁ PASSA PARA ODEBRECHT ATÉ 2048 ! . . .

PORTO OLÍMPICO DO RIO!

ESTAÇÃO LEOPOLDINA CONCEDIDA SEM ÔNUS, 2 MESES DEPOIS!

CÉSAR MAIA





1. Em 28 de junho de 2011. Site G1. (28/06). Foi apresentado na manhã desta terça-feira o projeto vencedor do concurso do Porto Olímpico. O projeto contempla prédios e instalações para as Olimpíadas de 2016.



2. (Ex-Blog). O projeto define a ocupação com prédios e instalações na Avenida Francisco Bicalho. A definição de ocupação futura da área produz um aumento do valor potencial de todos os imóveis da avenida. Entre eles, da antiga estação de trens da Leopoldina/Barão de Mauá. É um prédio tombado construído em 1923. Certamente será um espaço cultural/comercial de grande valor quando o projeto estiver executado até 2016.



3. (Ex-Blog) O governo do Estado decidiu agora -dois meses e uma semana depois do projeto apresentado- ceder até 2048 a Estação Leopoldina/Barão de Mauá, sem qualquer ônus para o concessionário.



4. Folha de SP (03/09) "Governo do Rio cedeu a Odebrecht o direito sobre a Estação Barão de Mauá. Até 2048, a construtora poderá explorar comercialmente o prédio e seu entorno, com quase 200 mil m2. A Odebrecht ganhou do governo do Rio de Janeiro, sem custos, o direito de administrar até 2048 toda a área da Estação Barão de Mauá e o direito de explorar comercialmente o prédio da estação e seu entorno, que somam quase 200 mil metros quadrados."



* * *
 

 


Estação de trem da Leopoldina era uma estação de trem da Supervia, inaugurada em 1897, e fechada em 2004.



Este terminal ferroviário tem o nome de Barão de Mauá, foi construído em 17 de maio de 1923, pela então Estrada de Ferro Leopoldina. A estação foi fechada para passageiros em janeiro de 2001, com o remanejamento destes para o terminal D. Pedro II (Central). Atualmente, o terminal, que pertence ao governo do estado, é utilizado em parte como deposito de Trens. Ela em si, fica a maior parte do tempo vazia e fechada. Muitos ainda sonham com a abertura da estação de Leopoldina para que volte a ser uma estação de trem com os ramais da supervia



De acordo com o projeto do Trem de Alta Velocidade (trem bala), na cidade do Rio de Janeiro a Estação da Leopoldina será o ponto de partida e chegada do TAV. Isso vai contribuir ainda mais para a valorização da região, que vêm passando por grandes transformações nos últimos tempos. Ao que tudo indica, toda essa região e mais a região do porto do Rio estarão completamente revitalizadas até 2016.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

RIO: PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO SÉCULO XIX RECUPERADO PELA POLÍCIA FEDERAL ! . . .



Órgão do século XIX é interceptado pela Polícia Federal

03/09 às 08h44

O GLOBO


Antônio Werneck werneck@oglobo.com.br





RIO - Peça de valor histórico, do século XIX, o órgão da Igreja Nossa Senhora do Carmo da antiga Sé, no Centro, primeira catedral da cidade, tombada pelo patrimônio histórico nacional, foi recuperado nesta sexta-feira por agentes da Polícia Federal na Rua Sacadura Cabral, enquanto era levado, desmontado, na carroceria de um caminhão.

O destino seria um galpão no bairro do Irajá, na Zona Norte.

O responsável pelo transporte, um empresário cujo nome não foi revelado, foi autuado e indiciado por apropriação indébita pelo delegado Fábio Scliar, chefe da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da PF, na Praça Mauá.





- É um crime brutal. O órgão estava na carroceria do caminhão pegando chuva, desmontado e transportado sem os cuidados necessários. O responsável diz que o material seria levado para um galpão, mas tenho dúvidas. Na minha opinião, no mínimo o órgão seria usado em alguma barganha ou até vendido para algum antiquário - afirmou Scliar.



A descoberta da Polícia Federal acabou revelando uma história confusa e cheia de disputas, envolvendo de um lado o empresário e, do outro, a igreja, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação de Amigos da Antiga Sé (Samas).



Tudo teria começado depois que o governo federal, por meio do BNDES, aprovou a liberação de R$ 1,9 milhão para a restauração do órgão. O dinheiro seria gasto com a contratação de uma empresa e de um organeiro francês, que teria a missão de restaurar e transformar o instrumento no maior da América Latina.



- Teremos o maior órgão de tubos da América Latina, atraindo grandes organistas. Um instrumento com quatro mil tubos, transmissão digital, quatro teclados e uma pedaleira - afirmou o maestro Ricardo Tacuchian, responsável pelos concertos na igreja.



Para tocar o projeto, o empresário, segundo explicou o delegado Fábio Scliar, foi contratado e teria que providenciar as condições e ainda o visto de trabalho para a entrada do organeiro francês. Chegou a receber R$ 600 mil, mas não providenciou as condições. Até esta sexta, o francês estava no país com visto de turista.



- Trouxemos o órgão, o caminhão e todo mundo aqui para a Polícia Federal. Abri um inquérito e vou ouvir todos os envolvidos, chegando todas as informações prestadas. A história está mundo confusa - admitiu Scliar.



Pelo menos dois representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estavam na sede da PF, mas não quiseram dar entrevistas. O pároco Roque Costa Souza, da Igreja Nossa Senhora do Carmo da antiga Sé, explicou que o órgão é uma peça de valor histórico inestimável:



- A história do instrumento e da igreja se misturam. Quando dom João, ainda príncipe regente, chegou ao Rio com a família real, ele deu especial atenção à música.



O maestro Tacuchian lembra que restaurar o órgão é acima de tudo prestar uma grande homenagem ao padre José Maurício Nunes Garcia, o maior autor de música sacra do país.



- Tivemos três grandes músicos clássicos: Carlos Gomes, com estilo romântico; Villa-Lobos, com seu estilo moderno, e o padre José Maurício. Então estamos prestando uma grande homenagem ao recuperar, com o órgão, a história musical da Igreja do Carmo - lembrou o maestro.



Nesta sexta, durante todo o dia, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob orientações da equipe do organeiro francês - que não quis dar entrevistas -, trabalharam para transportar o órgão do caminhão em que foi apreendido para um veículo apropriado. Cada peça foi examinada, fotografada e levada com cuidado, embalada em plástico e material adequado.



- Até o inquérito terminar, o Iphan ficará como fiel depositário do instrumento. O importante é preservar o órgão histórico. Agora vamos analisar tudo com cuidado, conversando com todo mundo - explicou o delegado Scliar.



INDEPENDÊNCIA DA CORRUPÇÃO OU MORTE PARA O BRASIL ! . . .





segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ACECN, DMB 1890 E VIJI PROMOVEM FÓRUM SOBRE ACOLHIMENTO COMPULSÓRIO DE MENORES EM SITUAÇÃO DE RISCO POR DROGADIÇÃO - UM SUCESSO !






A Associação Comercial e Empresarial Cidade Nova (ACECN) com apoio do Diretório Monárquico do Brasil (DMB 1890) e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (VIJI) promoveram no Centro de Convenções Sul América o fórum do “Acolhimento Compulsório de Crianças em situação de Risco por Drogadição” com a participação da Prefeitura do Rio (SMAS).

Evento bastante concorrido e importante haja vista a qualidade das autoridades presentes:





(E>D) Juiz Marcelo Piragibe – Escola Nacional da Magistratura, Dr. Jairo Werner – Médico Psiquiatra, Juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, Juiz Renato Sertan, Desembargador Eduardo Gusmão, Deputada Federal Liliam Sá – Presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Desembargador Benedicto Abicair, Juíza Ivone Ferreira Caetano, Juiz Marcius da Costa Ferreira, Secretário da SMAS Rodrigo Bethlem, Promotora de Justiça Ana Cristina Macedo, Promotor de Justiça Afonso Henrique Lemos (representando o Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), Deputado Estadual Márcio Pacheco – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ e Padre José Carlos Lino de Souza (Representando o Arcebispo D. Orani João Tempesta).




Os trabalhos foram iniciados com a execução do Hino Nacional Brasileiro cantado, seguido da saudação da Gerente Comercial do Centro de Convenções Sul América Marília Costa, representando o Diretor Geral Fernando Horta, Saudação do Presidente da ACECN – Dr. Sérgio Monteiro dos Santos e do DMB 1890 – Chanceler Maria da Glória do Nascimento Souza, sendo o mediador do fórum o Dr. Marcelo Roberto Ferreira Diretor-Executivo da ACECN.



Todos os presentes anuíram que o Acolhimento Compulsório é uma obrigação constitucional do Estado, haja vista que os menores em situação de risco por drogadição na sua grande maioria não possuem família constituída, uma moradia fixa e a presença dos pais que geralmente os abandonam.







Foi um primeiro passo de um trabalho desenvolvido há anos pela Dra. Ivone Caetano – Juíza Titular da VIJI – Comarca da Capital, que agora encontra um braço de apoio na Prefeitura do Rio de Janeiro.




ACECN e o DMB 1890 sempre estarão à postos para agregar valores e unir esforços com as autoridades constituídas, objetivando atuar de forma eficaz no combate às drogas, violência, maus tratos aos menores e idosos em situação de risco por drogadição ou quaisquer outros fatores que coloquem suas vidas em grave ameaça.