1. Em 28 de junho de 2011. Site G1. (28/06). Foi apresentado na manhã desta terça-feira o projeto vencedor do concurso do Porto Olímpico. O projeto contempla prédios e instalações para as Olimpíadas de 2016.
2. (Ex-Blog). O projeto define a ocupação com prédios e instalações na Avenida Francisco Bicalho. A definição de ocupação futura da área produz um aumento do valor potencial de todos os imóveis da avenida. Entre eles, da antiga estação de trens da Leopoldina/Barão de Mauá. É um prédio tombado construído em 1923. Certamente será um espaço cultural/comercial de grande valor quando o projeto estiver executado até 2016.
3. (Ex-Blog) O governo do Estado decidiu agora -dois meses e uma semana depois do projeto apresentado- ceder até 2048 a Estação Leopoldina/Barão de Mauá, sem qualquer ônus para o concessionário.
4. Folha de SP (03/09) "Governo do Rio cedeu a Odebrecht o direito sobre a Estação Barão de Mauá. Até 2048, a construtora poderá explorar comercialmente o prédio e seu entorno, com quase 200 mil m2. A Odebrecht ganhou do governo do Rio de Janeiro, sem custos, o direito de administrar até 2048 toda a área da Estação Barão de Mauá e o direito de explorar comercialmente o prédio da estação e seu entorno, que somam quase 200 mil metros quadrados."
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Estação de trem da Leopoldina era uma estação de trem da Supervia, inaugurada em 1897, e fechada em 2004.
Este terminal ferroviário tem o nome de Barão de Mauá, foi construído em 17 de maio de 1923, pela então Estrada de Ferro Leopoldina. A estação foi fechada para passageiros em janeiro de 2001, com o remanejamento destes para o terminal D. Pedro II (Central). Atualmente, o terminal, que pertence ao governo do estado, é utilizado em parte como deposito de Trens. Ela em si, fica a maior parte do tempo vazia e fechada. Muitos ainda sonham com a abertura da estação de Leopoldina para que volte a ser uma estação de trem com os ramais da supervia
De acordo com o projeto do Trem de Alta Velocidade (trem bala), na cidade do Rio de Janeiro a Estação da Leopoldina será o ponto de partida e chegada do TAV. Isso vai contribuir ainda mais para a valorização da região, que vêm passando por grandes transformações nos últimos tempos. Ao que tudo indica, toda essa região e mais a região do porto do Rio estarão completamente revitalizadas até 2016.
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