FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

GLÓRIA: Chafariz é religado na Praça Paris

Enviado por Bairros.com - 06.10.2010
16h44m

O GLOBO

Chafariz é religado na Praça Paris



Nesta quarta-feira, o chafariz da Praça Paris, na Glória, Zona Sul do Rio, será religado e a população verá de novo jorrar água, a 15 metros de altura, da névoa circular central do lago que estava danificada há sete anos. O chafariz foi restaurado por técnicos da gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.



- A Prefeitura está resgatando uma parte importante da cultura da cidade. Até o fim do ano, serão recuperados 20 chafarizes e, em 2011, o trabalho será intensificado - garantiu o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.



O trabalho de restauração do chafariz da Praça Paris incluiu o esvaziamento e limpeza do fundo do lago, aquisição e instalação de novas bombas submersas, assim como a recuperação de quatro bombas submersas lá existentes, do fundo do lago, que apresentava rachaduras e infiltrações, do quadro de comando e da tubulação de jorro que havia sido furtada.



Além das três névoas circulares, duas próximas à borda e outra central, o chafariz é composto por quatro golfinhos que jorram água da boca e que ficam num lago de 1.600 metros quadrados em forma retangular. Os golfinhos são cópias dos existentes no Jardim de Versalhes, na França.



Também foram realizados serviços de manutenção na praça. As equipes da Rioluz substituíram seis lâmpadas queimadas, dentro da praça, instalaram quatro novos globos de iluminação e fizeram reparos na rede subterrânea. Também foi realizada a manutenção dos postes altos. Já a Comlurb, executou serviços de varredura, roçada, capina, poda de árvores e jardinagem.



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PRÍNCIPE WILLIAM: COMO A MONARQUIA ARREBATA SIMPATIAS . . .

Gente

Príncipe William faz seu primeiro resgate de helicóptero

Em sua primeira missão, ele retira homem doente de uma plataforma 'offshore'


 


(AFP)



O príncipe William da Inglaterra estreou em seu novo emprego, como piloto de helicóptero de uma equipe de busca e resgate da aeronáutica, retirando um homem doente de uma plataforma offshore, informou nesta terça-feira um porta-voz da família real.



O príncipe, de 28 anos, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, realizou o resgate no último sábado como co-piloto de um helicóptero Sea King da Força Aérea Real (RAF). O homem estava em uma plataforma de gás no Mar da Irlanda e sofrera um ataque cardíaco.



Foi a primeira missão de resgate de William desde sua formatura, duas semanas atrás. "O príncipe William está contente de finalmente poder contribuir para o trabalho de salvar vidas da Força de Busca e Resgate", declarou um porta-voz do neto da rainha Elizabeth II.



"Ele está orgulhoso, após dois anos de treinamento intenso, por poder servir em um dos principais serviços de emergência da Grã-Bretanha", acrescentou.



(Com agência France-Presse)





terça-feira, 5 de outubro de 2010

FRIBURGO: Lei finalmente protege cerca de 250 imóveis antigos remanescentes do Império Brasileiro

Antes que seja (muito) tarde



Lei finalmente protege cerca de 250 imóveis antigos remanescentes em Nova Friburgo


Publicada em 04/10/2010 às 23h38m

Lívia Breves

O GLOBO

RIO - Com uma miscelânea de estilos em suas construções - colonial, art-déco, modernista, art nouveau e arquitetura de influência suíça -, Nova Friburgo, na Região Serrana, terá cerca de 250 imóveis de valor histórico-cultural - dos poucos que restaram de pé - preservados.

Desde a aprovação da lei municipal 3.794/09, criada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que garante cuidados especiais em construções antigas, 146 casarões foram selecionados e serão completamente tombados.

O conselho é formado por representantes de ONGs locais como a Associação de Artistas de Friburgo e de órgãos e entidades federais e estaduais como Iphan, Inepac, IAB e Crea-RJ.

Entre os imóveis tombados, estão casas remanescentes no entorno da Praça Getúlio Vargas, como a antiga residência do Barão de Nova Friburgo (hoje Oficina-Escola de Artes), a Casa da Cultura (antigo Fórum Júlio Zamith), o edifício Spinelli, um clássico art-déco assinado por Ricardo Buffa, e sobrados usados por lojas, além do Hotel São Paulo e o Colégio Nossa Senhora das Dores.



Antes da lei, apenas o Country Clube de Nova Friburgo (de 1862, com chalé assinado por Gustave Waehneldt, o mesmo arquiteto do Museu da República), as alamedas da Praça Getúlio Vargas (com seus eucaliptos centenários e o coreto), o Parque Hotel e o Colégio Anchieta eram tombados.



- A primeira ação foi o tombamento da Casa de Galdino. Estamos trabalhando agora nos 26 bens no entorno da Praça Getúlio Vargas. Em seguida, partiremos para os outros imóveis do Centro da cidade.

Com isso concluído, temos o projeto de um guia com o roteiro sobre a arquitetura friburguense ---- conta o coordenador do Patrimônio Material e Imaterial, Luis Fernando Folly.





A previsão é que no próximo ano a medida alcance outros distritos e a zona rural. Lumiar, São Pedro, Amparo e Salinas estão na lista. Este último guarda a Fazenda Rio Grande, o imóvel mais antigo da região, em modelo colonial do século 18, construído antes mesmo da existência de Friburgo.

A prefeitura tem ainda planos de criação de um Centro Histórico no entorno da Praça Getúlio Vargas e do roteiro "Caminhos do Barão", ligando as principais propriedades remanescentes do Barão de Nova Friburgo.





- Friburgo tem como um de seus maiores patrimônios uma riqueza histórica inigualável. A menos de uma década da comemoração dos 200 anos de fundação do município, é fundamental esse resgate histórico para promover um reencontro com as raízes e a memória da cidade. Já foram perdidos muitos imóveis importantes, que, mesmo tombados em gestões anteriores, foram demolidos ---- diz o prefeito Heródoto Bento de Melo.





Com o tombamento, o dono do imóvel recebe um desconto de 75% no IPTU. A gerente do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Friburgo, Lilian Barreto, percebe que a principal dificuldade no trabalho é a reação dos proprietários.





- Na maior parte dos casos é por falta da informação. Mudanças poderão ser feitas sempre, basta apenas consultar o conselho - explica Lilian.



domingo, 3 de outubro de 2010

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO, UMA SANTA MISSÃO !

Santa Missão

03/10/2010 - 10:50
Enviado por: Paulo Pacini
JB


No início de 1582, os habitantes da pequena cidade do Rio sofreram grande sobressalto, ao ver entrar na barra enorme esquadra de 16 navios com bandeira espanhola.

O temor de uma invasão foi logo dissipado pelo jesuíta José de Anchieta, que se encontrava em visita ao Colégio.

Na verdade, os viajantes rumavam para o Estreito de Magalhães, e, com muitos tripulantes doentes, clamavam por qualquer tipo de socorro, ao que Anchieta respondeu prontamente, improvisando um hospital, até então inexistente. Surgia a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.



Nascida sob o signo da caridade, seus valiosos serviços se estenderam a todos, sendo por séculos a única assistência com a qual se podia contar, especialmente entre os de condição modesta. Além de cuidados médicos, a Santa Casa passou, a partir de 1738, a recolher os enjeitados, através da Casa dos Expostos e sua roda.


O belo prédio da Santa Casa no início do século XX



A chegada da côrte portuguesa em 1808 e conseqüente aumento populacional levou à sobrecarga o antigo hospital, com área limitada pelo cemitério adjacente, que recebia três mil cadáveres por ano.

Por iniciativa do provedor José Clemente Pereira, decide-se em 1838 a construção de novo prédio, com o cemitério transferido para o Cajú. Em 1852 é inaugurada a obra, presente até os dias de hoje.



Uma das instituições mais tradicionais do Rio, a Santa Casa continua sendo a esperança de muitos doentes, acossados entre a falência do sistema público e a ganância sem limites dos planos de saúde, prosseguindo sua missão de caridade, instituída por José de Anchieta.