FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O PREDADOR EDUARDO PAES QUER DESTRUIR AS COCHEIRAS IMPERIAIS DA QUINTA DA BOA VISTA !

Demolição de cocheiras imperiais para estacionamento do Maracanã cria polêmica






Publicada em 10/11/2011 às 00h09m

Luiz Ernesto Magalhães luiz.magalhaes@oglobo.com.br


RIO - As antigas cavalariças imperiais, em São Cristóvão, que faziam parte da Quinta da Boa Vista no tempo do Império e, com a proclamação da República, se transformaram no Centro Hípico do Rio, viraram motivo de polêmica entre historiadores, amantes da equitação e a prefeitura.

O município comprou a área do Exército e pretende demolir todas as construções na Rua Bartolomeu de Gusmão para, durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, servirem de estacionamento e instalações de apoio a partidas de futebol e outros eventos no Maracanã.

Após as Olimpíadas, o lugar será usado num plano de ampliar a área de circulação do público na Quinta.



- A história do local está associada à equitação. O que eu acho um erro é que, para beneficiar o futebol, se prejudique a prática de outro esporte - criticou o coronel João Franco Pontes Filho, de 81 anos, quase ainda hoje treina no local e chefiou as delegações dos conjuntos que competiram por medalhas nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000).



Os planos da prefeitura para a área estiveram entre os projetos apresentados ontem a técnicos do Comitê Olímpico Internacional (COI), que estão no Rio para acompanhar os preparativos para as Olimpíadas. A proposta é que o terreno do Centro Hípico seja interligado ao Maracanã por duas praças elevadas, que atravessariam a linha férrea.



- O objetivo é ampliar a Quinta da Boa Vista como área de lazer, e não atender apenas a necessidades da Copa do Mundo e das Olimpíadas. O projeto será importante para a população. Não me parece que essas construções tenham interesse histórico - disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.



Frequentadores do lugar iniciaram um movimento pelo tombamento do complexo.

Eles têm o apoio do vereador Carlo Caiado (DEM), que apresentou um projeto nesse sentido.

O arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti também aderiu ao movimento.

Ali surgiu, em 1911, o Club Sportivo de Equitação, que deu origem à Sociedade Hípica Brasileira, desde 1938 na Lagoa. O movimento quer o tombamento do lugar pelo Iphan.

No entanto, o superintendente do órgão no Rio, Carlos Fernando de Andrade, disse não acreditar que a área tenha tanta relevância que mereça ser tombada.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

PREFEITURA RETIRA GRADES DAS PRAÇAS . . . VÂNDALOS E LADRÕES AGRADECEM ! . . .

Eu Reporter

Esperando sentado






Alvo de vândalos, monumento centenário do Túnel Novo será restaurado em 2012


Publicada em 05/11/2011 às 18h34m


O Globo, com a colaboração do leitor Ben Birane Cissé




RIO - Não é só o amor que faz perder a cabeça. O que dirá a estátua do deus grego Eros, vítima de vândalos recentemente na Zona Sul carioca. Instalada no alto de um chafariz centenário que orna a entrada do Túnel Novo, que liga Botafogo a Copacabana, ela teve sua cabeça retirada este ano, como mostra o leitor Ben Birane Cissé. A boa notícia é que a restauração deve começar no ano que vem, promete a prefeitura.





"Estão levando as peças aos poucos e ninguém toma providências. Isso mostra o descaso da população e do poder público com os monumentos", sugere o leitor.



SEM PREVISÃO:

Monumento centenário sofre com depredação em Botafogo, Zona Sul do Rio






Além das partes roubadas, a obra de estilo neoclássico está com a fonte desligada há mais de uma década. Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), o chafariz permanecerá desativado até o final do restauro, já que o cloro da água pode danificar a estrutura. Por conta dos danos sofridos, a restauração será de longa execução, diz o órgão municipal.



- É um trabalho minucioso, árduo, que envolve estudos e mão de obra especializada. Estamos avaliando se o monumento será retirado da área ou se será restaurado ali mesmo. Nosso maior desafio é combater o vandalismo - explica o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.



O leitor sugeriu ainda que a fonte possa ser adotada pelo Shopping Rio Sul, que fica ali ao lado. Comunicados pelo GLOBO, o estabelecimento disse que ter total interesse em desenvolver melhorias no local e que negocia com a prefeitura a adoção de áreas no entorno do estabelecimento.



- O restauro já está programado. Mas a manutenção da fonte seria bem vinda, caso o shopping tenha interesse - declarou o secretário de Conservação.



A fonte Adriano Ramos Pinto foi inaugurada em janeiro de 1906 no bairro da Glória, Zona Sul do Rio, e transferida para Botafogo, na entrada do Túnel Novo, em 1935.