FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 17 de setembro de 2011

COLÉGIO PEDRO II, LEGADO DO IMPÉRIO, EXCELÊNCIA NO ENSINO . . . MAS, ABANDONADO PELA REPÚBLICA ! . . .

Colégio Pedro II em Niterói tem paredes de madeira em sede provisória há 5 anos

Em greve há um mês e apesar das condições, unidade de escola tradicional do Rio de Janeiro tem bom resultado no Enem 2010

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro
16/09/2011 14:14





Foto: Raphael Gomide
Parede de madeira improvisada do colégio tem buraco sobre cartazes. Alunos reclamam do barulho




Professores e servidores do Colégio Pedro II estão em greve desde 15 de agosto. Um dos pleitos é a aquisição de uma sede definitiva para a unidade de Niterói. Os 519 alunos enfrentam as más condições do prédio improvisado onde estão instalados.



O colégio funciona provisoriamente em um Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) cedido – informalmente – pelo governo do Estado, desde 2008. As paredes das salas de aula são de compensado de madeira pintado de verde, o palco do auditório é feito com tampos de mesa e os estudantes suam em salas abafadas e sem ar-condicionado.





Foto: Raphael Gomide
Aluna Juliana Costa mostra a porta improvisada na parede de madeira

“As paredes que dividem as salas do corredor são de madeira e se ouve tudo o que se passa no corredor e nas outras classes, atrapalhando a concentração. Tem portas que não fecham; outras não têm maçaneta, e os quadros são de giz. Como o prédio é um Ciep de concreto, muito quente, o calor é insuportável, e os ventiladores das salas não dão vazão. Só a biblioteca, as salas dos professores, de vídeo e o auditório têm ar-condicionado”, disse Juliana Costa, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio.



A escola tem como marca o improviso, na tentativa de minimizar as más condições. As portas nas paredes de madeira são baixas (cerca de 1,85m) e têm buracos no alto, para melhorar a circulação de ar.



Em uma sala destinada à projeção de filmes, a tela branca foi literalmente pintada, com tinta, na parede verde. “As janelas, de vidro, precisam ser tapadas com papel pardo para conseguirmos ver o quadro. Os banheiros nem sempre têm papel higiênico, muitas vezes temos de pedir, e quase nunca têm sabão”, disse Juliana.





Foto: Raphael Gomide
Palco do auditório, improvisado com tampos de mesas no Pedro II em Niterói

O Pedro II foi fundado em 1837, como a primeira escola secundária do Império, e é um dos mais tradicionais colégios públicos do País, conhecido pela excelência no ensino.

Os cerca de 12.000 alunos são divididos entre 14 unidades pelo Rio de Janeiro. A escola em Niterói foi criada em 2006, como parte de um plano de expansão do Colégio Pedro II, no governo do ex-presidente Lula. Foram inauguradas ainda uma sede em Realengo e outra em Duque de Caxias.



“Quando chegamos aqui, o prédio estava em situação deplorável. O terceiro andar era um depósito. Pusemos as divisórias de madeira porque a parede só ia até a metade”, disse o diretor da escola, Marcelos Caldeira, que reconhece os problemas. Professor de História do Pedro II desde 1992, ele dirige a unidade há um ano. “O ensino é bom, mas a estrutura limita e dificulta o estudo”, opinou Carolina Sarzeda, 16 anos, aluna do 2º ano.



O desempenho de destaque no Enem 2010 confirma a avaliação de Carolina. Apesar das instalações físicas precárias, o Pedro II-Niterói foi o 159º no ranking de escolas que tiveram participação de mais de 75% dos alunos no exame, sendo o 58º entre os 1.166 colégios do Estado do Rio e o quinto colocado em Niterói – cidade com o maior IDH do Rio e terceiro melhor no País. Com 683,42 pontos, obteve o terceiro melhor desempenho entre as unidades do colégio de nível médio. O colégio em Niterói só tem Ensino Médio.





Foto: Raphael Gomide
Frederico reclama das condições da escola

“Temos uma posição consolidada: em Niterói, nos últimos três anos, desde que formamos a primeira turma, ficamos em sétimo, quarto e quinto, em 2010. Tivemos uma medalha de ouro, uma prata e seis menções honrosas na Olimpíada de História do Brasil da Unicamp; na OBMEP, foram 17 menções honrosas este ano e já tivemos uma medalha de ouro”, afirmou Marcelos.



Os estudantes são na maioria de Niterói e São Gonçalo – município vizinho –, mas também de Maricá, Itaboraí e Magé.



Problema estrutural





A direção da unidade admite os problemas. “Reconhecemos que o prédio realmente não é adequado para o projeto do colégio – o Ciep foi projetado para o ensino fundamental –, entendemos que tem problemas, mas muito já foi feito para melhorar as condições. O prédio não é uma instalação definitiva. Estamos permanentemente buscando uma área, mais adequada, para nos instalarmos definitivamente. Não é o ideal, mas também não é o caos.”





Foto: Raphael Gomide
Em sala de filmes, a tela foi pintada a tinta branca na parede

Estudantes ironizam a nome oficial de “unidade escolar descentralizada de Niterói”. “Deveria se chamar ‘unidade escolar marginalizada de Niterói’”, disse Frederico Lemos, 17, do 3º ano. “Na próxima propaganda eleitoral na TV, eles vão mostrar a unidade de Realengo, que é nova, mas vão esconder a nossa”, completou.



Não faltam equipamentos eletrônicos de apoio. Há dois laboratórios de computação, com CPUs novas, máquinas modernas para reproduzir provas e fazer cópias, TVs e projetores – quatro salas têm projetores fixos e há uma TV móvel –, por exemplo, mas a escola se ressente das condições físicas do prédio.



A unidade conta laboratórios de ciências, com bonecos anatômicos, a cozinha tem fogões e coifas recém-comprados e sete ônibus servem para o transporte de alunos para eventos.



Vandalismo







Foto: Raphael Gomide
Colégio tem laboratório de Ciências e de computação, com material novo

O diretor da escola atribuiu parte dos problemas ao “vandalismo” de alunos. “Quando pegamos a unidade, teve obra no vestiário da quadra. Por incrível que pareça, em um mês já tinham depredado duas portas. Toda semana, praticamente, precisamos trocar um assento de vaso sanitário. O que ocorre é que existe uma situação de depredação. É comum ver no banheiro feminino rolo de papel inteiro no vaso. Não falta papel, isso não procede, mas é mau usado”, disse Marcelos.



Quando o iG visitou a escola, na quinta-feira (15), havia papel em todos os banheiros, e o diretor mostrou uma pilha de rolos de papel higiênico no almoxarifado. “Claro, eles sabiam que a imprensa vinha”, disse a aluna Juliana Costa.





Busca por área para nova sede





Foto: Raphael Gomide
Com adesivos em apoio à greve, alunos protestam contra o estado da escola

O Pedro II negocia a cessão definitiva de uma área contígua, que era um quartel do Exército e passou para o Estado do Rio. Os recursos já estão separados. “Queremos a área do batalhão do Exército desativado, ao lado. São 40.000 metros quadrados, em comparação aos cerca de 8.000 nossos”, disse Marcelos, que sonha com o local para construir a futura sede.



Coincidentemente, a nova unidade em Realengo fica em um terreno onde funcionava uma fábrica de cartuchos do Exército.



Talvez então os alunos do Pedro II de Niterói possam cantar, com mais conforto, a sua tradicional “Tabuada”, hino extra-oficial dos alunos. “Ao Pedro Segundo, tudo ou nada? Tudo! Então como é que é? Tabuada! Três vezes nove, vinte e sete. Três vezes sete, vinte e um. Menos doze ficam nove. Menos oito fica um! Zum! Zum! Zum! Paratimbum! Pedro Segundo!”



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

IPANEMA: IMÓVEL DO ESTADO SEM DESTINAÇÃO CULTURAL E O DMB 1890 PRECISANDO DE ESPAÇO CULTURAL ! . . .

Eu Reporter

O Processo





Burocracia emperra transformação da casa que pertenceu a Guilherme Araújo em centro cultural

Publicada em 15/09/2011 às 19h01m

O Globo, com a colaboração dos leitores Renata Burlamaqui e Henrique Fontenelle




RIO - O desenrolar de um processo burocrático pode trazer alívio para os moradores da Rua Redentor, em Ipanema. Fechado desde 2007, um imóvel que pertenceu ao produtor cultural Guilherme Araújo depende apenas de um detalhe administrativo para ir às mãos da Secretaria de Estado da Cultura. Com planos de se tornar mais um centro cultural no bairro, a casa deixará de ser vista apenas como um foco de proliferação de ratos, baratas e do mosquito da dengue, como denunciam os leitores Renata Burlamaqui e Henrique Fontenelle.





"Esse imóvel está vazio há anos. A vizinhança não sabe o que será feito dessa casa", disse Fontenelle.



O destino da casa já era conhecido desde que Guilherme Araújo estava vivo. Ele tinha planos de transformá-la em um local de incentivo à leitura e deixou, em seu testamento, o imóvel para a Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio (Funarj). A burocracia, porém, adiou esse plano desde a morte do famoso produtor de ícones da música brasileira, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, em 2007.

 

 

OUTRO CASO:

Imóvel abandonado no Leblon preocupa moradores



Para assumir de vez o imóvel, a Secretaria de Estado da Cultura ainda espera um despacho do cartório que finalizou o processo - um procedimento administrativo. A transferência de posse para a Funarj foi autorizada pela 2ª Vara de Órfãos e Sucessões em março, disse o advogado Luiz Cláudio Duarte.



A preocupação da vizinhança em relação ao destino da casa não existia até que o imóvel apareceu com uma faixa amarela fixada em sua fachada. Nela, está informado erroneamente que a casa pertence à Prefeitura do Rio. E diz ainda: "Ela encontra-se abandonada com focos de dengue, ratazanas, pombos mortos transmitindo vários tipos de doenças para os moradores." Foi o suficiente para assustar quem vive na Rua Redentor. Não se sabe quem pôs o aviso ali.



Avisada pelo GLOBO, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informou que sua equipe de Vigilância Ambiental ainda não foi ao imóvel devido às chuvas dos últimos dias - o trabalho de campo não é feito quando chove, explicou a secretaria - e "deve ir nos próximos dias". Ao mesmo tempo, os profissionais estão tentando contactar os responsáveis pelo local para agendar uma visita.





DMB E A PASTORAL DO ESPORTE

Para vocês verem como os grandes eventos esportivos mobilizam…

15set

21h52


HILDGARD ANGEL


Terminou ainda há pouco, na Casa de Artes e Cultura Julieta de Serpa, a palestra do padre Kevin Lixey, do Conselho Pontifício da Igreja e do Esporte do Vaticano, promovida pela Pastoral do Esporte. Ele foi trazido de Roma, pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, para falar sobre a divulgação da fé em eventos esportivos, tendo em vista que a cidade será sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo...



Participaram do evento, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta; o diretor jurídico do Diretório Monárquico do Brasil, Marcelo Ferreira; o coordenador da Associação Nacional de Educação Católica do Rio de Janeiro, Tarcísio Basílio; o coordenador da Pastoral do Esporte, José Carlos de Souza, e a deputada católica Myrian Rios...



 

Padre Kevin Lixey e a deputada Myrian Rios (Foto José Renato)

A Deputada Myrian Rios e o  Diretor jurídico do Diretório Monárquico do Brasil Marcelo Ferreira.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PREFEITURA É NA ESCOLA QUE SE APRENDE A CUIDAR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA NAÇÃO BRASILEIRA !

Enviado por Leitor Anderson Gomes de Sales - 12.09.2011
18h40m

Eu-repórter

Descaso com escola tombada em Laranjeiras


O GLOBO






Gostaria de demonstrar a minha indignação pelo descaso com que a Secretaria municipal de Educação vem tratando a Escola Municipal Senador Corrêa. Situada na Rua Esteves Júnior 42, em Laranjeiras, a escola está com o segundo andar e a fachada parcialmente interditados desde o ano passado e os alunos convivem com muita poeira e entulhos (areia, pedras, pregos e outros materiais) num pátio inacabado, desde sua reabertura, em 2005. Como a escola é tombada pelo patrimônio histórico, há um verdadeiro jogo de empurra-empurra entre os órgãos responsáveis, que ignoram a situação de risco em que alunos e funcionários são colocados diariamente.

Somada a essa situação, moradores de rua fixaram-se no entorno da escola, ameaçando pedestres e alunos diariamente. Como a escola é apenas gradeada, é fácil para eles abordarem as crianças dentro do estabelecimento ou no momento de sua saída.

Eu, como vizinho, me sinto muito incomodado e acredito que os funcionários da escola também tenham feito sua parte, já que eles, juntamente com os alunos, são os maiores prejudicados com essa situação. Soube até que há um plano para reforma da escola, mas a data é indefinida. Por esse motivo, venho solicitar, através desse importante veículo de informação, que alguma solução seja dada, pois se alguma tragédia acontecer (o segundo andar desabar, a fachada desmoronar, alguém se ferir seriamente no pátio ou, ainda, alguém ser agredido pelos mendigos que por ali se abrigam) não gostaria de ouvir de nossos representantes nenhum discurso emocionado.



domingo, 11 de setembro de 2011

DMB 1890 E A JORNADA MONARQUISTA DO RIO DE JANEIRO




O Diretório Monárquico do Brasil – DMB 1890, promoveu no Dia 3 de setembro de 2011 no South American Copacabana Hotel em Ipanema, a JORNADA MONARQUISTA DO RIO DE JANEIRO.



Evento que abordou um pouco da nossa história, pois a origem é muito importante na formação de nosso POVO, mas ênfase maior foi dada às questões que nos conectam com o presente e o futuro; haja vista que precisamos definir o caminho a seguir diante de tanta conturbação social, econômica e moral de nossos dias, contrariando o legado do Império Brasileiro.

Entendemos que todas as iniciativas são válidas e importantes, mesmo enfrentando vaidades pessoais e atitudes pouco ortodoxas de algumas raposas reclamando das uvas verdes . . .

A grande maioria dos VERDADEIROS MONARQUISTAS, tem no seu DNA a certeza de que a CAUSA IMPERIAL é muito maior do que questiúnculas pessoais e dos 5 segundos de fama, também na modernidade temos conspiradores . . .

Uma grande demonstração de unidade monarquista foi dada pela Chanceler ANDREA CALDAS do Círculo Monárquico Imperatriz Dona Leopoldina de Santo Antônio de Pádua/RJ que anuiu ao projeto da jornada no primeiro momento.



Os conferencistas:

Ex-Prefeito CÉSAR MAIA - Estratégias para a Representação dos Movimentos Monárquicos no Brasil, Ex-Deputado JOÃO PEDRO FIGUEIRA (descendente do Conselheiro do Império ANDRADE FIGUEIRA) PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E FERROVIAS, Dr. CARLOS EDUARDO DE ARTAGÃO - OS RUMOS DO MOVIMENTO MONÁRQUICO, Prof. CARLOS MAURÍCIO PIRES E ALBUQUERQUE ARDISSONE - Visão Política do Brasil no exterior e Prof. GASTÃO REIS - PARLAMENTARISMO MONÁRQUICO - Antítese e Síntese na Moldura Institucional Brasileira




Participações Especiais:



Chanceler ANDREA CALDAS e Dra. ZELOANDA RIBAS, que encantaram a platéia com seu conhecimento e vivacidade.

Seguido de debates e depoimentos à respeito das questões colocadas que servirão de subsídios para novas jornadas, seminários, encontros e debates com a Sociedade Civil, principalmente crianças, adolescentes e comunidade acadêmica.





Enfim foi um SUCESSO, pois evidenciamos a qualidade dos presentes, cabem registros especiais do Chanceler do Memorial Visconde Mauá – Eduardo Nedhef, Sra. Francisca Nedhef, Dom José Palmério Mendes do Mosteiro de São Bento, Acadêmico de Arquitetura da UGF Leandro Moreira Mayrink do Blog http://www.causaimperial.org.br/  e o Acadêmico de História da UFF Pedro Lucas Andrade que muito nos honraram com suas presenças dentre outras.



Outros eventos seguirão nosso cronograma de atividades e solicitamos aos interessados que se cadastrem no Blog (Grupo do Yahoo), no Facebook ou pelo e-mail: diretoriomonarquicodobrasil@gmail.com



COMENTÁRIOS SOBRE A JORNADA

Caro amigo Marcelo, Cara Sra. Maria da Gloria, Caros Srs. e Sras. membros do Diretório Monárquico do Brasil.





Daqui de meu Estado – Rio Grande do Sul, orgulho-me muito em ver as evoluções feitas pelo Diretório. Alegro-me muito também em ver todos os esforços que os Senhores e Senhoras estão fazendo por nossa Causa. Um trabalho sério e dedicado em prol da Restauração, trabalho este sem quaisquer resquícios de vaidade pessoal e ambições escusas. É sim um trabalho limpo, que já demonstra resultados e que já nos é muito favorável.



Neste tocante, devo parabenizá-los pelo belíssimo programa da Jornada Monarquista do Rio de Janeiro. Assuntos interessantíssimos serão debatidos. Os palestrantes não poderiam ser melhores. Parabéns.



Ressinto-me apenas de não poder participar, mas, creiam-me sempre apoiador destes belos trabalhos, bem como do Diretório de modo geral. O Blog Monarquia Já está também á disposição.



Enfim, o trabalho que vem sendo desenvolvido nos confirma que a Monarquia não é coisa impensada e, muito menos, impossível para o Brasil.



Dionatan da Silveira Cunha.


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Caríssimo Amigo Dionatan da Silveira Cunha,



Suas palavras SEMPRE de apoio e incentivo, sua luta e constante propagação da Causa Monárquica, nos dão MAIS FORÇA e FOCO na NOSSA meta de CONGREGAR cada dia um Número Maior de Monarquistas pelo Brasil!



Nosso Rio Grande do Sul sob a sua orientação e exemplo nos dará Grandes Confrades.



Não estará com a presença física, mas em ESSÊNCIA que é a ALMA do Monarquista!



FELIZES estamos por sua mensagem.



JUNTOS SOMOS FORTES!

Cordialmente,

Marcelo Ferreira



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



Gostaria , imensamente, de agradecer a toda a atenção que o Diretório Monárquico deu para mim.

O dia 3 de Setembro de 2011 ficará marcado na minha História, pois é a data quando eu iniciei essa nova empreitada política, a Monarquia Parlamentar Brasileira.

Gostaria também, de agradecer a Chanceler Maria da Glória e ao Diretor Jurídico do Diretório Monárquico do Brasil Marcelo Roberto Ferreira, por toda atenção, companheirismo e credibilidade que me deram nessa data tão especial.

E espero contar com vocês para qualquer coisa, e também que eu possa ser lembrado para qualquer coisa que auxilie no Movimento Monárquico.

Sem Mais

Pedro Lucas.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Caríssimo Pedro Lucas,



Agradecemos o carinho das considerações e tenha a certeza de que nossa ALEGRIA foi maior em tê-lo junto do Diretório Monárquico do Brasil; pois só com JOVENS que AMAM a Nação Brasileira e suas tradições, mudaremos o curso da história presente e futura...



Seja muito benvindo!



Cordialmente,



Marcelo Ferreira

DMB 1890




Como era dito popular no Brasil Império:



”PELO ANDAR DA CARRUAGEM SABEMOS QUEM VEM DENTRO!”





Até  breve !




Fotos by Adelma Linhares Terra e Leandro Moreira Mayrink