FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 16 de outubro de 2010

São Pedro de Alcântara, o padroeiro do Brasil

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PADROEIRO DO BRASIL

São Pedro de Alcântara, o padroeiro do Brasil





Logo após a Independência, Dom Pedro I entendeu que o Brasil precisava ter um santo padroeiro oficialmente autorizado pelo Papa, embora ele, Dom Pedro I, já tivesse feito a consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, em sua vinda de São Paulo para o Rio, logo após o 7 de Setembro.

Assim, solicitou ao Papa que fizesse de São Pedro de Alcântara o Padroeiro do Brasil, tendo o Papa concordado.

Vejamos como o acontecimento nos é relatado no livro "São Pedro de Alcântara, Patrono do Brasil", de Frei Estefânio José Piat, O.F.M.- Editora Vozes, Petrópolis, 1962:



"Desde que Sua Majestade Real e Imperial recebeu, sob o nome de Pedro I, ... a missão de governar e dirigir este povo ... esteve convencido ... e se persuadiu de que não poderia reger e administrar os negócios desta Nação, sem que antes se interessasse em ter um Padroeiro celestial que, por sua intercessão junto de Deus, lhe assegurasse os meios de bem agir, de bem dirigir e de bem administrar.

Não foi necessária longa reflexão. Já pela devoção especial que ele tinha por São Pedro de Alcântara ... já por trazer, como imperador, o próprio nome do santo, ele decidiu escolhê-lo com padroeiro principal de todo o Império ... (e) suplica a S.S. o Papa Leão XII que se digne com sua benevolência apostólica, confirmar a escolha". Isso foi feito a 31 de maio de 1826.



Com a proclamação da República, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos imperadores e, além disso, mostrava o quanto havia de positiva ligação entre o Império e a religião. Porém, seu nome ainda continuou, por muito anos a ser lembrado nos missais mais tradicionais.

E foi num destes missais, mais tradicionais, que se encontra a oração transcrita a seguir, a São Pedro de Alcântara, Padroeiro do Brasil, conforme consta no índice do missal citado ("Adoremus - Manual de Orações e Exercícios Piedosos" - Por Dom Frei Eduardo, O.F.M. - XX Edição Bahia - Tipografia de São Francisco - 1942)



Em nossos dias, somente o nome de Nossa Senhora Aparecida é lembrado na qualidade de padroeira do Brasil, embora até aí se faça sentir a influência republicana, já que não há empenho em se divulgar que a coroa de ouro de N.S. Aparecida foi ofertada pela Princesa Isabel (Manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida, pág.12, item "Coroação").


B L O G


Profª Adriana Monteiro




Interessante... Eu não sabia que o Brasil também contava com um padroeiro... Navegando na internet, encontrei esse texto. Fonte: http://www.brasilimperial.org.br/padroeiro.htm



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DOMINGO 10 HORAS ENSEADA DE BOTAFOGO - CAMINHADA DA VIRADA 45 !


O SEGUNDO TURNO E A DEMOCRACIA




O SEGUNDO TURNO E A DEMOCRACIA


Gastão Reis*



O histórico das eleições e das liberdades na América Latina em geral e no Brasil em particular é bastante acidentado. Instabilidade política, conspirações e ditaduras estiveram na ordem do dia nesses últimos dois séculos de independência política. Infelizmente, não podemos afirmar que tudo isso ficou no passado quando nos deparamos com os casos recentes da Venezuela, da Bolívia, do Equador, da Argentina e mesmo do Brasil. Em todos eles, afloram situações de atentados à liberdade de imprensa. Fala-se na grande imprensa comercial e empresarial como instrumento de limitação dos legítimos interes-ses populares, que só poderiam se expressar plenamente quando se implan-tasse o chamado controle social sobre os meios de comunicação.

A palavra liberdade, quando acompanhada de adjetivos (burguesa, proletária, capitalista) perde substância. Exatamente como no caso de uma pequena gravidez, coisa que não existe. Quando a política e a economia estão sob o comando de um partido único a democracia sai pela porta dos fundos. A separação entre o político e o econômico é condição sine qua non para a convivência democrática. O enfrentamento de igual para igual é a garantia de que um deles pode limitar os excessos do outro. É a garantia da liberdade. Sempre que esse princípio foi esquecido o ovo da serpente teve a casca rompida, dando nascimento a regimes totalitários como o nazismo e o comunismo. Ou ditatoriais, como foi o caso secular da América Latina.

Pergunta: como romper esse círculo vicioso que tantos problemas nos causou no passado e poderá nos causar novamente no futuro? Uma boa legislação eleitoral já vem produzindo bons frutos. A implantação do segundo turno nas eleições presidenciais em vários países da América Latina vem cumprindo um papel fundamental. A eleição de Salvador Allende, no Chile, dificilmente teria resistido a um segundo turno, caso houvesse na época, já que obteve apenas 34% dos votos nas eleições presidenciais no único turno então vigente. Teria evitado a aventura de tentar transformar o Chile num país socialista já que nunca dispôs de apoio muito acima de um terço da população chilena ao longo de seu tumultado governo. (Bom deixar claro minha profunda aversão a figuras como a do general Pinochet.)

No nosso caso, merece registro um falha gritante de nossa legislação eleitoral no passado que permitia ao eleitor votar para presidente num nome de determinado partido e no vice oriundo de outro partido político. Foi o que aconteceu com a eleição de Jânio Quadros. Seu vice de partido era Milton Campos, político mineiro de perfil conservador em linha com as convicções do próprio Jânio Quadros. No entanto, acabou sendo eleito como vice o Jango, político gaúcho nada alinhado politicamente ao presidente eleito. Não é preciso explicar o preço pago pelo país nos 21 anos seguintes de ditadura militar, em que as forças armadas ocuparam fisicamente o poder com o objetivo de nos dizer o que deveríamos ser como povo. Aqui a eterna sina das ditaduras: se dão “certo” a curto e médio prazos, elas não escapam a longo prazo do veredito da História. Outras ditaduras e a do próprio proletariado na antiga URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas acabaram ruindo por terra.

O segundo turno das eleições presidenciais de 2010 nos dá uma oportunidade de repensar em quem votar. Algumas considerações me parecem de suma importância. A primeira delas diz respeito à alternância no poder, cerne da democracia, que merece reflexão atenta de cada um de nós após 8 anos com um mesmo partido ocupando o Palácio do Planalto. A segunda tem a ver com a máxima de Lord Acton, que nos alerta que “poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente”. Cabe a nós examinar de que lado estão a maioria dos políticos reconhecidamente corruptos, em maus lençóis com a Lei da Ficha Limpa. Quando se faz qualquer negócio (ou aliança) para ganhar uma eleição o povo acaba pagando a conta. A terceira nos remete a um juízo mais equilibrado sobre os dois períodos presidenciais de oito anos comandados res-pectivamente pelo PSDB e pelo PT. Melhores indicadores nos últimos oito anos não podem nos impedir de relembrar que é impossível arrumar a casa, ou seja, acabar com a inflação com o Plano Real, e dar festa ao mesmo tempo, fazendo o país crescer. Sem a freiada de arrumação anterior, as conquistas obtidas hoje jamais teriam sido possível. Deixar de reconhecer isso é julgar de modo injusto.

Finalmente, e mais grave: é preciso dar um basta como democratas, e com o mesmo ímpeto das igrejas católica e evangélicas, a determinados pontos do III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), uma absurda negação dos legítimos direitos humanos, a saber: liberdade de imprensa, preservação do direito à vida e à manifestação religiosa, direito à propriedade, autonomia do judiciário e vontade soberana da maioria. É inadmissível fazer passar como direito universal a vontade de uma minoria cujos princípios a História já descartou. Lobo em pele de cordeiro não vale. Você decide.





*Gastão Reis Rodrigues Pereira
Empresário e economista

Desaparecimento de escultura da Praça das Nações, em Bonsucesso - UM PAÍS QUE NÃO PRESERVA SUA HISTÓRIA, NÃO TEM FUTURO . . .

Jogo dos sete erros



Ao comparar fotos, leitor constata desaparecimento de escultura da Praça das Nações, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio

Publicada em 14/10/2010 às 16h20m

Texto e fotos do leitor Paulo cesar Valadares
O GLOBO


RIO - Costumo tirar fotos semanalmente para acompanhar a evolução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão sendo executadas na estação ferroviária de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.

Revendo as fotos, notei que a escultura Mulher da Luz estava em uma foto, mas não em outras.






Na imagem capturada no dia 28 de agosto, a escultura está no pedestal, mas parece ter sua cabeça danificada.



Já na foto tirada no dia 7 de setembro, a escultura não aparece.



A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou queconstatou o desaparecimento da escultura - de 1,80 metro e 250 quilos - da Praça das Nações, em Bonsucesso.
 
O caso foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia na sexta-feira, 8 de outubro. Este texto foi escrito por um leitor do Globo.

PACOBAÍBA, 1ª. FERROVIA DO BRASIL, ANTIGA ESTRADA DE FERRO MAUÁ . . . ABANDONADA PELA REPÚBLICA ! . .

Abandono





Leitor reclama de falta de conservação da Estação de Pacobaíba, em Magé

Publicada em 14/10/2010 às 10h26m

O Globo, com a colaboração do leitor Paulo Giffoni


RIO - O leitor Paulo Giffoni enviou fotos para o Eu-repórter , nossa seção de jornalismo participativo, da primeira ferrovia construída no Brasil, a antiga Estrada de Ferro Mauá.

Em uma de suas estações, a Pacobaíba, o pouco que sobrou do local foi depredado e encontra-se sem conservação, como relata o internauta:





"A estação foi descaracterizada após arrancarem os trilhos, deixando o local depredado.

Embora tombado pelo IPHAN, hoje é usado como canteiro de obras para empresas que prestam serviço para a Petrobras na região do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).

O descaso é um desrespeito com o património histórico brasileiro.

A Estação de Pacobaíba foi construída em 1854 por Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, ligando num trajeto de mais de 15 Km à estação de Inhomirim na subida da Serra da Estrela.

Foi uma das primeiras estações ferroviárias construídas no Brasil e na América do Sul."





Em nota o Iphan informou que recebeu os terrenos onde se localiza a antiga estação no ano passado, após a extinção da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), e parte das terras estão cedidas à empresa GDK, que presta serviços à Petrobras e tem ajudado na segurança do local, inibindo furtos de mais trilhos, conforme já ocorreu no passado.

Ainda de acordo com o Iphan, a instituição está contratando um projeto de revitalização para o local que prevê o reassentamento de 80 famílias que estão irregularmente na região.





Leia mais



Primeira estrada de ferro brasileira segue abandonada
 
 
 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A REPÚBLICA PRECISA MUITO APRENDER COM A MONARQUIA ! . .




Em tempos difíceis, rainha da Inglaterra cancela festa de Natal

Monarca considerou inadequado celebrar em um momento em que cidadãos comuns sentem os efeitos da crise econômica

Reuters
14/10/2010 09:07



Foto: AP

Rainha Elizabeth 2ª e o Papa Bento 16 durante visita do pontífice a Edinburgo, Escócia (16/09/2010)

A rainha Elizabeth 2º cancelou uma planejada festa de Natal no Palácio de Buckingham depois de decidir que seria inadequado celebrar em um momento em que cidadãos comuns da Inglaterra sentem os efeitos da crise econômica.



A festa seria paga pela própria rainha e normalmente é realizada a cada dois anos, mas a monarca considerou que os britânicos estão tendo que lidar com cortes profundos no Orçamento público, que foram adotados para reduzir o déficit recorde do país.



"A rainha está profundamente ciente das circunstâncias econômicas difíceis enfrentadas pelo país", afirmou uma porta-voz do palácio nesta quinta-feira.



O jornal The Sun informou que a festa nataliana, planejada para 13 de dezembro, custaria 50 mil libras (79 mil dólares) e contaria com 1,2 mil convidados.



"É a primeira vez que a festa é cancelada", disse um funcionário do palácio ao jornal, sem ser identificado. "Estamos todos tristes."





quarta-feira, 13 de outubro de 2010

COMUNICADO DO PRÍNCIPE DOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA




São Paulo, 12 de outubro de 2010

Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.



Caro Monarquista,







Nesta hora em que, no Brasil, estão em jogo os valores fundamentais de nossa civilização cristã, julgo ser da maior importância a ampla divulgação das corajosas palavras de alerta do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto ( link no final ). Peço portanto aos nossos caros amigos que não apenas tomem conhecimento desse pronunciamento, mas procurem também difundi-lo junto a todas as pessoas de suas relações.



Estamos assistindo nesse momento histórico algo sem precedentes: o povo brasileiro - independentemente dos partidos políticos, poderíamos até dizer, apesar dos partidos políticos - despertando frente à mais grave ameaça que paira sobre o nosso futuro, mobiliza-se através da internet e outros meios a seu alcance na defesa de valores morais e religiosos que são a garantia irrenunciável da autêntica liberdade dos filhos de Deus em nossa Pátria.



A Divina Providência nos recompensará com superabundância por tudo que fizermos nesta decisiva hora pelo nosso grande, querido e tão sofrido Brasil.



Rogando a Nossa Senhora Aparecida, cuja coroa de ouro cravejada de brilhantes que lhe orna a fronte foi doada pela Princesa Isabel, que os abençoe a todos, com grande apreço subscreve-se







Dom Bertrand de Orleans e Bragança,

Príncipe Imperial do Brasil.







O pronunciamento de Dom Aldo Pagotto:



terça-feira, 12 de outubro de 2010

QUINTA DA BOA VISTA, NÃO FOI AQUI QUE A PREFEITURA FEZ UMA COLOSSAL CONSERVAÇÃO ? ! .



Descaso



Leitor fotografa lago na Quinta da Boa Vista cheio de lixo

Publicada em 11/10/2010 às 11h20m

Texto e fotos do leitor Marcos Estrella

O GLOBO




RIO - É impressionante a falta de educação de alguns frequentadores da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Diariamente são jogados sacos plásticos, garrafas pet, restos de frutas e de comidas e todo tipo de lixo no parque.

Vemos as pessoas jogarem lixo até no belíssimo lago, nos estacionamentos quando saem de seus carros e nos monumentos.



Mesmo com a Comlurb fazendo a limpeza diariamente, é difícil dar conta de tanto lixo jogado pelos próprios ambulantes, pelos corredores, moradores de rua e até famílias inteiras, que depois que vão ao zoológico, tratam o lugar com muito desrespeito, sem o menor constrangimento, mesmo havendo inúmeras lixeiras pelo local.

A situação piora nos finais de semana.

As pessoas que passeiam com seus cães também não se preocupam em colher os dejetos dos seus cachorros.


Dá pena ver tanto descaso com este lugar tão belo.

É triste ver nosso patrimônio ser tão maltratado pelos próprios usuários do parque.

Falta educação, mas o que impressiona é que essas mesmas pessoas voltam sempre ao local para o seu lazer.

Será que não se incomodam com a sujeira?

Peço maior dedicação e rigor nas sansões aplicadas aos infratores por parte da administração da Quinta da Boa Vista para que essa baderna acabe.





Leia mais:



Leitor fotografa jardins na Quinta da Boa Vista em péssimo estado de conservação


Leitora mostra fachada do Museu Nacional em mau estado de conservação

VERGONHA: OBRA DE 1908, COM 250 KG. - DESAPARECE EM BONSUCESSO ! . .



Enviado por Marcos Nunes - 11.10.2010
20h44m

EXTRA

Mistério na Zona Norte

Furto de estátua: denúncia vale recompensa de R$ 3mil

A investigação sobre o desaparecimento de uma estátua, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, levou o Disque-Denúncia a oferecer uma recompensa de R$ 3 mil por informações que ajudem a polícia a esclarecer o furto da escultura Mulher da Luz , ocorrido no chafariz da Praça das Nações.

O furto foi informado no dia 8, última quinta-feira.

O telefone do Disque-Denúncia, que funciona 24 horas por dia, é 2253-1177.



A peça tem 1,8 metro de altura e cerca de 250 quilos, feita em ferro fundido.

A escultura sustentava, com o braço direito, um globo luminoso.

A obra foi feita em 1908 pela Cia Nacional de Fundição, para a uma exposição nacional no mesmo ano.

Inicialmente, foi instalada na Praia Vermelha e transferida em 1936 para a Praça das Nações, em comemoração à urbanização da região



domingo, 10 de outubro de 2010

O COLÉGIO DO CASTELO

O Colégio do Castelo

10/10/2010 - 07:31
Enviado por: Paulo Pacini
JB


O nascimento do Rio de Janeiro, como é conhecido, deu-se no contexto de acontecimentos dramáticos, pois, diferentemente de outros povoados da costa brasileira, foi preciso expulsar o invasor francês que aqui se encontrava, favorecido pelo abandono dos portugueses.

Após essa fase, com a cidade instalada no Morro do Castelo, grande parte do esforço civilizatório foi realizado pelos jesuítas, pioneiros na implantação de serviços hoje considerados básicos, como saúde e educação, mas que na época não faziam parte das atribuições do estado.





Colégio do Castelo, símbolo da cidade por mais de 350 anos



Dentre suas extensas propriedades constavam várias fazendas, administradas a partir do Colégio, verdadeiro emblema da cidade, com a fronte destacando-se no alto do morro.

As obras correram em ritmo acelerado graças ao braço indígena, e, em 1583, grande parte do prédio, em pedra e cal, já estava concluída.

O material era transportado para o alto graças a engenhoso plano inclinado, que subia a partir da Praia da Misericórdia.

O dispositivo acabou dando nome ao Beco do Guindaste, já desaparecido.



A expulsão da Ordem em 1759 fez com que esse antigo núcleo desaparecesse, sendo o prédio posteriormente ocupado pelo hospital militar e a Escola de Medicina, dentre outros usos.

Sua longa vida, de mais de trezentos anos, seria interrompida em 1922, com a destruição do Castelo.

Fica a imagem como testemunho do esforço e engenho da ordem jesuítica que, questões políticas à parte, colaborou desde a primeira hora na construção deste vasto e rico país.