FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PACOBAÍBA, 1ª. FERROVIA DO BRASIL, ANTIGA ESTRADA DE FERRO MAUÁ . . . ABANDONADA PELA REPÚBLICA ! . .

Abandono





Leitor reclama de falta de conservação da Estação de Pacobaíba, em Magé

Publicada em 14/10/2010 às 10h26m

O Globo, com a colaboração do leitor Paulo Giffoni


RIO - O leitor Paulo Giffoni enviou fotos para o Eu-repórter , nossa seção de jornalismo participativo, da primeira ferrovia construída no Brasil, a antiga Estrada de Ferro Mauá.

Em uma de suas estações, a Pacobaíba, o pouco que sobrou do local foi depredado e encontra-se sem conservação, como relata o internauta:





"A estação foi descaracterizada após arrancarem os trilhos, deixando o local depredado.

Embora tombado pelo IPHAN, hoje é usado como canteiro de obras para empresas que prestam serviço para a Petrobras na região do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).

O descaso é um desrespeito com o património histórico brasileiro.

A Estação de Pacobaíba foi construída em 1854 por Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, ligando num trajeto de mais de 15 Km à estação de Inhomirim na subida da Serra da Estrela.

Foi uma das primeiras estações ferroviárias construídas no Brasil e na América do Sul."





Em nota o Iphan informou que recebeu os terrenos onde se localiza a antiga estação no ano passado, após a extinção da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), e parte das terras estão cedidas à empresa GDK, que presta serviços à Petrobras e tem ajudado na segurança do local, inibindo furtos de mais trilhos, conforme já ocorreu no passado.

Ainda de acordo com o Iphan, a instituição está contratando um projeto de revitalização para o local que prevê o reassentamento de 80 famílias que estão irregularmente na região.





Leia mais



Primeira estrada de ferro brasileira segue abandonada
 
 
 

Nenhum comentário: