FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 10 de outubro de 2010

O COLÉGIO DO CASTELO

O Colégio do Castelo

10/10/2010 - 07:31
Enviado por: Paulo Pacini
JB


O nascimento do Rio de Janeiro, como é conhecido, deu-se no contexto de acontecimentos dramáticos, pois, diferentemente de outros povoados da costa brasileira, foi preciso expulsar o invasor francês que aqui se encontrava, favorecido pelo abandono dos portugueses.

Após essa fase, com a cidade instalada no Morro do Castelo, grande parte do esforço civilizatório foi realizado pelos jesuítas, pioneiros na implantação de serviços hoje considerados básicos, como saúde e educação, mas que na época não faziam parte das atribuições do estado.





Colégio do Castelo, símbolo da cidade por mais de 350 anos



Dentre suas extensas propriedades constavam várias fazendas, administradas a partir do Colégio, verdadeiro emblema da cidade, com a fronte destacando-se no alto do morro.

As obras correram em ritmo acelerado graças ao braço indígena, e, em 1583, grande parte do prédio, em pedra e cal, já estava concluída.

O material era transportado para o alto graças a engenhoso plano inclinado, que subia a partir da Praia da Misericórdia.

O dispositivo acabou dando nome ao Beco do Guindaste, já desaparecido.



A expulsão da Ordem em 1759 fez com que esse antigo núcleo desaparecesse, sendo o prédio posteriormente ocupado pelo hospital militar e a Escola de Medicina, dentre outros usos.

Sua longa vida, de mais de trezentos anos, seria interrompida em 1922, com a destruição do Castelo.

Fica a imagem como testemunho do esforço e engenho da ordem jesuítica que, questões políticas à parte, colaborou desde a primeira hora na construção deste vasto e rico país.



Nenhum comentário: