FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 13 de novembro de 2010

CHAFARIZ DAS SARACURAS: VÂNDALOS FURTAM PEÇAS DA OBRA . . . V E R G O N H A !

Vandalismo



Duas saracuras que dão nome a chafariz da Praça General Osório são furtadas

Publicada em 12/11/2010 às 15h18m

O Globo


RIO - Duas peças que integram o conjunto do Chafariz das Saracuras, na Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foram furtadas. O desaparecimento de duas das quatro saracuras (pássaro de cujo bico jorra água) do monumento foi confirmado nesta quinta-feira pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, que registrou queixa do furto na 13ª DP (Copacabana). Uma das saracuras já havia sido furtada, e três foram recolocadas no chafariz, religado em agosto após ser recuperado.



Além do registro na delegacia, o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, também informou o caso à Secretaria Especial de Ordem Pública, à Guarda Municipal, e à Secretaria Estadual de Segurança pediu prioridade nas investigações.



"O Rio de Janeiro não pode mais tolerar esse tipo de agressão ao patrimônio da cidade. Pedimos aos cariocas que permaneçam vigilantes e denunciem esses atos de vandalismo", disse Osório, em nota. Ele pediu à Guarda Municipal que as novas câmeras, a serem instaladas na Praça General Osório dentro do projeto de expansão de câmeras de vigilância, mostrem também o chafariz. A Secretaria de Conservação providenciará também a confecção de réplicas das saracuras.



O Chafariz das Saracuras foi encomendado ao Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje está a Cinelândia. Concluído em 1795, no pátio interno do convento, manteve-se lá até 1911, quando o convento foi demolido. O monumento foi, então, doado ao município pelo cardeal arcebispo dom Joaquim Arcoverde e instalado na Praça General Osório em 1917. É um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.



S.A.I.R. DOM ANTÔNIO DE ORLEANS E BRAGANÇA VISITA LARANJEIRAS, SERGIPE RECEBE A MONARQUIA ! . .

Laranjeiras muda a rotina com a visita do príncipe Dom Antônio de Orleans e Bragança

Ele se mostrou bastante satisfeita em estar novamente em um local por onde passou D. Pedro II


11/11/2010 - 17:19









Príncipe saudado pela Filarmônica

A rotina do município de Laranjeiras foi alterada nesta quinta-feira, 11. A população e autoridades do poder público municipal receberam a visita ilustre do príncipe Dom Antônio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II, e sua comitiva.

Após a recepção, saudados pela Filarmônica Sagrado Coração de Jesus, pela prefeita Ione Sobral e o padre Diógenes Oliveira, autoridades e o príncipe participaram de uma missa solene na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus.



Em seguida, todos se dirigiram à Câmara de Municipal de vereadores para a abertura do I Encontro Monárquico de Sergipe e posse dos coordenadores municipais do Instituto Brasil Imperial (IBI). Ele se mostrou bastante satisfeita em estar novamente em um local por onde passou D. Pedro II. “Para mim é uma alegria muito grande, uma honra voltar à cidade em que meu tri-avô passou há 150 anos. D. Pedro II prestou excelentes serviços e pregou sempre o amor a este Brasil, e Sergipe e Laranjeiras fazem parte desta terra maravilhosa”, disse Dom Antônio.



Para a prefeita Ione Sobral esta visita é importância para o conhecimento da história do Brasil. “Há 150 anos, tivemos a visita ilustre de D.Pedro II, que nos ajudou a concluir a igreja matriz, a igreja do Bonfim e hoje estamos recebendo o tri-neto dele. Para nós, este é um momento histórico, que enriquece a história de Laranjeiras, cidade que vem crescendo de forma significativa nos últimos dois anos.



Ascom Prefeitura Laranjeiras










Príncipe Dom Antônio visita Laranjeiras

Ele participa do I Encontro Monárquico de Sergipe e posse dos coordenadores municipais do Instituto Brasil Imperial (IBI)

10/11/2010 - 14:39




Príncipe visita a cidade nesta quinta-feira, 11


O município de Laranjeiras nesta quinta-feira, 11, a visita do príncipe Dom Antônio de Orleans e Bragança, que vai substituir o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II, na abertura do I Encontro Monárquico de Sergipe e posse dos coordenadores municipais do Instituto Brasil Imperial (IBI), que deve acontecer na sede da Câmara Municipal de Vereadores, em Laranjeiras.



A programação terá início às 08h40 com a recepção na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, com a participação especial do coral da igreja e acompanhamento pelo Órgão de Tubos Seculares. Em seguida, será realizada uma missa em Ação de Graças e, às 11h, o príncipe e a comitiva participam da abertura do evento na casa legislativa municipal.



Está prevista ainda a visita do príncipe e sua comitiva a alguns pontos turísticos e históricos da cidade, a exemplo da igreja da Conceição e teatro São Pedro, locais por onde passaram o imperador Dom Pedro II.



terça-feira, 9 de novembro de 2010

RAINHA ELIZABETH II, MONARQUIA INGLESA NO FACEBOOK


Celebridades

Gente


Rainha Elizabeth já tem mais de 100 mil fãs no Facebook


A popularidade da rainha Elizabeth está em alta no Facebook.
No mesmo dia em que criou a página para se aproximar dos súditos, a rainha já ultrapassou 100 mil fãs.

O perfil da monarquia britânica não permite que usuários se tornem "amigos" da rainha ou enviem mensagens, mas oferece atualizações sobre notícias reais e eventos diários.


A página já entrou nos assuntos mais discutidos no Twitter no Brasil e os usuários não perderam tempo: partiram para a piada.


"Rainha Elizabeth agora tem Facebook. Grande coisa.


Novidade será ela jogar FarmVille.


'Você ganhou uma ovelha de Staffordshire da rainha'”, disse um deles.


FarmVille é um dos jogos mais populares da gigantesca rede social, jogado por mais de 60 milhões de usuários.

A família real britânica tenta acompanhar as novidades tecnológicas.


Em 2008, foi publicado um vídeo da rainha no YouTube; ela fazia uma visita ao escritório do Google em Londres.


Em 2009, foi lançada a conta da monarquia britânica na rede de microblogging Twitter.


Neste ano, foi a vez da criação de uma página real no Flickr, que permite o compartilhamento de fotos.

domingo, 7 de novembro de 2010

A LAGOA DE SOCOPENOPÃ OU RODRIGO DE FREITAS PARA OS ÍNTIMOS ! . .

A Lagoa de Socopenopã



07/11/2010 - 08:31
Enviado por: Paulo Pacini
JB

 


Um dos primeiros governadores do Rio de Janeiro, Antônio Salema, procurando incentivar o desenvolvimento local, teve o apoio da coroa portuguesa para instalar um engenho nas proximidades da lagoa de Socopenapã, distante do centro urbano.

Apesar de boas as intenções, o projeto fracassou, sendo vendido em 1598 a Diogo de Amorim Soares.

Da iniciativa de Salema, contudo, ficou estabelecido o acesso à região, o qual incluía uma ponte sobre o rio Carioca no Flamengo, conhecida como Ponte do Salema.



No século XVIII, as terras do engenho, indo do Humaitá até os Dois Irmãos, pertenciam a Rodrigo de Freitas Castro, fidalgo da Casa Real, que acabou emprestando em definitivo seu nome à lagoa.

A propriedade permaneceu nas mãos de seus descendentes até a chegada da Côrte, em 1808.





Lagoa, belo cenário a acompanhar a história carioca desde seu início no século XVI



Em junho desse mesmo ano, através de decreto, as terras seriam incorporadas à Coroa, com o objetivo de lá instalar uma fábrica de pólvora e fundição de armas.

Essas oficinas desapareceriam em um incêndio, no ano de 1851.

Na mesma área, foi criado um "jardim de plantas exóticas", onde se aclimatavam espécies vindas das colônias portuguesas do oriente, tais como cravo, cânfora, jaca, pimenta-do-reino e outras.

Daí se originou o Jardim Botânico, cujo desenvolvimento foi estimulado pelo trabalho de Frei Leandro, ainda no primeiro reinado.



D. João VI visitou algumas vezes a fábrica, mas no caminho que margeava a lagoa, havia, a certa altura, uma enorme pedra que se inclinava sobre a estrada.

O rei, com medo que o rochedo desabasse sobre si, preferia ir pela água, embarcando no Saco da Piaçaba, que ficava onde é a Fonte da Saudade, para saltar mais próximo, contornando o ameaçador penedo.

A "pedra santa", como era conhecida, foi demolida em 1837, desimpedindo a passagem pelo local.



A chegada do bonde na década de 1870 iniciaria o processo de desenvolvimento e ocupação que levou até os dias de hoje, mas a lagoa pagou o preço, perdendo parte enorme de sua área em aterros, além de ter as águas poluídas pelo lançamento de dejetos, levando às repetidas manchetes sobre mortandade de peixes.

Nos últimos anos foram desenvolvidos esforços no sentido de eliminar os lançamentos clandestinos, condição básica para a saúde e equilíbrio do ecossistema.



Espera-se que a proximidade da olimpíada de 2016 favoreça a melhoria das condições, se é que permanece a intenção de utilizar suas águas em competições como o remo.

Só um esforço ininterrupto de saneamento poderá resgatar esta jóia da natureza, verdadeiro cartão-postal a adornar a cidade maravilhosa.