FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Missa celebra dois séculos da Igreja da Candelária

Programa comemorativo




Missa celebra nesta sexta-feira dois séculos da Igreja da Candelária

Publicada em 22/09/2011 às 23h47m



RIO - Uma das igrejas mais belas e antigas do Rio, a Candelária é uma das construções históricas recordistas de efemérides na cidade. Neste mês, uma das datas mais significativas está sendo comemorada: os 200 anos da primera inauguração oficial, ocorrida em 1811. Para lembrar o aniversário de abertura da igreja aos católicos, nesta sexta-feira, às 18h30m, uma missa solene será celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Também estão programados uma série de concertos de música clássica até o final do ano. Erguida a partir de 1775, a Igreja da Candelária levou mais de um século para ficar totalmente pronta, sendo oficialmente terminada em 1898.


 

- Temos várias datas: a do lançamento da primeira pedra fundamental, em 1775, a da inauguração da obra inacabada, em 1811; a inaguração final, em 1898, a da instalação dos portões de bronze, em 1901, a da colocação do altar mor, em 1910, e a da inauguração dos dois púlpitos em 1931. Mas, para a irmandade, sem dúvida a que comemoramos este mês setembro é a mais importante pois marca a entrega da igreja aos paroquianos e a chegada da imagem de Nossa Senhora da Candelária à igreja- explica José Gomes da Silva, 85 anos, que há 24 é provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, que fundou e administra a igreja.



Situada num dos pontos mais efervescentes do Centro da cidade - no encontro entre as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco- a Igreja da Candelária nasceu no século XVII, do cumprimento de uma promessa. Após sobreviver a um naufrágio, um casal de comerciantes portugueses, Antonio de Palma e Leonor Gonçaves mandou erguer uma capela em agradecimento à Nossa Senhora da Candelária naquele pedaço do Centro. Parte da história da igreja é contada em seis painéis pintado no teto, assinados pelo artista João Zeferino da Costa: da partida do casal até a celebração da primeira missa no prédio ainda inacabado. Não há registros no entanto, da data de fundação desta capelinha, assim como a da criação da irmandade que até hoje cuida da Candelária.





- Sabe-se que a capela foi erguida entre 1600 e 1630. Na época das invasão dos portugueses, muitas igrejas foram saqueadas e acredita-se que estes documentos, assim como a primeira ata de fundação da irmandade, podem ter sido roubados. Sabe-se apenas que o casal ergueu a pequena ermida num ponto próximo de onde hoje está a igreja, em agradecimento a Nossa Senhora da Candelária. Na época, a capela era conhecida como Igreja da Várzea, ou seja da parte baixa, por que ficava entre o Morro do Castelo e o Morro de São Bento. A paróquia da Candelária foi criada 1634, sendo a segunda da cidade - relata a historiadora Celina de Jesus, de 69 anos, que há oito anos é responsável pelos arquivos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária.



Depois de fazer muitas reformas na antiga capela, em 1775, a irmandade decide construir uma nova igreja. O projeto, assinado pelo engenheiro Francisco João Roscio, sofreu algumas alterações e passou pelas mãos de vários arquitetos e engenheiros. O resultado foi uma igreja imponente - a altura do chão até o zimbório (alto da cúpula) é de 62,24 metros - que se destaca no cenário da cidade.



Para o arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti, apesar da mistura de estilos arquitetônicos, a Candelária é um exemplo de construção harmônica:



- Até porque atravessou tantos anos, a igreja tem elementos de vários estilos, como o barroco e o art-nouveau, mas quando você entra lá nada parece estar em confito. É uma das mais belas igrejas do Rio - opina.



Uma das peças que atraem os olhares de quem visita a igreja é a cúpula formada por 1.422 pedras de lioz, trazidas de Lisboa. Entre as preciosidades, estão também as três portas de bronze, esculpidas pelo artistas português Teixeira Lopes. Detalhe: como a igreja foi feita de frente para o mar, a porta principal não é voltada para a Avenida Presidente Vargas, aberta em 1943.



- Na época da abertura da avenida, pensaram em demolir a Candelária. Houve ainda quem sugerisse que a fundação da igreja fosse congelada para que ela fosse girada e ficasse de frente para a Presidente Vargas - relembra Nireu Cavalcanti.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PAISSANDÚ: O CAMINHO DA PRINCESA ISABEL, O POVO PRESERVA ! . . .

Eu Reporter

Aposentadoria





Com idade avançada, palmeiras imperiais da Rua Paissandu são retiradas pela Comlurb

Publicada em 19/09/2011 às 20h57m

O Globo, com a colaboração da leitora Denise Weller



RIO - A Rua Paissandu, no Flamengo, começou a semana com duas palmeiras imperiais a menos. Segundo a Comlurb, que fez o corte no último sábado, as árvores estavam secas e poderiam cair sobre a cabeça de pedestres.

As palmeiras, fotografadas pela leitora Denise Weller, estão ali desde o Segundo Reinado, quando foram plantadas a pedido de D. Pedro II.





O botânico Ricardo Reis, que trabalha com a preservação de palmeiras centenárias no Jardim Botânico, afirma que a idade avançada dos espécimes justifica a poda. Segundo ele, infestação por pragas e presença de folhas menores seria os principais 'sinais de senilidade' das árvores.



- A vida útil dessa espécie varia de 80 a 150 anos no Brasil. Se considerarmos que, ali, algumas delas já ultrapassam essa idade, as árvores podem sinalizar o final de sua vida útil - afirma.


A Comlurb prometeu retirar os tocos que sobraram ainda neste mês. A Fundação Parques e Jardins ficará encarregada de plantar novas mudas no local.





Apesar das explicações oficiais, a presença de cupins nas palmeiras imperiais do Flamengo é apontada pela leitora como um fator de descaso das autoridades com as árvores.



"Já assistimos a morte das árvores centenárias do Palácio do Catete. Agora, são as palmeiras da Rua Paissandu. Será que vão substituir aquele cotoco e, ainda, tratar as outras árvores? Não podemos esperar sentados, enquanto a natureza dá sinais de que precisa ser cuidada", observa Weller.



A Fundação Parques e Jardins diz que, em 2006 e 2007, uma empresa foi contratada para cuidar das palmeiras imperiais da Paissandu. No ano passado, novas mudas foram plantadas na rua, de acordo com o órgão da prefeitura.



A Comlurb disse que o corte foi inevitável, já que as palmeiras estavam secas, provavelmente por conta de uma infestação de cupins. As demais palmeiras estariam em bom estado, segundo a empresa de limpeza.


DIA DA ÁRVORE: A PALMEIRA IMPERIAL, SEM COMENTÁRIOS ! . .

Click do Leitor:
O DIA

Uma bela imagem da cidade





Foto: Leitora Sandra Lamoglia

Rio - Em homenagem ao Dia da Árvore, Sandra Lamoglia envia a bela foto, do Jardim Botânico, e cita Mahatma Gandhi. “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.



terça-feira, 20 de setembro de 2011

VISCONDE DE MAUÁ - SERÁ ENREDO DA ACADÊMICOS DO CUBANGO

Lula é homenageado por escola de samba

Em agradecimento por empréstimo de livros, escola dá camisa a ex-presidente



Rio - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado, nesta segunda-feira, pela escola de samba Acadêmicos do Cubango, durante palestra no Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), no estaleiro Mauá, em Niterói.

Olivier Luciano, conhecido como Pelé, presidente da escola, que fechará o desfile do Grupo de Acesso na Sapucaí, deu a Lula uma camisa da agremiação, cujo enredo será a vida do Barão de Mauá, pioneiro da industrialização.





Lula exibe a camisa ao lado de Ariovaldo, presidente do Sinaval
Foto: Divulgação


O presente foi em agradecimento pelo empréstimo de livros sobre Mauá.

“Lula é um fã do empresário, pois era uma pessoa que, como ele, sempre acreditou no Brasil”, disse Pelé.

Do Rio, Lula seguiu para Salvador, onde recebe hoje o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Igreja tem olhar atento ao Esporte, o DMB 1890 solidário !

Igreja tem olhar atento ao Esporte

15/09/2011

Nice Affonso






Na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu, durante a Semana do Esporte e Fé, o Secretário da Seção “Igreja e Esporte”, do Pontifício Concílio para os Leigos, Padre Kevin Lixey, como conferencista do Seminário “Religião e o Esporte”, na Casa Julieta de Serpa, no Flamengo.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, o Coordenador da Pastoral do Esporte, Padre José Carlos Lino, a Deputada Estadual Myriam Rios, o representante da Associação Nacional de Educação Católica Tarcísio Basílio e o membro do Diretório Monárquico do Brasil Marcelo Roberto Ferreira compuseram a mesa de reflexões sobre o tema.



O evento foi aberto pelo Arcebispo, que destacou a importância do esporte para a evangelização, recordando a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e das Olimpíadas — ambos que terão o Rio de Janeiro como sede — e o trabalho realizado pelo Padre Lino, inclusive divulgando a Pastoral do Esporte em outras dioceses do país.



Padre Kevin destacou que, hoje, o esporte assume a proporção de fenômeno de massa e é capaz de derrubar as barreiras geográficas, sociais, econômicas e lingüísticas, sendo importante para a vida saudável. A prática esportiva, segundo acredita, é fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa, visando a boa forma física para a “boa vida interior”. Para ele, os exercícios são um “precioso instrumento educativo”, visto que possibilitam uma “magnífica disciplina pessoal”, que auxilia no equilíbrio psíquico e orienta para “manifestações fraternas”.



— O esporte se manifesta como um portador de significados que ultrapassa a mera prática esportiva. É capaz de interpretar a vida e de contextualizá-la no mistério da pessoa humana - o que recupera a dimensão da espiritualidade no esporte, não como uma entidade que é adicionada a partir do exterior, mas como uma qualidade interior daquele que o pratica, explicou.



O esporte foi apresentado como um importante sinal de esperança também para o próprio homem e para a cultura. De acordo com o Padre Kevin, o objetivo principal da Igreja não consiste tanto em fomentar nem simplesmente promover qualquer esporte, mas na criação de condições para construir uma personalidade completa dotada com uma lúcida consciência moral, capaz de enfrentar as vicissitudes da vida.



O conferencista também alertou sobre as desvirtualizações que podem acompanhar a prática esportiva







— Para muitos dos nossos contemporâneos, o esporte se tornou um estilo de vida, um elemento essencial para satisfazer às suas necessidades básicas, tais como a auto-estima e a auto-realização, o que determina não só a sua identidade e pertença, mas também o sentido da própria vida. E, como se fosse pouco, o esporte tornou-se ainda um verdadeiro e próprio substituto da experiência religiosa. Em nossa sociedade secularizada, os espetáculos esportivos adquiriram, paradoxalmente, o caráter de rituais coletivos altamente sugestivos e os estádios e ginásios o de templos do "novo culto", disse.



No entanto, a Igreja estar voltada para o esporte não é algo novo. O Beato Papa João Paulo II foi quem inaugurou a seção “Igreja e Esporte”, no Pontifício Concilio para os Leigos, em 2004. A percepção da amplitude de horizontes que o esporte abre para a evangelização é que vem à tona com mais força.



— A Igreja não se limita somente a incentivar uma pratica esportiva de qualidade, conforme as virtudes humanas e cristãs, mas "entra" no esporte o considerando como um "areópago" onde se deve proclamar o evangelho da salvação, realizando assim uma espécie de “conversão” motivada e criticamente consciente. Em particular, a Igreja procura decifrar o sentido do esporte na corporeidade, evidenciar a função de humanização do mesmo, privilegiar a sua capacidade de edificação e de "serviço a Deus", explicou.



Para Marcelo Roberto Ferreira, o encontro leva a todos a uma nova consciência com relação ao esporte:



— A grande questão, hoje, é trabalhar, por meio do esporte, a auto-estima e dar oportunidade às pessoas, especialmente aos jovens, opinou.



- É possível criarmos iniciativas para a transformação da sociedade, unindo esporte, educação e cultura, disse Tarcísio Basílio.



— Política, fé e esporte podem caminhar juntos para que, cada vez mais, as pessoas tenham vida digna, acredita Myriam Rios.



A semana do Esporte e Fé teve início no último domingo, 11, e segue até o próximo sábado, 17, quando haverá o encontro “Juventude Esporte e Fé”, na Catedral Metropolitana, às 10h.



* Fotos: Gustavo de Oliveira



EDITORA FRANCESA ASSOULINE, DESCONHECE O QUE PUBLICA ! . . .



Crioulo doido

ANCELMO GÓIS

A editora francesa Assouline lançou na Europa a revista “Brasília Style”.

Acredite.

Pôs uma imagem de Dom Pedro II, mas escreveu que era Dom Pedro I.

Além disso, há uma foto de uma tribo africana descrita como brasileira.



domingo, 18 de setembro de 2011

CENTRO DO RIO: CAMINHO DA FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA AINDA É A GRANDE ATRAÇÃO ! . . .



Passeio pelo Centro do Rio é a dica do Programão deste fim de semana

Local abriga prédios antigos com belas fachadas, igrejas históricas e mais.

Na região boêmia da Lapa, tem show de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil.

Do RJTV




Um passeio a pé pelas ruas do Centro do Rio, como a do Ouvidor, Gonçalves Dias e do Rosário, num fim de semana pode ser um bom começo para um programão. São prédios antigos, com belas fachadas, várias igrejas e locais onde o moderno e o antigo estão bem interligados.



A caminhada vai dar fome, e ao passar pela Rua Gonçalves Dias, vale fazer um lanche na Confeitaria Colombo, que funciona desde 1894. É uma viagem no tempo, entre doces, salgados, chás, móveis e espelhos que lembram obras de arte.



Descendo a Rua do Ouvidor, o passeio chega à Rua Primeiro de Março, onde fica o Paço Imperial, na Praça XV. Logo em frente ao Paço fica a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a antiga Sé, que tem mais de 300 anos de história. "Ela recebeu um banho de ouro em 2008 para comemorar os 200 anos de chegada da Família Real (Portuguesa ao Brasil) e aqui nós tivemos a coroação de D. João VI, D. Pedro I, D. Pedro II, e o batizado da princesa Isabel", contou o geógrafo João Batista Ferreira de Mello, da Uerj.



O grande diferencial desse Programão é que possível fazer uma grande viagem no tempo, tanto para o passado como para o futuro. Esse é o caso da visita ao prédio da Assembleia Legislativa do Rio de janeiro (Alerj), na Rua Primeiro de Março, que conta com uma exposição com o que há de mais novo e moderno na produção de design em todo o estado do Rio de Janeiro.



Até dia 30 de setembro fica em cartaz, de graça, no Salão Nobre da Alerj, a exposição "Rio + Design". São 59 produtos de 28 designers, como mesas feitas com resto de demolição, ventiladores que economizam até 80% de energia, relógios arrojados, luminárias divertidas e muito mais. A mostra também tem as ultracariocas bolsas de Gilson Martins e as joias de Laura Pires de Castro inspiradas no paisagista Roberto Burle Marx. As visitas guiadas gratuitas para grupos ao Centro Cultural da Alerj podem ser agendadas pelo telefone (21) 2588-1251.



Outro programão para este sábado (17) é o show da cantora Roberta Sá com o Trio Madeira Brasil, chamado "Quando o canto é reza", que acontece a partir das 23h, no Circo Voador, na Lapa, região boêmia do Centro do Rio. A classificação é 18 anos.