FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

R E F L E X Ã O . . .


''As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação.


A verdade em que você acredita determina seu caráter.


A reputação é o que acham que você é.


O caráter é o que você realmente é...


A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova.


O caráter é o que você tem quando vai embora...


A reputação é feita em um momento.


O caráter é construído em uma vida inteira...


A reputação torna você rico ou pobre.


O caráter torna você feliz ou infeliz...


A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura.


O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.''



Arnaldo Jabor

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A C O N T E C E U . . .




Edital de João Fernandes Vieira


conclamando às armas os pernambucanos


contra os holandeses


(1645)







Ascensão do primeiro aeróstato


utilizado por Caxias para observar


as posições e os movimentos inimigos


Guerra da Tríplice Aliança


(1867)




DOM ANTONIO, PARABÉNS !


Aniversário de Dom Antonio



Do Blog Monarquia Já:

http://imperiobrasileiro-rs.blogspot.com/

Aniversaria no dia 24 de junho, o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança. Trata-se este ano de um aniversário expressivo, pois festeja 60 anos de idade. Lembremos que Sua Alteza Real ocupa o terceiro lugar na Sucessão ao Trono Brasileiro, ou seja, logo depois de seus irmãos mais velhos Dom Luiz e Dom Bertrand, que são solteiros.

Nasceu no Rio de Janeiro a 24 de junho de 1950, sendo o sétimo dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique, Chefe da Família Imperial e Herdeiro do Trono do Brasil, e da Princesa Dona Maria, nascida Princesa Real da Baviera. Recebeu no batismo o nome de Antonio em homenagem ao tio avô, filho mais moço da Princesa Isabel; João por ter nascido justamente no dia de São João Batista; Maria José pela devoção dos pais à Nossa Senhora e seu esposo; Jorge é o nome de seu padrinho, o Arquiduque Jorge da Áustria (ramo da Toscana), primo-irmão de seu pai; Miguel Gabriel Rafael Gonzaga são os nomes dos três Santos Arcanjos e são tradicionais na Casa de Bragança desde Dom João VI.

Em sua infância, Dom Antonio viveu em Jacarezinho, Paraná, no período em que seus pais lá moravam como fazendeiros. Mais tarde mudou-se com a Família para Vassouras. Formou-se em 1976 em Engenharia Civil pela Universidade de Barra do Pirai, ligada ao complexo da Companhia Siderúrgica Nacional. Fez um estágio na Alemanha, na área da Engenharia Nuclear e trabalhou em várias empresas no Rio de Janeiro. Como seu pai, é conceituado pintor aquarelista, tendo realizado exposições em várias cidades do Brasil e também no exterior. Retrata geralmente em suas telas igrejas, antigas fazendas, prédios históricos, visões, enfim, de um Brasil tradicional.

Dom Antonio é o único dos Príncipes homens de sua geração – bisnetos da Princesa Dona Isabel e do Conde d’Eu – a realizar um casamento Principesco. Daí ficar em terceiro lugar na linha da Sucessão do Trono, tendo a ele renunciado seus irmãos mais velhos, Dom Eudes, Dom Pedro de Alcântara, Dom Fernando. Casou no Castelo de Beloeil, na Bélgica, a 26 de setembro de 1981, com Sua Alteza a Princesa Christine Maria Elisabeth de Ligne, nascida no mesmo Castelo a 11 de agosto de 1955, filha de Antonio, 14º Príncipe de Ligne, Príncipe d´Amblise e d´Epinoy, e de Alix, Princesa do Luxemburgo, de Nassau e de Bourbon Parma. Os Ligne constituem uma das primeiras Famílias do Reino da Bélgica, sendo uma Casa nobre de origem feudal, conhecida já no século XI. É Dona Christine neta materna da Grã-Duquesa Carlota do Luxemburgo (e prima irmã do atual Grão-Duque, Henri). Alguns meses antes do matrimônio de Dom Antonio e Dona Christine, no mês de março, casaram no Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro, a Princesa Dona Eleonora, irmã de Dom Antonio, com o irmão de Dona Christina, o Príncipe Michel de Ligne, que com a morte do pai, Antonio, em 2005, é o 15º Príncipe de Ligne.

Do casamento de Dom Antonio e Dona Christine nasceram quatro filhos, sendo o mais velho o saudoso Príncipe Dom Pedro Luiz, falecido ano passado, com 26 anos, no trágico acidente do vôo 447 da Air France, em pleno Oceano Atlântico. Os outros filhos do casal são a princesa Dona Amélia, 26 anos, arquiteta, trabalhando atualmente em Madri, Espanha; o Príncipe Dom Rafael, 24 anos, que está se formando em Engenharia da Produção pela PUC/RJ e já trabalhando numa grande empresa no Rio de Janeiro; e a princesa Dona Maria Gabriela, 21 anos, estudando Comunicação Social na PUC/RJ.

Dom Antonio reside em Petrópolis, estando bem integrado nesta cidade Imperial. É, por exemplo, membro do Conselho Consultivo da Associação dos Amigos do Museu Imperial (seu primo Dom Pedro Carlos é o presidente de honra da entidade). Atualmente tem também um apartamento no Rio de Janeiro, facilitando atividades na cidade, os estudos e trabalhos dos filhos.

Na Ordem de Malta

Justamente no dia de seus 60 anos, o Príncipe Dom Antonio irá ingressar na Ordem Soberana de Malta, que festeja no dia 24 de junho seu padroeiro, São João Batista, com Missa solene no Mosteiro de São Bento, presidida por Dom Abade Roberto Lopes, que é também Capelão Conventual da Ordem. A celebração será às 18h, seguindo-se uma recepção na Casa Julieta de Serpa, com jantar em benefício das obras assistenciais da Ordem na cidade.

Dom Antonio ingressa na Ordem dentro da alta categoria de Cavaleiro de Honra e Devoção, que é reservada a nobres católicos (no Brasil a maior parte dos membros da Ordem são Cavaleiros de Graça Magistral, o que não exige prova de nobreza).

A Ordem de São João de Jerusalém, dita Ordem de Malta, nasceu pelo ano 1048, como comunidade monástica, que tratava dos peregrinos e enfermos e acolhia os indigentes. Sob o Beato Gerardo e por uma Bula do Papa Pascoal II de 1113, converteu-se numa Ordem isenta da Igreja. Diante da responsabilidade de ter que assumir a defesa militar dos enfermos e dos territórios cristãos na Terra Santa, assumiu o caráter de Ordem de Cavalaria, religiosa e militar ao mesmo tempo. Em 1291, depois da perda de São João d´Acre, último baluarte da Cristandade na Terra Santa, a Ordem estabeleceu-se em Chipre e em 1310 ocupou a ilha de Rodes, ali adquirindo uma soberania territorial. Para defender o mundo cristão, constituiu uma poderosa frota. Governada por um Grão-Mestre, Príncipe soberano de Rodes, e por um Soberano Conselho, cunhava moeda e mantinha relações diplomáticas com os demais Estados. Os cavaleiros rechaçaram com êxito numerosos assaltos dos otomanos, mas diante do ataque do Sultão Solimão o Magnífico, com uma grande frota e um poderoso exército, tiveram que capitular e deixaram a ilha em 1523. O Imperador Carlos V, então, cedeu à Ordem as ilhas de Malta, Gozo e Comino, assim como a cidade de Trípoli, como feudo soberano. Em 1530 a Ordem tomou posse de Malta, com a aprovação do Papa Clemente VII. Durante o Grande Assédio, em 1565, os otomanos foram derrotados pelos Cavaleiros. A frota da Ordem de São João (ou de Malta, como começou a chamar-se) foi uma das mais poderosas do Mediterrâneo e contribuiu para a destruição definitiva dos otomanos na célebre batalha de Lepanto de 1571. Em 1798 Napoleão Bonaparte, durante a campanha do Egito, ocupou a ilha de Malta e os cavaleiros, por causa da Regra da Ordem que lhes proíbe lutar contra outros cristãos, não resistiram e se viram obrigados a abandonar a ilha, que em 1802 começou a ser ocupada pelos ingleses. A Ordem se estabeleceu definitivamente em Roma em 1834, aí possuindo nos dias de hoje o Palácio de Malta, na via Condotti, e a Villa Magistral, no Aventino, que gozam do privilégio de extraterritorialidade. A missão original da Ordem, a serviço dos pobres e dos enfermos, voltou a ser sua missão principal.

Por tradição os cavaleiros de Malta provinham, no passado, em grande maioria, de famílias da nobreza católica da Europa. Ainda hoje é uma Ordem cavalheiresca, tendo mantido os valores da cavalaria e da nobreza. Na Europa boa parte de seus membros provém ainda dos círculos da nobreza. Mas tanto na Europa como, mais ainda, em outros Continentes, são também admitidas pessoas da todas as classes sociais, mas com especiais méritos e com espírito altruístico.

Graças a uma história ininterrupta de quase nove séculos, a Soberana Militar Ordem de Malta é hoje a única sucessora da Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém, reconhecida pela Igreja Católica em 1113. É a única a ser ao mesmo tempo Ordem religiosa e Ordem de cavalaria. Possui cavaleiros professos, que emitem votos religiosos. Deles sai o Príncipe e Grão-Mestre e a maioria dos membros do Soberano Conselho, o órgão dirigente máximo da Ordem. Sujeito do direito internacional público, a Ordem nunca deixou de ser reconhecida como soberana. O Grão-Mestre (Frei Matthew Festing, inglês, é desde 2008 o 79º Grão-Mestre) governa a Ordem como Príncipe Soberano – sendo reconhecido como Chefe de Estado por muitos países – e como superior religioso. Tem o tratamento único de Alteza Eminentíssima, tendo uma categoria na Igreja equivalente a dos Cardeais.

A Ordem mantém relações diplomáticas com 104 países e 17 organizações internacionais (como a FAO e a UNESCO e tem uma representação permanente na ONU). Está presente em 54 países, entre os quais o Brasil. Em nosso país houve alguns cavaleiros e damas no tempo do Império (cf. João Hermes Pereira da Araújo, “A Ordem de Malta e o Brasil Imperial” in “Anuário do Museu Imperial”, vol. XVIII, 1957). A verdadeira organização, porém, começou em 1957 com a fundação da Associação Brasileira do Rio de Janeiro e da Associação de São Paulo e do Brasil Meridional. Em 1984 foi criada uma terceira Associação, a de Brasília e do Brasil Setentrional.

A Família Imperial Brasileira sempre manteve vínculos com a Ordem de Malta, continuando a tradição da Família Real Portuguesa (o 11º Grão-Mestre foi um Príncipe Português, Dom Afonso de Portugal, possivelmente filho do Rei Dom Afonso Henriques). Reinando a dinastia de Avis, por várias vezes Príncipes da Casa Real ocuparam a sede Priorado do Crato. O Priorado do Crato é um extenso e valioso senhorio que abrangia vasta extensão de território e que foi cedido em 1232 pelo Rei Dom Sancho II aos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém, em recompensa dos serviços prestados por eles na luta contra os mouros. Em meados do sec. XIV, a vila do Crato passou a ser a sede do Cavaleiros de São João em Portugal. O primeiro Grão-Prior foi Dom Luis de Portugal, filho do Rei Dom Manuel I, o Venturoso, tão ligado à História do Brasil. Sob a dinastia de Bragança, as relações da Família Real com o Priorado do Crato se tornaram permanentes. Em 1789 o Papa Pio VI publicou um breve, determinando que um Príncipe da Família Real fosse sempre o Grão-Prior do Crato. D. Pedro III e depois seu filho D. João VI sempre manifestaram afeição pela Ordem de São João. Nosso Imperador D. Pedro I foi Grão-Prior do Crato desde 1799. Vários retratos do Soberano mostram o uso constante que fazia, colocando o hábito pendente de Malta sob as insígnias da Ordem do Tosão de Ouro. A Imperatriz Dona Leopoldina foi admitida também na Ordem, em 1817, na condição de Dama Grã-Cruz de Honra e Devoção. Igualmente o Imperador Dom Pedro II entrou na Ordem, em 1846, como Bailio Grã-Cruz de Honra e Devoção, a mais alta graduação da Ordem; a imperatriz Dona Teresa Cristina foi, a partir de 1878, Dama Grã-Cruz de Honra e Devoção (como retribuição, o Grão-Mestre Ceschi, foi feito Grão-Cruz da Ordem de Cristo).

Interessante que nem a Princesa Dona Isabel, nem seu marido, o Conde d’Eu, e também nenhum de seus filhos, ingressaram na Ordem de Malta. A Família Imperial voltou a integrar a Ordem em nosso tempo. Primeiro foi admitido, em 1972, como Bailio Grão-Cruz de Honra e Devoção o Príncipe Dom Pedro Gastão, o qual em 1966 recepcionou no Palácio Grão-Pará, em Petrópolis, o Príncipe e Grão-Mestre da Ordem, Frei Ângelo de Mojana di Cologna, em visita oficial ao Brasil. Em 1974 foi a vez do próprio Chefe da Família Imperial, Dom Pedro Henrique, ser admitido, igualmente na condição de Bailio Grão-Cruz de Honra e Devoção, o grau máximo da Ordem. Ele recebeu depois a Cruz de Profissão. Várias vezes participou da anual Missa da Ordem, no Mosteiro de São Bento, ao lado do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em 2002 foi a vez de entrarem na Ordem Dom Luiz e Dom Bertrand, sempre como Bailios Grão-Cruzes de Honra e Devoção. O ingresso dos dois ocorreu numa cerimônia singular: foi diretamente em Roma, na sede da Ordem, presidindo a cerimônia o próprio Grão-Mestre, na época Frei Andrew Bertie. É de se lembrar que também outro descendente de Dom Pedro II é membro proeminente da Ordem: Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança é não só Cavaleiro Grã-Cruz de Obediência da Ordem, mas um dos presidentes de honra da Associação de São Paulo e Brasil Meridional, depois de ter sido seu presidente efetivo de 1960 a 1965.

A Dom Antonio, nesta data especial, de seu aniversário e de ingresso na Ordem, parabéns e muitas felicidades.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO




21/06/2010 - 08:58 Enviado por: Paulo Pacini



Em outubro de 1838, em uma sala do antigo Museu Nacional no Campo de Santana, pertencente à Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, era fundada a instituição que ocuparia lugar central na preservação e resgate da memória do país.


Através da iniciativa do Cônego Januário da Costa Barbosa e do Marechal R.J. da Cunha Matos, há mais de 170 anos, nascia o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.


Foi solicitado ao imperador D. Pedro II, ainda durante a Regência, que se tornasse o protetor perpétuo da instituição, o que foi aceito e tornado efetivo desde março de 1839.


Tendo como objetivo o arquivamento de documentos necessários para a história do Brasil, o Instituto recebeu, desde seu início, apoio de colaboradores excepcionais, que ajudaram a construir respeitável patrimônio de informação, tanto pela preservação de documentos quanto pela colaboração em artigos de sua revista, referência para pesquisadores de diversas áreas.


Silogeu Brasileiro na Lapa, sede do IHGB por várias décadas


Localizou-se inicialmente no Paço, em uma sala no pavimento térreo, dando de um lado para a frente do prédio e do outro para a rua D. Manuel e Assembléia, onde ficava o teatro Manoel Luís, prédio do tempo do Marquês de Lavradio.


Funcionaria a partir de 1840 no Convento do Carmo, desapropriado pelo governo durante o "ponha-se na rua" da chegada da Côrte portuguesa em 1808.


Espaço precário e limitado, ameaçava desmoronar, sendo necessária grande reforma, concluída em 1906 mas descaracterizando o aspecto colonial do convento.


Contudo, a Mitra havia movido uma ação contestando a posse do imóvel, e, tendo ganho a causa em decisão do STF, acabou sendo perdida esta primeira sede.


Diante da situação, o governo decidiu retomar uma obra inacabada para abrigar o instituto, situada na praia da Lapa, hoje Avenida Augusto Severo.


Construído durante o século XIX para ser uma maternidade, acabou ficando sem função após a inauguração da unidade de Laranjeiras (hoje pertencente à UFRJ), e foi abandonado.


Ao terminar a obra, foi decidido que o prédio abrigaria, além do IHGB, também a ABL, a Academia de Medicina e Instituto dos Advogados, todos ainda sem sede própria.


Como não se sabia qual nome dar ao prédio, cunhou-se a expressão Silogeu Brasileiro, que significa casa de estudos em conjunto.


Aos poucos, as outras entidades foram obtendo casa própria, só ficando o IHGB até que, finalmente, nos anos 70, pode se mudar para o prédio atual, ao lado do desaparecido Silogeu.


Com importante biblioteca e museu com valiosos objetos, ambos abertos ao público, o IHGB prossegue em seu terceiro século de existência, subsidiando gerações atuais e futuras com a valiosa e preservada história de seu passado.