FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 29 de junho de 2012

QG DA PMERJ E O VILIPÊNDIO DA HISTÓRIA DO BRASIL






Enviado por Jorge Antonio Barros -
29.6.2012
|
18h58m

quem dá mais?

Estado pede à Alerj autorização para vender quartéis da PM

No dia em que os deputados entraram em recesso, o Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio publicou hoje o projeto de lei do governo do estado que pede autorização para a venda de 27 imóveis, entre os quais o quartel-general da Polícia Militar -- que seria vendido para a Petrobras -- o terreno onde está o complexo de delegacias de Polícia no Leblon e as sedes dos 2º e 6º batalhões da PM, respectivamente, em Botafogo, e na Tijuca. O estado alega que o objetivo é "cortar gastos desnecessários com manutenção e dar melhor destinação aos espaços que hoje encontram-se subutilizados".
Os deputados Luiz Paulo (PSDB) e Flávio Bolsonaro (PP) disseram que pretendem, quando acabar o recesso, convencer os colegas a negociar a retirada da lista do quartel da PM, que seria vendido para a Petrobras por mais de R$ 330 milhões.
Hoje o presidente da Associação dos Militares Estaduais (AME), coronel Fernando Belo, da Reserva da PM, confirmou que a entidade vai pagar 13 outdoors espalhados pela cidade em protesto contra a venda do quartel-general da PM.
-- Apesar de não ter sido tombado, o quartel tem 173 anos e um valor histórico inestimável. Ali atuaram personagens históricos do país como o Marechal Hermes da Fonseca, o Major Vidigal e o Duque de Caxias, que comandaram a PM, assim como os militares que formaram o histórico 31º Batalhão de Voluntários da Pátria, que lutaram na Guerra do Paraguai. Esse bem histórico tem que ser preservado -- defende o coronel Belo.
Para impedir a venda do quartel, um grupo de deputados estaduais entrou com mandando de segurança no Tribunal de Justiça e um pedido de ação ação civil no Ministério Público estadual. Há também uma ação popular em trâmite na Vara de Fazenda Pública.
O comandante-geral da PM, coronel Erir Costa Filho, enviou e-mail negando que seja contrário à venda do quartel, como foi publicado hoje neste blog. Na nota ele afirma o seguinte:
"A nota desta sexta-feira no blog menciona meu nome com um posicionamento que não é o meu. Diz a nota que a decisão de vender o QG estaria sendo rejeitada até pelo comandante-geral da PM. Não é verdade. As decisões que nós temos tomado, sempre alinhados com a política de Segurança Pública, tem sido pautadas pelo desejo de modernizar a corporação e torná-la cada vez mais apta a ser uma estrutura de serviços para o cidadão do Rio de Janeiro".





Enviado por Jorge Antonio Barros -
29.6.2012
|
11h00m

liquidação

Associação de oficiais protesta contra venda de sede da PM

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais (AME) vai espalhar pela cidade, a partir de segunda-feira, 13 outdoors em repúdio à venda do quartel-general da Polícia Militar, no Centro do Rio,já anunciada pelo governo do estado.
O presidente da AME, o grande coronel Fernando Belo, dá coletiva sobre a iniciativa às 16h de hoje na Rua Camerino 114.
A decisão de se vender a sede da PM, na Evaristo da Veiga, estaria sendo rejeitada até pelo comandante-geral da PM, coronel Erir da Costa Filho.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

1829 - AMANTES DA INSTRUÇÃO


Quarta, 27 Junho 2012 11:16

Amantes da Instrução


Escrito por

No ano de 1829, em uma casa no Beco do Propósito, que ficava onde é hoje a Av. Almirante Barroso, dez jovens se reuniram para fundar uma associação com o objetivo de aprimorar a instrução, propiciando acesso dos menos favorecidos a esta. Ao prestar assistência às meninas órfãs, a Sociedade Amante da Instrução iniciou uma longa trajetória, que continua até os dias de hoje. Seus valiosos serviços levaram o Imperador D.Pedro II a agraciá-la, em 1845, com o título de Imperial, elevando ainda mais seu prestígio.
Por este tempo, a instituição funcionava no Largo da Ajuda (Cinelândia), esquina com Santa Luzia, onde havia um curso para meninos, enquanto que as meninas recebiam instrução em três outros endereços, no Beco dos Carmelitas, na rua da Imperatriz (Camerino) e na rua da Assembléia, em imóveis doados pela Ordem de São Bento e pelos Carmelitas. Nessa época também foi criado o Colégio das Órfãs, que recebia crianças deixadas na Roda dos Expostos, na Misericórdia. O colégio funcionava na rua Barão de São Félix.
ija_005


Prédio do Instituto João Alves Afonso, verdadeira jóia do bairro das Laranjeiras



Enquanto a associação estendia suas atividades, sem nenhuma ligação com isso, o ilustre advogado e jurista Teixeira de Freitas construía, na rua Ipiranga em Laranjeiras, sua magnífica mansão, em um terreno de um hectare. Anos depois, vítima de um reverso da fortuna, o jurista foi forçado a vender sua casa ao Barão de Irapuã, em 1869, que a alugaria em seguida ao Dr. Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas, o qual, vindo da Bahia, lá instalaria o seu famoso Colégio Abílio, o verdadeiro Ateneu , imortalizado nas páginas da obra de Raul Pompéia.
Após a transferência do colégio do Barão de Macaúbas para Botafogo, o imóvel passou a sediar a Sociedade Amante da Instrução, graças aos esforços do comendador João Alves Afonso, cujo nome foi dado ao então asilo, hoje instituto. Inúmeras gerações de crianças desfavorecidas passaram por suas salas, em quase duzentos anos de existência, e sua missão continua até os dias de hoje, contando com o auxílio de benfeitores modernos, que perpetuam o exemplo dos fundadores de 1829.
ija_ginastica


Aula de ginástica para as meninas do Instituto, há quase cem anos



O magnífico prédio, verdadeira jóia do bairro das Laranjeiras, foi tombado pelo patrimônio histórico em 1972, estando assim protegido da ganância dos abutres da especulação imobiliária. Fica assim preservado para gerações futuras esse pedaço vivo do século XIX, onde milhares de crianças receberam a chance de um futuro melhor.