FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 2 de maio de 2009

RELEMBRANDO O GENERAL OSÓRIO


02 de maio - Combate de Estero Bellaco - Guerra da Tríplice Aliança (1866).



Parte do Gen Osorio ao Ministro da Guerra, sobre o combate de Estero Bellaco:


“Comando em Chefe do 1º Corpo de Exército Brasileiro em operações contra o Paraguai. Quartel-General junto ao Estero Bellaco, 3 de maio de 1866.


Ilmo e Exmo Sr – Participo a V Exa que, ontem, a 1 hora da tarde, foi atacada a vanguarda do Exército Aliado, onde se achavam desde o dia 1º do corrente mês 2 batalhões de infantaria, 1 corpo de cavalaria e 4 canhões deste corpo de exército, além da brigada 12ª, que já dela fazia parte, por uma força inimiga de 6.000 homens, mais ou menos, aproveitando-se esta do momento em que nossa tropa conduzia da margem do rio para os bivaques as suas rações, e do terreno montuoso que contornava a sobredita vanguarda.


Nesse momento tive aviso do Sr Gen Flores de semelhante ocorrência e, mandando tocar chamada, marchei com a infantaria para o lugar do conflito. Entrando em combate os primeiros batalhões que ali chegaram, e restabelecendo-se a ordem na vanguarda, o inimigo foi batido até além de sua linha de avançadas, penetrando em seguida no campo que ele ocupava anteriormente partidas exploradoras de nossa cavalaria e infantaria.


O inimigo deixou no campo mais de 1.000 mortos, como igual número de armas, especialmente de infantaria, 1 bandeira tomada pelo soldado do 7º batalhão de infantaria Seraphim Lourenço da Silva, que matou o respectivo porta, 3 bocas de fogo de montanha, e muitos prisioneiros feridos e sãos; estes mandei entregar ao comandante em chefe do Exército Aliado, e aqueles fiz recolher ao hospital...Manoel Luis Osorio, Marechal de Campo”



(Fonte: História do General Osorio, de Joaquim Luis Osorio e Fernando Luis Osorio, 2º Vol, pág 204)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

RELEMBRANDO ...


01 Mai


- Carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Cabral, relatando o descobrimento do Brasil ao Rei D. Manuel I (1500).


- Cerimônia da posse da terra descoberta por Cabral. O quadro “Primeira Missa no Brasil”, de Vítor Meireles, representa essa cena (1500).


- D. João VI declara guerra à França. A Guiana Francesa foi invadida em dezembro (1808).


- Assinatura do Tratado da Tríplice Aliança - Argentina, Brasil e Uruguai (1865).






No dia 1° de maio, já em terra firme, foi celebrada uma segunda missa, diante de uma grande cruz de madeira que os índios ajudaram a construir.


Mais de 150 índios assistiram muito curiosos à cerimônia. Ajoelhavam-se nos momentos em que os portugueses assim o faziam e imitavam todos os seus gestos.


Durante a missa, Cabral tomou posse oficialmente da terra em nome do rei de Portugal e da Ordem dos Cavaleiros de Cristo.


Todos acreditavam que era uma grande ilha, por isso deram-lhe o nome de ilha de Vera Cruz. Mais tarde foi chamada Terra de Santa Cruz.


Só em 1503 começou a ser usado também o nome Brasil, provavelmente por causa do pau-brasil que era explorado no litoral.


"Enciclopédia DELTA"

quinta-feira, 30 de abril de 2009

RELEMBRANDO O GRANDE BRASILEIRO - VISCONDE DE MAUÁ




30 Abr - Inauguração da estrada de ferro de Mauá, a primeira construída no Brasil (1854).

domingo, 26 de abril de 2009

Celebração da primeira missa no Brasil.


26 Abr - Celebração da primeira missa no Brasil, na ilha da Coroa Vermelha - Bahia (1500).


A Primeira Missa


No dia 26 de abril de 1500, num banco de coral na praia da Coroa Vermelha, no litoral sul da Bahia, foi rezada uma missa de Páscoa, a primeira de tantas que, desde então foram celebradas naquele que veio a tornar-se o maior país católico do mundo.


“E quando veio o Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós... e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção.”


- Carta de Caminha a El-Rei, 1º de maio de 1500.