FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Missa celebra dois séculos da Igreja da Candelária

Programa comemorativo




Missa celebra nesta sexta-feira dois séculos da Igreja da Candelária

Publicada em 22/09/2011 às 23h47m



RIO - Uma das igrejas mais belas e antigas do Rio, a Candelária é uma das construções históricas recordistas de efemérides na cidade. Neste mês, uma das datas mais significativas está sendo comemorada: os 200 anos da primera inauguração oficial, ocorrida em 1811. Para lembrar o aniversário de abertura da igreja aos católicos, nesta sexta-feira, às 18h30m, uma missa solene será celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Também estão programados uma série de concertos de música clássica até o final do ano. Erguida a partir de 1775, a Igreja da Candelária levou mais de um século para ficar totalmente pronta, sendo oficialmente terminada em 1898.


 

- Temos várias datas: a do lançamento da primeira pedra fundamental, em 1775, a da inauguração da obra inacabada, em 1811; a inaguração final, em 1898, a da instalação dos portões de bronze, em 1901, a da colocação do altar mor, em 1910, e a da inauguração dos dois púlpitos em 1931. Mas, para a irmandade, sem dúvida a que comemoramos este mês setembro é a mais importante pois marca a entrega da igreja aos paroquianos e a chegada da imagem de Nossa Senhora da Candelária à igreja- explica José Gomes da Silva, 85 anos, que há 24 é provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, que fundou e administra a igreja.



Situada num dos pontos mais efervescentes do Centro da cidade - no encontro entre as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco- a Igreja da Candelária nasceu no século XVII, do cumprimento de uma promessa. Após sobreviver a um naufrágio, um casal de comerciantes portugueses, Antonio de Palma e Leonor Gonçaves mandou erguer uma capela em agradecimento à Nossa Senhora da Candelária naquele pedaço do Centro. Parte da história da igreja é contada em seis painéis pintado no teto, assinados pelo artista João Zeferino da Costa: da partida do casal até a celebração da primeira missa no prédio ainda inacabado. Não há registros no entanto, da data de fundação desta capelinha, assim como a da criação da irmandade que até hoje cuida da Candelária.





- Sabe-se que a capela foi erguida entre 1600 e 1630. Na época das invasão dos portugueses, muitas igrejas foram saqueadas e acredita-se que estes documentos, assim como a primeira ata de fundação da irmandade, podem ter sido roubados. Sabe-se apenas que o casal ergueu a pequena ermida num ponto próximo de onde hoje está a igreja, em agradecimento a Nossa Senhora da Candelária. Na época, a capela era conhecida como Igreja da Várzea, ou seja da parte baixa, por que ficava entre o Morro do Castelo e o Morro de São Bento. A paróquia da Candelária foi criada 1634, sendo a segunda da cidade - relata a historiadora Celina de Jesus, de 69 anos, que há oito anos é responsável pelos arquivos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária.



Depois de fazer muitas reformas na antiga capela, em 1775, a irmandade decide construir uma nova igreja. O projeto, assinado pelo engenheiro Francisco João Roscio, sofreu algumas alterações e passou pelas mãos de vários arquitetos e engenheiros. O resultado foi uma igreja imponente - a altura do chão até o zimbório (alto da cúpula) é de 62,24 metros - que se destaca no cenário da cidade.



Para o arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti, apesar da mistura de estilos arquitetônicos, a Candelária é um exemplo de construção harmônica:



- Até porque atravessou tantos anos, a igreja tem elementos de vários estilos, como o barroco e o art-nouveau, mas quando você entra lá nada parece estar em confito. É uma das mais belas igrejas do Rio - opina.



Uma das peças que atraem os olhares de quem visita a igreja é a cúpula formada por 1.422 pedras de lioz, trazidas de Lisboa. Entre as preciosidades, estão também as três portas de bronze, esculpidas pelo artistas português Teixeira Lopes. Detalhe: como a igreja foi feita de frente para o mar, a porta principal não é voltada para a Avenida Presidente Vargas, aberta em 1943.



- Na época da abertura da avenida, pensaram em demolir a Candelária. Houve ainda quem sugerisse que a fundação da igreja fosse congelada para que ela fosse girada e ficasse de frente para a Presidente Vargas - relembra Nireu Cavalcanti.



Nenhum comentário: