FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 13 de novembro de 2010

CHAFARIZ DAS SARACURAS: VÂNDALOS FURTAM PEÇAS DA OBRA . . . V E R G O N H A !

Vandalismo



Duas saracuras que dão nome a chafariz da Praça General Osório são furtadas

Publicada em 12/11/2010 às 15h18m

O Globo


RIO - Duas peças que integram o conjunto do Chafariz das Saracuras, na Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foram furtadas. O desaparecimento de duas das quatro saracuras (pássaro de cujo bico jorra água) do monumento foi confirmado nesta quinta-feira pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, que registrou queixa do furto na 13ª DP (Copacabana). Uma das saracuras já havia sido furtada, e três foram recolocadas no chafariz, religado em agosto após ser recuperado.



Além do registro na delegacia, o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, também informou o caso à Secretaria Especial de Ordem Pública, à Guarda Municipal, e à Secretaria Estadual de Segurança pediu prioridade nas investigações.



"O Rio de Janeiro não pode mais tolerar esse tipo de agressão ao patrimônio da cidade. Pedimos aos cariocas que permaneçam vigilantes e denunciem esses atos de vandalismo", disse Osório, em nota. Ele pediu à Guarda Municipal que as novas câmeras, a serem instaladas na Praça General Osório dentro do projeto de expansão de câmeras de vigilância, mostrem também o chafariz. A Secretaria de Conservação providenciará também a confecção de réplicas das saracuras.



O Chafariz das Saracuras foi encomendado ao Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje está a Cinelândia. Concluído em 1795, no pátio interno do convento, manteve-se lá até 1911, quando o convento foi demolido. O monumento foi, então, doado ao município pelo cardeal arcebispo dom Joaquim Arcoverde e instalado na Praça General Osório em 1917. É um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.



Nenhum comentário: