Eu Reporter
Esperando sentado
Alvo de vândalos, monumento centenário do Túnel Novo será restaurado em 2012
Publicada em 05/11/2011 às 18h34m
O Globo, com a colaboração do leitor Ben Birane Cissé
RIO - Não é só o amor que faz perder a cabeça. O que dirá a estátua do deus grego Eros, vítima de vândalos recentemente na Zona Sul carioca. Instalada no alto de um chafariz centenário que orna a entrada do Túnel Novo, que liga Botafogo a Copacabana, ela teve sua cabeça retirada este ano, como mostra o leitor Ben Birane Cissé. A boa notícia é que a restauração deve começar no ano que vem, promete a prefeitura.
"Estão levando as peças aos poucos e ninguém toma providências. Isso mostra o descaso da população e do poder público com os monumentos", sugere o leitor.
SEM PREVISÃO:
Monumento centenário sofre com depredação em Botafogo, Zona Sul do Rio
Além das partes roubadas, a obra de estilo neoclássico está com a fonte desligada há mais de uma década. Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), o chafariz permanecerá desativado até o final do restauro, já que o cloro da água pode danificar a estrutura. Por conta dos danos sofridos, a restauração será de longa execução, diz o órgão municipal.
- É um trabalho minucioso, árduo, que envolve estudos e mão de obra especializada. Estamos avaliando se o monumento será retirado da área ou se será restaurado ali mesmo. Nosso maior desafio é combater o vandalismo - explica o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.
O leitor sugeriu ainda que a fonte possa ser adotada pelo Shopping Rio Sul, que fica ali ao lado. Comunicados pelo GLOBO, o estabelecimento disse que ter total interesse em desenvolver melhorias no local e que negocia com a prefeitura a adoção de áreas no entorno do estabelecimento.
- O restauro já está programado. Mas a manutenção da fonte seria bem vinda, caso o shopping tenha interesse - declarou o secretário de Conservação.
A fonte Adriano Ramos Pinto foi inaugurada em janeiro de 1906 no bairro da Glória, Zona Sul do Rio, e transferida para Botafogo, na entrada do Túnel Novo, em 1935.
Nenhum comentário:
Postar um comentário