FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FRIBURGO: Lei finalmente protege cerca de 250 imóveis antigos remanescentes do Império Brasileiro

Antes que seja (muito) tarde



Lei finalmente protege cerca de 250 imóveis antigos remanescentes em Nova Friburgo


Publicada em 04/10/2010 às 23h38m

Lívia Breves

O GLOBO

RIO - Com uma miscelânea de estilos em suas construções - colonial, art-déco, modernista, art nouveau e arquitetura de influência suíça -, Nova Friburgo, na Região Serrana, terá cerca de 250 imóveis de valor histórico-cultural - dos poucos que restaram de pé - preservados.

Desde a aprovação da lei municipal 3.794/09, criada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que garante cuidados especiais em construções antigas, 146 casarões foram selecionados e serão completamente tombados.

O conselho é formado por representantes de ONGs locais como a Associação de Artistas de Friburgo e de órgãos e entidades federais e estaduais como Iphan, Inepac, IAB e Crea-RJ.

Entre os imóveis tombados, estão casas remanescentes no entorno da Praça Getúlio Vargas, como a antiga residência do Barão de Nova Friburgo (hoje Oficina-Escola de Artes), a Casa da Cultura (antigo Fórum Júlio Zamith), o edifício Spinelli, um clássico art-déco assinado por Ricardo Buffa, e sobrados usados por lojas, além do Hotel São Paulo e o Colégio Nossa Senhora das Dores.



Antes da lei, apenas o Country Clube de Nova Friburgo (de 1862, com chalé assinado por Gustave Waehneldt, o mesmo arquiteto do Museu da República), as alamedas da Praça Getúlio Vargas (com seus eucaliptos centenários e o coreto), o Parque Hotel e o Colégio Anchieta eram tombados.



- A primeira ação foi o tombamento da Casa de Galdino. Estamos trabalhando agora nos 26 bens no entorno da Praça Getúlio Vargas. Em seguida, partiremos para os outros imóveis do Centro da cidade.

Com isso concluído, temos o projeto de um guia com o roteiro sobre a arquitetura friburguense ---- conta o coordenador do Patrimônio Material e Imaterial, Luis Fernando Folly.





A previsão é que no próximo ano a medida alcance outros distritos e a zona rural. Lumiar, São Pedro, Amparo e Salinas estão na lista. Este último guarda a Fazenda Rio Grande, o imóvel mais antigo da região, em modelo colonial do século 18, construído antes mesmo da existência de Friburgo.

A prefeitura tem ainda planos de criação de um Centro Histórico no entorno da Praça Getúlio Vargas e do roteiro "Caminhos do Barão", ligando as principais propriedades remanescentes do Barão de Nova Friburgo.





- Friburgo tem como um de seus maiores patrimônios uma riqueza histórica inigualável. A menos de uma década da comemoração dos 200 anos de fundação do município, é fundamental esse resgate histórico para promover um reencontro com as raízes e a memória da cidade. Já foram perdidos muitos imóveis importantes, que, mesmo tombados em gestões anteriores, foram demolidos ---- diz o prefeito Heródoto Bento de Melo.





Com o tombamento, o dono do imóvel recebe um desconto de 75% no IPTU. A gerente do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Friburgo, Lilian Barreto, percebe que a principal dificuldade no trabalho é a reação dos proprietários.





- Na maior parte dos casos é por falta da informação. Mudanças poderão ser feitas sempre, basta apenas consultar o conselho - explica Lilian.



Nenhum comentário: