FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

200 anos da chegada da Família Real, recordada na ALERJ


Em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, o deputado João Pedro (DEM) convidou, nesta sexta-feira (05/09), o professor Kenneth Light, que é membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do British Historical Society of Portugal, para dar uma palestra, na Assembléia Legislativa do Rio, sobre o fato histórico.
O docente, que iniciou sua aula às 14h, abordou os preparativos para a viagem da corte portuguesa ao Brasil, em 1807, e a transformação ocorrida no País após a chegada de D. João VI e de seus conterrâneos, em 1808. “É importante esta Casa resgatar este episódio, que é de extrema relevância para a nossa história. O interessante é que o professor reconstitui a viagem, que durou cinco meses, diferentemente da maioria dos livros publicados sobre o tema até hoje, ressaltando detalhes antes desconhecidos por todos nós”, destacou o parlamentar.
O encontro contou com a presença de um dos descendentes da Família Real, o príncipe D. Antônio João de Orleans e Bragança.O monarquista ressaltou a importância de rememorar e aprofundar a história de sua família. “A confiança nesta palestra aumenta por sabermos que são informações subtraídas diretamente de documentos raros, como os diários de bordo das naus britânicas, que escoltaram as embarcações portuguesas durante a viagem, por exemplo”, analisou. Todos os detalhes do material recolhido por Kenneth durante uma década podem ser conferidos em seu livro “A viagem marítima da Família Real”. Para ilustrar o livro, o professor encomendou ao inglês Geoff Hunt, presidente da Royal Society Of Marine Artists, um quadro que mostra o exato momento da chegada da esquadra ao Rio.
Para o 1º chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo de Artagão, é esta preocupação em retratar fielmente a realidade da época que incita a curiosidade de todos sobre a história. “O deputado João Pedro está de parabéns pela iniciativa de reunir os mais interessados no assunto, dando-nos a oportunidade de presenciar a verdadeira aula que o professor Kenneth fez sobre tantos detalhes que nós mesmos não sabíamos”, elogiou Artagão.Este não foi o primeiro evento realizado este ano pela Alerj para comemorar o bicentenário da chegada de D. João VI ao País. Em março, o Parlamento, por iniciativa do deputado Luiz Paulo (PSDB), através do projeto de resolução 16/07, promoveu um concurso de monografias sobre o tema e premiou três jovens da rede pública de ensino do estado. Naquela ocasião, o parlamentar tucano destacou a qualidade dos textos vencedores. “O povo do Brasil deve resgatar sua auto-estima e gostar de sua origem, e creio que o concurso cumpriu seu objetivo de estimular a difusão da verdadeira história nacional.
O Brasil, enquanto nação, se constituiu há 200 anos, a partir da chegada da Família Real e da abertura dos portos às nações amigas. Esta é uma homenagem aos autores das monografias, mas também à nossa rica história”, discursou Luiz Paulo. Ao todo, o concurso recebeu 83 trabalhos, enviados por alunos dos ensinos fundamental e médio.A palestra do professor Kenneth Light contou também com a presença da 1º vice-chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro, Maria da Glória Nascimento de Souza; do 2º vice-chanceler, Charles Von Hombeeck, e do diretor-financeiro da entidade, Mauro Goron.

Nenhum comentário: