FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Inauguração do Colégio Militar do Rio de Janeiro, o mais antigo dos colégios militares do Brasil (1889).


06 Maio


- Inauguração da primeira Colônia Militar na Amazônia, localizada às margens do rio Araguari - Amapá (1840).

- Inauguração do Colégio Militar do Rio de Janeiro, o mais antigo dos colégios militares do Brasil (1889).



Colégio Militar do Rio de Janeiro (Casa de Thomaz Coelho/1889)


06 de maio de 1889, autoridades e convidados reunidos no Salão de Honra do Palacete da Babilônia, o Coronel Antônio Vicente Ribeiro Guimarães, Comandante do Imperial Colégio Militar declarou que estava autorizado pelo Exmo. Sr. Conselheiro Thomaz José Coelho de Almeida, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra a inaugurar os trabalhos do Imperial Colégio Militar.


Após a leitura do Decreto de Criação e da relação do pessoal docente e administrativo, foi dada a palavra ao Conselheiro Barão Homem de Melo, orador oficial e Decano do Corpo Docente que proferiu o discurso de inauguração.


No mesmo dia (06 de maio), foram considerados matriculados e receberam os respectivos números de ordem, os primeiros quarenta e quatro alunos. A presença deles representou a inequívoca realidade da existência do Educandário.


Desde então, o antigo Palacete da Babilônia, que ainda hoje nos encanta a vista, é sede de um grande viveiro de jovens estudantes, que se revezam em número crescente de geração em geração.

Nenhum comentário: