FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O CAIS DOS MINEIROS

21/10/2009 - 08:20
Enviado por: Paulo Pacini


JB



A descoberta do ouro no século XVIII em Minas Gerais foi sem dúvida o fator determinante no crescimento e estabelecimento do Rio de Janeiro como principal pólo de colonização, elevando-o a capital em 1763. O metal, viajando do interior até Parati em tropa de mulas, seguia por mar até o Rio, não raro caindo nas mãos dos piratas. Para remediar a situação, criou-se um caminho novo até a capital, evitando o arriscado transporte por cabotagem. Ao sair de Minas, passava por Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Xerém, indo até o porto de Pilar do Iguaçú, onde se embarcava, descendo pelo rio Iguaçú até a Baía de Guanabara, para chegar, finalmente, ao centro da cidade.











O Cais dos Mineiros, ainda em atividade no início do século XX





Por muitas décadas a praia de destino destes viajantes era conhecida como Brás de Pina, homenagem a um conhecido morador do século XVII, durante muito tempo contratador da pesca de baleias, que, acreditem se quiser, freqüentavam em grande número a Baía de Guanabara, onde eram capturadas. O trecho em questão situava-se aproximadamente entre a rua da Alfândega e o Arsenal de Marinha (hoje o 1º Distrito Naval), e o grande trânsito de passageiros e cargas proveniente das Minas Gerais fez com que seu nome mudasse para Praia e depois Cais dos Mineiros, quando foi construído um atracadouro.






As trocas comerciais entre Minas e o Rio se intensificaram a partir de então, sendo trazidas para o litoral mercadorias diversas, e transportados ao interior ítens lá inexistentes, como farinha de trigo, vinhos, queijos, presuntos, fazendas de luxo, jóias, ferro em barra e outras. A etapa terrestre da viagem era efetuada pelas valentes mulas, único animal capaz de vencer os precários e perigosos caminhos improvisados, pois não existiam estradas e muito menos obras de engenharia, como pontes, excetuando-se as poucas construídas pelos jesuítas. As vias de comunicação, elemento tão básico em qualquer sociedade, só apareceriam após o nascimento do Brasil como nação, durante o Império.











O que restou do antigo cais, transformado em estacionamento





O Cais dos Mineiros, do qual ainda se observam vestígios próximos ao 1º Distrito Naval, foi elo de ligação com o interior do país, distante e de penoso acesso, de onde vinha o metal que a muitos enriqueceu, geralmente morando bem longe, em terras européias. A cidade, contudo, aproveitou o pouco que aqui ficava em seu favor, legando à posteridade algumas das mais belas igrejas barrocas, lembrança viva de um passado distante e heróico.





Nenhum comentário: