FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Igreja de N.Sª. do Bonsucesso

A Igreja de N.Sª. do Bonsucesso

17/01/2011 - 06:00
Enviado por: Paulo Pacini
JB


A saúde é um bem frágil, ao qual só damos valor quando a perdemos e procuramos os hospitais.

Os avanços da medicina atual trouxeram grande alívio, e a dificuldade da maioria hoje em dia é na verdade ter acesso aos serviços, pelo sucateamento do setor público e a exploração desenfreada dos planos de saúde.



Nos primórdios da cidade, a única assistência médica foi criada pelos jesuítas liderados por José de Anchieta, que, ao acudir a tripulação doente da esquadra espanhola de Diego Valdez, lançaram as bases da Santa Casa de Misericórdia, em 1582.

Ao lado da secular instituição, inicialmente uma casa de taipa, foi construída uma capela, onde se pedia a intercessão divina em favor dos doentes, como até hoje ocorre nos hospitais.

Em uma época de escassos conhecimentos, era bom contar com a ajuda do além, até porque os padecentes estavam literalmente nas mãos de Deus e pouco podia se fazer.





Igreja de NSª do Bonsucesso e Recolhimento de Órfãos, início do século XIX



A capela, também uma construção modesta, era dedicada a N.Sª da Misericórdia.

Ao habitantes locais que freqüentavam o templo vieram se juntar os peruleiros, comerciantes assim chamados porque traziam a prata dos países andinos pelo rio da Prata e subiam o litoral brasileiro, fazendo escala no Rio de Janeiro, rumo ao norte.

Sua presença em uma colônia portuguesa foi tornada possível pela unificação com a Espanha em 1580, após a vacância causada pela morte de D . Sebastião I em sua louca empreitada de Alcácer-Kibir.

Sem herdeiros, o trono foi para mãos de Felipe II da Espanha, parente mais próximo.

Os peruleiros haviam trazido a imagem de N.Sª de Copacabana, cultuada às margens do lago Titicaca, que acabou ocupando uma das capelas da igreja.



Em 1637, contudo, o padre Miguel da Costa trouxe de Portugal uma imagem de N.Sª do Bonsucesso, de quem era devoto, e fez gestões para colocá-la na igreja da Misericórdia.

Como só haviam dois altares, ambos ocupados, foi desalojada N.Sª de Copacabana, e sua mudança para uma pequena e distante ermida daria nome ao futuro bairro de Copacabana.

O culto de N.Sª do Bonsucesso crescia, aumentado por alguns supostos milagres, e no início do século XVIII já era considerada padroeira do templo.



Além de sua longa história, que se liga à origem da cidade, a igreja é uma das poucas remanescentes do período inicial, as mais antigas tendo desaparecido com o Morro do Castelo — São Sebastião e Santo Inácio.

Recebeu em 1922 três altares e um púlpito que estavam na igreja dos jesuítas, de 1567, as quais são as únicas obras de talha existentes do século XVI, e um motivo a mais para se conhecer este antigo e precioso templo.



Nenhum comentário: