FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

RIO IMPERIAL: ELOGIO AO SOBRADO

Elogio ao Sobrado

02/01/2011 - 20:10
Enviado por: Paulo Pacini
JB


O conceito de cultura possui grande número de definições, e é dos mais importantes para a compreensão da especificidade de uma comunidade.

A natureza gregária do homem levou à criação de cidades, e estas tornaram-se fundamentais em seu desenvolvimento, tornando-se uma das maiores conquistas.

Desde então, sua evolução espiritual se entrelaçou com este cenário, criando paginas únicas da aventura humana.



Na história da civilização brasileira, a casa ocupa lugar de destaque enquanto elemento cultural.

Partindo de formas básicas de abrigo, sua transformação testemunha mudanças seculares nas relações sociais, e a paulatina aglutinação de uma nacionalidade.

Dentre as várias encarnações da morada brasileira, o sobrado tem grande importância, por ser a habitação mais comum nas cidades ao longo do tempo.

Tema da obra Sobrados e Mucambos, de Gilberto Freyre, adaptou-se a diversas condições e materiais, e serviu a diferentes classes.





Belo sobrado na rua Senador Pompeu, já desaparecido (Foto: Ronald Murly)



No Rio, abundantes jazidas de pedra tornaram esta a matéria-prima por excelência, junto com a madeira.

Os terrenos, contudo, em sua maioria tinham pequena testada e grande profundidade, e janelas pequenas dificultavam a ventilação interna.

Apesar disso, durante a colônia os sobrados eram geralmente ocupados pelos mais ricos.

A chegada de D. João e sua côrte em 1808 trouxe novos hábitos, como a influência das residências inglesas com amplos terrenos e jardins, que os abastados não tardaram em adotar.

O sobrado paulatinamente perdia a clientela nobre para mansões e solares, mas tornou-se a residência urbana por excelência.



Mudanças de hábitos e códigos de obras favoreceram a construção de imóveis com boa ventilação e luminosidade, a partir das últimas décadas do século XIX.

A maior parte do conjunto histórico atual é deste período, imóveis de dois a quatro andares, agradáveis à vista e parte da paisagem cotidiana.



Este patrimônio discreto, obra de mestres anônimos em sua arte, é em verdade um dos pilares da tradição carioca e suas ruas, criando uma familiaridade visual e existencial, e ligando-nos com um passado talvez mais humano.

Sobre esse velho companheiro, contudo, pairam ameaças permanentes, especialmente agora, com a especulação imobiliária em alta.

Incêndios misteriosos no centro devoram vários imóveis, que renascem — adivinhem só — como estacionamentos.



Os sobrados são parte vital do patrimônio cultural carioca, e uma ação mais decisiva das autoridades seria fundamental, como a supressão dos estacionamentos no centro histórico, pois sempre que um desses imóveis desaparece, é um pedaço da alma carioca e sua história que também se vai.

Para sempre.



Nenhum comentário: