FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PRAIA DA LAPA

A Praia da Lapa

22/02/2011 - 08:46
Enviado por: Paulo Pacini
JB


Os sucessivos aterros efetuados no Rio de Janeiro alteraram em demasia a aparência da região litorânea, fazendo com que muitos cariocas, em que pesem morar numa cidade à beira-mar, difícilmente vejam este, recuado centenas de metros.

Esta mania até hoje persiste, sempre procurando se construir obras adicionais a bloquear mais ainda a vista, as quais certamente serão lucrativas para alguns.

Mas nem sempre o motivo deste tipo de intervenção foi a ganância, e nem sempre a paisagem foi prejudicada.



Em 1835, uma grande ressaca atingia a cidade, causando destruição generalizada, principalmente nas casas situadas na Rua da Lapa, as quais faziam fundo com o mar.

O impacto das ondas progressivamente erodiu o terreno, levando consigo também os locais de desembarque de mercadorias, as quais vinham preferencialmente por via marítima.

Este sinistro tornou evidente a necessidade de proteger esta faixa do litoral, e, tempos depois, em 1857, é promulgado um decreto ordenando a execução de obras no local.





A Lapa de 1902, ainda banhada pelo mar



Conhecida originalmente como Areias de Espanha ou Mar de Espanha, antes da existência do seminário religioso que mudou o nome do bairro, a praia teve os trabalhos concluídos em 1861, constando de um cais em curva sobre uma muralha que ficava um metro acima do mar, uma rua com 15 metros, acompanhando o cais, e um paredão na parte alta da Rua da Glória.

Também foram plantadas árvores, para fornecer sombra aos pedestres, transformando a velha praia em uma atração, por onde se caminhava desde o Passeio Público, tendo o mar ao lado.



Durante a gestão de Pereira Passos na prefeitura, em 1904, o paredão foi reconstruído, sendo acrescentada a balaustrada de metal retirada da Praça Tiradentes, que em sua maioria ainda lá está, mas cujas partes são seguidamente roubadas sem que se faça coisa alguma.

A partir desta época, aterros sucessivos recuaram o mar mais de 400 metros, afastando-o do cotidiano de quem passa ou trabalha por ali.

Estas obras também acabaram com a ligação da praia com as origens do esporte do remo entre nós, pois os clubes que lá se encontravam tiveram de mudar.



A história da finada praia, e sua transformação subseqüente, mostra que é sempre necessário refletir sobre mudanças deste porte, e que hoje em dia a opinião da comunidade deve ter poder decisório, relegando ao passado a tradição das intervenções autoritárias, que tantos prejuízos trouxeram ao patrimônio histórico e ao cenário cotidiano.

Participação e ampla discussão de propostas é a possibilidade da conquista futura de um ambiente urbano mais favorável, dando-se ênfase à vontade coletiva ao invés dos interesses velados de uma minoria.



Nenhum comentário: