FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TERESÓPOLIS NO ACERVO DO MEMORIAL VISCONDE DE MAUÁ.

IMAGENS DA ANTIGA TERESÓPOLIS NO ACERVO DO MEMORIAL VISCONDE DE MAUÁ.



Por ocasião do terrível e davastador desmoronamento e sinistro ocorrido nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo com a perda das preciósas vidas humanas, constatou-se depois de uma semana, a total destruição do patrimônio histórico cultural destes centros urbanos.

Na primeira foto se observa a antiga Capela de Santo Antônio construída em 1855 pelo Barão de Azevedo Machado, primo-sobrinho do Visconde de Mauá, (filho do primeiro casamento de José Machado de Lima, pai da Viscondessa de Mauá casado em segunda nupcia com D. Guilhermina d´Avila de Souza Machado de Lima, irmã de Mauá).

A capela hoje igreja de Santo Antonio foi duramente afetada pela gigantesca onda de lama e destroços do teleferico e do Hotel (além de dois carros inteiros destroçados no meio da nave central da igreja) que desabaram do alto do morro. Esta igreja era uma pequena joia da antiga fazenda Santo Antônio de propriedade do Visconde de Mauá desde 1848, desmembrada a partir de 1878 após o grande leilão da massa falida da Casa Mauá & Ciª. Os novos proprietarios, antigos funcionarios da Ponta d´Areia, os irmãos Guilherme e Jorge Taylor honrando o ex-patrão Mauá, já falido, resolvertam entre 1880 e 1884 restaurar e reformar a antiga capela, acrecentando a torre sineira e as duas janelas, no lugar do óculo, sobre a porta de entrada, dando-lhe o aspecto atual.



A fotografia mostra a igreja antes da grande reforma de 1880, em missa solene pela comemoração nacional do 7 de setembro em 1876 mandada realizar pelos familiares dos funcionarios do Estaleiro e Fabrica da Ponta d´Areia e da Imperial Companhia de Navegação a Vapor Estrada de Ferro de Petrópolis.





A segunda fotografia, trata-se do busto da patrona de Teresópolis, Imperatriz Theresa Christina, feito pelo escultor Rodolpho Bernadelli por encomenda do grande benemérito português Comendador José António Coxito Granado, sendo inaugurado solenemente em 1911 no Pavilhão de Caça da Família Granado (hoje desaparecido), mais tarde em 1929, transferido para o novo edifício da Prefeitura de Teresópolis, também duramente atingido pelas chuvas e deslisamentos de lamas.

Esperamos que o Divino Pai Eterno abençoe e proteja os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis, tão duramente destruídas e sua sofrida população possa renacer das ruínas e reconstruir suas vidas.

Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana.



Nenhum comentário: