IMAGENS DA CAPELA DE SÃO PEDRO DE ALCANTARA NO ACERVO DO MEMORIAL VISCONDE DE MAUÁ.
O Ministro José Clemente Pereira (o Mordomo de Deus), que foi Mordomo de D. João VI, de D. Pedro I, de D. Pedro II, da Santa Casa de Misericordia e dos pobres da Irmandade do Convento de Santo Antonio de Lisboa do Rio de Janeiro, próximo de sua morte recebe a visita em sua casa do segundo Imperador do Brasil, este questiona o velho ministro que foi seu Mordomo de seu Pai, de seu Avô, da Santa Casa e dos pobres de Santo Antônio... que mais queria ser...?!?!? Este responde ao jovem monarca...Quero ser agora o Mordomo de Deus...!!!!
Este homem bem humorado foi o responsável pela construção do então Hospício de D. Pedro II, primeira grande edificação neo-classica no Brasil no desenho do arquitecto José Maria Jacyntho Rabello inaugurado numa terça-feira de 30 de novembro de 1852 em terreno doado pela Imperatriz Thereza Christina.
A cermônia transcrita no Jornal do Commercio de 1 de dezembro de 1852, sob os acordes do hino nacional regido pelo maestro Francisco Manoel da Silva, contou com a presença dos Imperadores e da Família Imperial, dos ministros Marquês de Paraná, José Clemente Pereira e Conselheiro Cruz Jobim, além do Presidente da Ciª de Gaz do Rio de Janeiro Comendador Irineo Evangelista de Souza (depois Visconde de Mauá) que fez a doação da instalação e fornecimento da iluminação a gás de todo complexo, sobrevivendo arruinados ainda os dois postes com os brasões imperiais em sua base fundidos na Fabrica da Ponta d´Areia, destruidos pelo descaso nos ultimos anos.
Inaugurou-se as estatuas em marmore de carrara do Imperador menino D. Pedro II, do Mordomo Clemente Pereira no salão nobre (felizmente ainda preservadas) e de São Pedro d´Alcantara da Capela junto as imgens de Nossa Senhora Imaculada Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e São Judas Tadeo, infelizmente destruidas no terrível incêndio, esculturas do alemão Johann Franz Pettrich que trabalhou no Brasil entre 1842 até 1856; ainda resta deste grande escultor a "Pietá" na Capela de Nossa Senhora da Piedade no bairro do Flamengo.
As fotos mais antigas são de 1861 do salão nobre e da capela na época de Visconde de Mauá quando da instalação da iluminação a gás.
As outras são de 1998 em palestra sobre o Visconde de Mauá assistidos por seus trineta e tetraneto respectivamente, Francisca Chaves Nedehf Marquesa de Viana e Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário