FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CAPELA DE SÃO PEDRO DE ALCANTARA NO ACERVO DO MEMORIAL VISCONDE DE MAUÁ.

IMAGENS DA CAPELA DE SÃO PEDRO DE ALCANTARA NO ACERVO DO MEMORIAL VISCONDE DE MAUÁ.

O Ministro José Clemente Pereira (o Mordomo de Deus), que foi Mordomo de D. João VI, de D. Pedro I, de D. Pedro II, da Santa Casa de Misericordia e dos pobres da Irmandade do Convento de Santo Antonio de Lisboa do Rio de Janeiro, próximo de sua morte recebe a visita em sua casa do segundo Imperador do Brasil, este questiona o velho ministro que foi seu Mordomo de seu Pai, de seu Avô, da Santa Casa e dos pobres de Santo Antônio... que mais queria ser...?!?!? Este responde ao jovem monarca...Quero ser agora o Mordomo de Deus...!!!!

Este homem bem humorado foi o responsável pela construção do então Hospício de D. Pedro II, primeira grande edificação neo-classica no Brasil no desenho do arquitecto José Maria Jacyntho Rabello inaugurado numa terça-feira de 30 de novembro de 1852 em terreno doado pela Imperatriz Thereza Christina.



A cermônia transcrita no Jornal do Commercio de 1 de dezembro de 1852, sob os acordes do hino nacional regido pelo maestro Francisco Manoel da Silva, contou com a presença dos Imperadores e da Família Imperial, dos ministros Marquês de Paraná, José Clemente Pereira e Conselheiro Cruz Jobim, além do Presidente da Ciª de Gaz do Rio de Janeiro Comendador Irineo Evangelista de Souza (depois Visconde de Mauá) que fez a doação da instalação e fornecimento da iluminação a gás de todo complexo, sobrevivendo arruinados ainda os dois postes com os brasões imperiais em sua base fundidos na Fabrica da Ponta d´Areia, destruidos pelo descaso nos ultimos anos.








Inaugurou-se as estatuas em marmore de carrara do Imperador menino D. Pedro II, do Mordomo Clemente Pereira no salão nobre (felizmente ainda preservadas) e de São Pedro d´Alcantara da Capela junto as imgens de Nossa Senhora Imaculada Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e São Judas Tadeo, infelizmente destruidas no terrível incêndio, esculturas do alemão Johann Franz Pettrich que trabalhou no Brasil entre 1842 até 1856; ainda resta deste grande escultor a "Pietá" na Capela de Nossa Senhora da Piedade no bairro do Flamengo.

As fotos mais antigas são de 1861 do salão nobre e da capela na época de Visconde de Mauá quando da instalação da iluminação a gás.




As outras são de 1998 em palestra sobre o Visconde de Mauá assistidos por seus trineta e tetraneto respectivamente, Francisca Chaves Nedehf Marquesa de Viana e Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana.

 





Nenhum comentário: