FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

GLÓRIA: PALACETE SÃO CORNÉLIO DE 1862 - DEPREDADO E FURTADO ! . . . ALÔ SANTA CASA . . . MISERICÓRDIA !

Bandidos levaram estátua



Polícia Federal investiga furto em palacete tombado na Glória

Publicada em 03/11/2011 às 23h31m

Fábio Vasconcellos fabiovas@oglobo.com.br






RIO - A Polícia Federal começou a investigar na quinta-feira o furto de peças de ferro fundido do Palacete São Cornélio, na Glória. Construído em 1862, o prédio é tombado desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O sumiço do material foi denunciado pelo Conselho Comunitário do bairro, que, em março, propôs ao Ministério Público Federal uma ação civil pública contra a Santa Casa de Misericórdia, dona do imóvel. Os moradores cobram melhorias no palacete, que está desocupado e com problemas como queda de reboco, infiltrações e pichações.



O palacete pertenceu ao comendador João Martins Cornélio, que doou o imóvel à Santa Casa, em 1894. A irmandade instalou no local um asilo em 1900. O prédio chegou a ser usado também pela Faculdade de Medicina Souza Marques, que deixou o local nos anos 2000. As duas peças furtadas, com cerca de 400 quilos, são um estátua de Atalanta, personagem da mitologia grega, e sua base de ferro. Ambas ficavam logo após o portão de entrada, cujo cadeado não foi arrombado.



 

Na quinta-feira, agentes da Delegacia de Combate aos Crimes contra o Meio Ambiente e a Patrimônio Histórico da PF estiveram no imóvel. Segundo integrantes do Conselho Comunitário do bairro, a estátua foi furtada na terça-feira. Na quinta-feira, os ladrões retornaram e levaram a sua base. Ambos fazem parte de uma coleção de arte francesa, com itens feitos de ferro, que estão distribuído por vários imóveis no Rio.



"

Essa é, infelizmente, uma tragédia anunciada. O prédio está fechado há uns cinco anos. Nesse período, o Iphan entrou com ações contra a Santa Casa, solicitando reparos no imóvel. Mas a Justiça é muito morosa

"

--------------------------------------------------------------------------------

- O prédio está abandonado. Essas peças têm grande valor histórico. O que causa surpresa é que a base de ferro pesa muito e não poderia ser levada facilmente. Dias atrás sumiram também oito estátuas de mármore de Carrara. Estão dilapidando o imóvel - disse José Marconi, integrante do Conselho Comunitário.



O superintendente do Iphan no Rio, Carlos Fernando Andrade, disse que o órgão move ações contra a Santa Casa, exigindo que o imóvel, na Rua do Catete, seja protegido. Segundo ele, até quinta-feira, o Iphan tinha conhecimento apenas do sumiço da estátua e da base de ferro. Para Andrade, as duas peças poderão ser derretidas para ser vendidas no mercado de ferro do Rio.



- Essa é, infelizmente, uma tragédia anunciada. O prédio está fechado há uns cinco anos. Nesse período, o Iphan entrou com ações contra a Santa Casa, solicitando reparos no imóvel. Mas a Justiça é muito morosa. Daqui a dez anos, quando essas ações forem julgadas, provavelmente o prédio já terá caído.





A Santa Casa de Misericórdia informou na quinta-feira que vai pedir a quebra do contrato com a empresa Gespar, que alugou o imóvel há dois anos para instalar um hospital no local. Mas, desde então, o negócio está parado.



- Já acionamos o nosso advogado para retomarmos o palacete. Temos vários outros interessados em alugar o prédio - disse o provedor da Santa Casa, Dahas Zarur.



Em nota, a Gespar informou que o processo de restauração do prédio e de instalação do hospital está parado devido a problemas na documentação do Palacete São Cornélio. Segundo a empresa, ainda não foi localizado o registro do imóvel, documento necessário para a empresa dar prosseguimento ao pedido para restauração do prédio e da construção de um anexo. A empresa informou que aguarda a Santa Casa enviar documentos.




Nenhum comentário: