FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 10 de abril de 2012

ESTÁTUA DO GENERAL OSÓRIO NO RIO, DEPREDADA POR VÂNDALOS ! . . .




Vândalos atacam Monumento a General Osório
10 Abr 2012

Portão do gradil, com 80 quilos, espada e placas são furtados

O peso — 80 quilos — não impediu que o portão do gradil que circunda o monumento em homenagem a General Osório, no Largo do Paço, na Praça Quinze, fosse furtado, durante o feriadão da Semana Santa. Além do portão, sumiram a espada empunhada pelo militar e uma placa comemorativa da última restauração da obra, feita no segundo semestre do ano passado. As três peças são de bronze.
Uma queixa-crime foi registrada pela prefeitura na 1ª DP (Gamboa). O secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, também solicitou à chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, prioridade na investigação do caso e uma atuação firme junto aos ferro-velhos, receptadores de materiais. Osório pediu ainda a colaboração da população com denúncias:
— Pelas informações que tivemos, o furto aconteceu na madrugada da Sexta-Feira da Paixão. A Praça Quinze tem um grande movimento à noite. Quem viu os autores do crime pode usar o canal do Disque-Denúncia (2253 1177).
Criado pelo escultor Rodolfo Bernardelli, o monumento a Manuel Luiz Osório, herói da Guerra do Paraguai, é o primeiro instalado na cidade após a Proclamação da República. Foi encomendado em 1887 e inaugurado em 1894, depois de fundido em Paris, na Fundição das Oficinas Thiébault. O portão do gradil do monumento é uma das maiores peças furtadas no Rio.

Nenhum comentário: