FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SÔNIA BRAGA . . . AMA O BRASIL E O SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ETERNA GABRIELA!


A causa de Sonia Braga: ‘louca varrida’ por restauração


Atriz faz mobilização pelo Facebook em prol de prédios antigos

Publicado:



Ruína. Fachada na Rua do Teatro
Foto: Helio Braga / Divulgação
Ruína. Fachada na Rua do TeatroHelio Braga / Divulgação
RIO - De “louca varrida”, com vassoura em punho contra a sujeira do Rio nos anos 90, a atriz Sonia Braga assume agora um novo papel, disposta a varrer outra mazela da vida real: o abandono dos prédios do Centro do Rio. Há dias ela deu início a um movimento usando o Facebook pela recuperação de prédios antigos e históricos. Seus posts na rede mostram fotos, com flagrantes de construções em ruínas, algumas prestes a cair e — quase um vaticínio — virar estacionamento.
O slogan, ainda “a ser tralhado”, segundo a própria Sonia, é “Cidade limpa e preservada não gera violência, gera turismo”. As denúncias são acompanhadas por fotos. Uma construção arruinada pelo fogo nas ruas da Constituição com República do Líbano, outra na Rua Sete de Setembro em que restam apenas a fachada e antigas varandas de ferro fundido, ou ainda resquícios da frente de um antigo imóvel recoberta por belos azulejos portugueses. Indignada, ela pede providências aos a órgãos como o Iphan ou Inepac. “Socorro, o Rio de Janeiro está desabando!”, diz um dos posts da atriz.
Mesmo sem ter certeza de que se tratava da própria Sonia Braga, a assessoria do Iphan vinha respondendo às reclamações. Cerca de meia dúzia de imóveis foram checados, mas não estão de fato na lista de bens tombados do órgão.
A família protesta unida. O irmão de Sonia, o ator e artista plástico, Helio Braga, morador do Centro há mais de 20 anos, é o paparazzo:
— É um absurdo total a forma como é tratado um centro histórico de uma grande cidade brasileira. Os prédios desabam ou pegam fogo e, no dia seguinte, já estão instalando um estacionamento no local. Parece que ficam esperando acontecer o pior.
Sonia, que se divide entre Rio e Nova York, não foi localizada para comentar a militância virtual.


Nenhum comentário: