FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ESTÁTUA DO VISCONDE DE MAUÁ ABRIGADA NA ACRJ










A ESTATUA DO VISCONDE DE MAUÁ NA GUARDA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
DO RIO DE JANEIRO.

Na quarta-feira dia 24 de outubro ultimo foi instalada a centenária estatua do Visconde de Mauá na portaria do Edifício da Associação Comercial do Rio de Janeiro, a pedido do Presidente Antenor Barros Leal e do Vice-presidente Dr. Francisco Horta.
Após um ano de abandono e desrespeito da administração da Prefeitura do Rio de Janeiro com a centenária estatua do pioneiro da industria nacional retirada da Praça Mauá para as obras remodelação do centro da cidade, ficou a histórica peça de bronze abandonada num lixão nos fundos da Fabrica de Asfalto desativada da Prefeitura do Rio de Janeiro. Jogada no chão e danificada ficou desde dezembro de 2011,  até que um movimento dos descendentes de Mauá,
da Associação Comercial do Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil e dos Ferroviários brasileiros obrigaram ao Prefeito Eduardo Paes a entregar a estatua em custódia da Associação Comercial até 2015 quando as obras na Praça Mauá terminam.

Encomendada ao grande escultor Rodolfo Bernadelli pelo filho do Visconde de Mauá, Comendador Henrique Ireneo de Souza em 1900 na cidade de Paris, nada cobrou o artista pelo trabalho da obra pagando a família de Mauá apenas a fundição da peça de bronze com folhas de ouro pela renomada fundição francesa Val d´Osner, sendo inaugurada solenemente na Praça Mauá em13 de maio de 1910 para indicar alí o marco zero do inicio da ferrovia no Brasil, pois dalí, em 30 de abril de 1854, saiu a barca a vapor com os passageiros que embarcaram na histórica Estação Barão de Mauá, no atual Município de Magé, tomando o comboio do trem que seguiu para a Imperial cidade de Petrópolis, com o Imperador D. Pedro II e sua Imperial família.
A coluna e o pedestal foram doados Pelo Clube de Engenharia do Rio de Janeiro por subscrição popular.
Na inauguração presentes dois filhos de Mauá, o Comendador Henrique Ireneo de Souza e a Baronesa de Ibira-Mirim, do genro Comendador Antonio Alves de Souza Guerreiro e da neta Hermínia de Souza Franklin Sampaio, além do representante do Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca, Dr. Lauro Müller, do Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro Barão de Ibirocay, do Presidente do Clube de Engenharia Conde Paulo de Frontin, do Presidente do  Real Gabinete Português de Leitura Conde Dias Garcia, do General Mendes de Moraes, do Dr. Candido Gaffreé, do Ministro Dr. Francisco Sá, do Embaixador Conselheiro Camello Lampreia e do Consul Visconde de Salgado ambos representando o Rei D. Manuel II de Portugal.
Agradecemos a todos o apoio pela vitória da memória do grande Visconde de Mauá que vai comemorar seus 200 anos de nascimento em 27 de dezembro de 2013.

Nas fotos os descendentes do Visconde de Mauá o tetraneto Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana e a trineta Francisca Chaves Nedehf Marquesa de Viana, a tetraneta Angela Maria Paes de Carvalho Multtedo representando seu irmão Dr. Jorge Paes de Carvalho também tetraneto, o Oficial da Marinha do Brasil Marcelo Roberto Ferreira - Chanceler do Diretório Monárquico do Brasil, o Jornalista Osiris de Paula Soares representando o Prefeito Oswaldo Dias do Município de Mauá SP, o Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro Dr. Antenor Barros Leal, o Vice-presidente do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro Comendador Antonio da Silva Peña Loulé representando o Presidente Dr. Antonio Gomes da Costa, o Presidente da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo Comendador Pedro Ernesto Calvano Colombo, Sr. Ricardo Telles Vieira, e D. Idalina Gonçalves representantes da colonia portuguesa e açoriana do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Fernando Arco Verde de Albuquerque Maranhão do Instituto  Histórico do Rio Grande do Norte, além de representantes da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.