FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 24 de maio de 2009

RELEMBRANDO ...

24 Mai

- Dia da Arma de Infantaria - data de nascimento do brigadeiro Antonio de Sampaio, Patrono da Arma (1810).

- Primeira Batalha de Tuiuti - “Batalha dos Patronos” - Guerra da Tríplice Aliança (1866).




O Patrono da Infantaria:




O Brigadeiro Antônio de Sampaio foi consagrado, em Dec. 51429 de 13 mar 1962, patrono da Arma de Infantaria, em cujo seio se forjou e se destacou sobremodo como bravo e modelar líder de combate, instrutor e disciplinador da Infantaria, à frente da qual, representada pela sua 3ª Divisão de Infantaria – a Divisão Encouraçada, teve seu glorioso encontro com a glória militar em 14 mai 1866, na Batalha de Tuiutí, onde se constituiu em fator decisivo para a vitória, em que pese aos três ferimentos recebidos que determinaram sua morte, em 6 jul 1866, a bordo do vapor "Eponina" e o fato de quatro cavalos que montava durante a resistência, a todo o custo, que liderava, terem tombado por perfurações de balas e baionetas inimigas e, mais, o de sua heróica Divisão haver concorrido com 33% das baixas brasileiras neste dia, por se haver constituído em ponto chave da defesa.Sampaio chegou ao Rio Grande do Sul ao final da Revolução Farroupilha, onde, no comando de uma companhia de Infantaria, estacionou quase 5 anos em Canguçu, como instrumento de consolidação da Paz de Ponche Verde e próximo de Piratini e Caçapava, antigas capitais da República Rio - Grandense (1836-45).



A seguir Sampaio empenhou-se a fundo no comando sucessivo de batalhões e brigadas de Infantaria. Em pouco, transformou-se num consumado condutor de homens, conhecedor profundo do uso militar do terreno e mestre em adestrar e empregar a Infantaria. Combateu na guerra contra Oribe e Rosas (1851-52), quando participou da Batalha de Monte Caseros, como integrante da Divisão Brasileira. Comandou um Batalhão de Divisão de Observação que penetrou em Montevidéu em 7 mai 1859, a pedido do Presidente oriental Venâncio Flores. Na guerra contra Aguirre, teve atuação destacada à frente de uma Divisão, na conquista de Paissandu, o que lhe valeu sua promoção a brigadeiro.



Durante a guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-70),o que fez como oficial general teve atuação destacada até Tuiuti.



Sobre o seu conceito e o de sua tropa, escreveu em Reminiscências da campanha do Paraguai, Dionísio Cerqueira, o maior cronista desse conflito e que foi integrante da Divisão Encouraçada e subordinado de Sampaio:



"A idéia de eu passar para a Infantaria não me abandonava. Esta arma exercia sobre mim indizível fascinação. Quando passava um daqueles belos batalhões da Divisão Sampaio, a Encouraçada, de bandeira desfraldada, os pelotões alinhados, guardando bem as distâncias, marchando airosos e elegantes, ao som alegre de um dobrado vibrante, não me podia conter, e punha-me a marcar passo..."



E mais adiante: "Fui apresentar-me ao general Sampaio. O ilustre general, glória do Exército, pelo valor e amor à disciplina, estava uniformizado, debaixo de uma ramada, lendo uma história de Napoleão, seu capitão predileto. Quando me viu, fechou o livro, marcando-o com o indicador da mão esquerda".



Sampaio era cearense de Tamboril, onde nasceu em 24 maio 1810. Morto heroicamente aos 56 anos, após sublimar as Virtudes Militares de Coragem, Bravura, Honra Militar e Desprendimento.



Vive ainda na memória do Brasil, na alma do Exército e, sobretudo, nas melhores tradições da Infantaria Brasileira que ele ajudou a forjar. Seus restos mortais repousam em mausoléu, em Fortaleza - CE.


Nenhum comentário: