Elevação do Brasil a Vice-Reino e término do Governo-Geral, com a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro (1763).
A 27 de janeiro de 1763 foi à cidade do Rio de Janeiro elevada a categoria de capital do Brasil e a 19 de outubro desse ano nela tomava posse o Vice-Rei Conde da Cunha.
Findava-se assim o período dos Governos-Gerais.
A instalação do Vice-Reino do Brasil no Rio de Janeiro, não necessitou de grandes modificações e adaptações, porque a cidade gradativamente já vinha crescendo em importância e se adaptando para desempenhar o papel que lhe estava destinado.
A expansão comercial e militar da cidade, já estava acontecendo durante toda a primeira metade do Século, com o crescimento de seu papel administrativo.
Deve ser considerado também que o Vice-Rei do Mar e Terra do Brasil, era um cargo mais honorífico do que efetivo, pois ele não tinha total autoridade sobre a América Portuguesa, Lisboa sempre foi o verdadeiro centro de poder.
(Texto extraído do livro Cidade do Rio de Janeiro, de Roberto Macedo. Publicado pelo Departamento Administrativo do Pessoal Civil- (DASP) – 1967. – Acervo do Centro de Documentação do Exercito).
Um comentário:
Considerações Monárquicas,
Realmente momentos importantes da vida político-administrativa de nossa linda nação em um passado distante.
Momentos que ficaram marcados no expoente do progresso Brasileiro; porém no final de 1889, a ganância(aqueles interessados no sistema escravista) e falta de postura política interromperam o avanço do Brasil, como uma nação rica, empreendedora e culturalmente elevada. Mas, o povo Brasileiro não se deixa enganar, e pouco a pouco vai entendendo e descobrindo que a MONARQUIA, é a única maneira de restabelecer a dignidade do povo brasileiro!
A Monarquia, é o caminho para estabilizarmos a nossa nação tão linda, e que fora mantida hemogêneamente pelos nossos Imperadores.
Paulo-010
Postar um comentário