João Pedro: Mais um passo para a reativação da ferrovia Grão-Pará
26 novembro 2009
João Pedro apresentou nesta quarta-feira, 25/11, na Alerj, o Projeto de Lei 2736/2009, que ‘declara de relevante interesse turístico e econômico para o Rio de Janeiro a reativação da ferrovia Grão-Pará’.
"Reativar a ferrovia Grão-Pará e fazer a ligação Rio-Petrópolis, em 1 hora e 20 minutos, neste sentido, é fundamental e abrirá, para Petrópolis e demais municípios da Região Serrana, a oportunidade de receber mais 600 mil turistas por ano, com emprego direto para mais de 2.000 pessoas.
Com a revitalização da ferrovia, será retomado um dos mais belos passeios turísticos da Região Serrana", afirma João Pedro, na justificativa da proposta.
Confira abaixo, na íntegra, o projeto de João Pedro.
PROJETO DE LEI Nº 2736/2009 EMENTA:DECLARA DE RELEVANTE INTERESSE TURÍSTICO E ECONÔMICO PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO A FERROVIA PRINCIPE DO GRÃO-PARÁ.
PROJETO DE LEI Nº 2736/2009 EMENTA:DECLARA DE RELEVANTE INTERESSE TURÍSTICO E ECONÔMICO PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO A FERROVIA PRINCIPE DO GRÃO-PARÁ.
Autor(es): Deputado JOAO PEDRO A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art 1º – Fica declarada de relevante interesse turístico e econômico para o Estado do Rio de Janeiro, a reativação da “FERROVIA PRÍNCIPE DO GRÃO-PARÁ”.
Art 2º – Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 19 de novembro de 2009.
JOÃO PEDRO Deputado Estadual
JUSTIFICATIVA No dia 19 de fevereiro de 1883, foi inaugurada a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, interligando Raiz da Serra, no Município de Magé, ao Alto da Serra, em Petrópolis.
Na viagem inaugural estava presente, dentre muitos passageiros ilustres, Sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. Pedro II.
Percorrendo uma extensão de cerca de 6 km e utilizando a técnica da cremalheira, a ferrovia, atingia uma cota acima dos 800 metros no Alto da Serra.
Durante mais de 80 anos a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará transportou cargas e passageiros, num percurso deslumbrante através da Mata Atlântica, até que, em 5 de novembro de 1964, o ramal ferroviário foi considerado economicamente inviável e seu tráfego suspenso, em detrimento dos prejuízos advindos da importância histórica e turística da ferrovia.
O tempo passa, os problemas com o trânsito nas estradas crescem e fica cada vez mais evidente que a decisão de desativar as ferrovias foi um erro.
Por isso, no Estado do Rio e em todo o Brasil, cresce o movimento pelo retorno do transporte ferroviário, tanto para o uso de passageiros em sua rotina diária, como para transporte de cargas e, principalmente, turismo e cultura.
Na década de 50, a nossa malha ferroviária somava 3.800 km de extensão de vias.
Em 2003, restavam apenas 1.250km. Portanto, o Rio de Janeiro perdeu mais de 60% de malha ferroviária e gasta muito na ampliação de estradas e na redução do espaço urbano, que deveria ser utilizado com mais qualidade.
Reativar a ferrovia Grão-Pará e fazer a ligação Rio-Petrópolis, em 1 hora e 20 minutos, neste sentido, é fundamental e abrirá, para Petrópolis e demais municípios da Região Serrana, a oportunidade de receber mais 600 mil turistas por ano, com emprego direto para mais de 2.000 pessoas.
Com a revitalização da ferrovia, será retomado um dos mais belos passeios turísticos da Região Serrana.
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