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terça-feira, 10 de agosto de 2010

LARGO DO MACHADO TEM HISTÓRIA E TRADIÇÃO!

O Machado do Largo

09/08/2010 - 07:51
Enviado por: Paulo Pacini
JB


Nos primeiros tempos da cidade, o rio Carioca chegava ao seu final dividindo-se em dois, a maior parte desaguando na Praia do Flamengo, após curva caprichosa por onde passa a rua Senador Vergueiro, mas possuindo também um "braço norte", que descia a rua do Catete até a Glória, encontrando o mar junto ao Outeiro.



Chuvas torrenciais, que como hoje atingiam a cidade, faziam com que transbordasse com freqüência, criando um alagado conhecido então como Lagoa da Carioca, e que, com a lenta ocupação, passou a ser chamado Campo das Pitangueiras e das Laranjeiras.

Acabou recebendo o nome atual no início do século XIX, quando um açougueiro, gênio anônimo em semiótica, sinalizou seu estabelecimento através de um grande machado, mostrando inteligência além de criatividade, pois a maioria das pessoas na época era analfabeta.





O Largo do Machado de 1900 e a garagem de bondes da Companhia Jardim Botânico



O largo cresceu a partir da chegada da côrte em 1808, fato incentivado pela presença da rainha Carlota Joaquina, que ali montou uma de suas várias residências.

Ela também aproveitou e comprou uma capela próxima, construída em 1720.

Com o retorno da família real a Portugal, o espólio da rainha foi anos depois a leilão para cobrir as dívidas, sendo a propriedade de Laranjeiras arrematada por Antônio José de Castro.

Posteriormente, foi adquirida pela Irmandade de N.Sª da Glória em 1835, originando o presente templo, cuja pedra fundamental foi lançada em 1842, com a presença do imperador, mas cuja inauguração só ocorreria em 1872.



Além da igreja e o belo prédio da Escola Amaro Cavalcanti, resultado da iniciativa de D. Pedro II após a guerra do Paraguai, transferindo a verba arrecadada para construção de uma estátua em sua homenagem, o largo é parte da história do transporte carioca, pois lá ficava importante garagem da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, tendo sido ponto final da primeira viagem em bonde elétrico, em 1892, que teve como passageiro o então presidente da República, Floriano Peixoto. Perto do largo, na rua Dois de Dezembro, ficava a primeira usina geradora a fornecer energia elétrica para os novos veículos.



Centro residencial e comercial de vida intensa, o Largo do Machado prossegue no século XXI como um dos lugares mais tradicionais e populares do Rio.



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