Mudanças
Presídio em São Cristóvão será desativado para a Copa de 2014 e dará lugar a instalações provisórias de patrocinadores
Publicada em 26/09/2010 às 23h37m
Isabela Bastos
O GLOBO
RIO - A preparação do entorno do Maracanã para receber a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 implicará na desativação de uma penitenciária do estado, em São Cristóvão. O presídio Evaristo de Moraes, instalado em parte de uma área pública de 50 mil metros quadrados, vizinho ao Jardim Zoológico e à Quinta da Boavista, será fechado, informou a secretária de Estado de Esporte Lazer e Turismo, Márcia Lins. O terreno - que abriga ainda quatro escolas estaduais e municipais e os almoxarifados de duas secretarias estaduais e do Corpo de Bombeiros - será usado, durante os eventos esportivos, como espaço de hospitalidade e instalações provisórias de patrocinadores.
O terreno do estado fica próximo à uma área de cem mil metros quadrados do Exército, no mesmo bairro, que está sendo comprada pela prefeitura por R$ 36 milhões. Na região será executado um projeto de reurbanização que prevê a ligação do Maracanã à Quinta da Boavista por uma passarela sobre a linha do trem da Supervia. Para a Copa do Mundo, segundo o prefeito Eduardo Paes, o terreno será usado como espaço operacional da Fifa. O mesmo deverá acontecer durante as Olimpíadas.
De acordo com a secretária, a limpeza do terreno visa a honrar compromissos firmados pelo Estado e pela prefeitura com a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI). No caso da Fifa, o acordo é disponibilizar um espaço de 85 mil metros quadrados nas imediações do Maracanã - palco da final da Copa do Mundo e das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas - para a montagem das vilas de hospitalidade e dos patrocinadores da Copa (espaços em que as empresas recebem seus convidados), além de uma área para o estacionamento de ônibus e carros.
O COI fez o mesmo tipo de exigência para a Rio 2016. O espaço necessário, contudo, ainda será definido pelo comitê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário