FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PRAÇA MARECHAL ÂNCORA REVITALIZAÇÃO DO CAMINHO DA FAMÍLIA IMPERIAL

Banho de charme

Praça Marechal Âncora ganhará lago artificial e obras de arte



 
Publicada em 15/12/2010 às 00h04m

Jacqueline Costa

O GLOBO




RIO - À beira da Baía de Guanabara, a Praça Marechal Âncora vai, finalmente, ganhar uma atenção especial, após anos e anos sem charme, sem segurança e praticamente sem frequentadores. O restaurante Albamar - única construção remanescente do Mercado Municipal, inaugurado em 1908 pelo prefeito Pereira Passos - adotou o espaço e vai promover uma grande transformação, com o objetivo de devolver a área novinha aos cariocas. Todo o paisagismo será revisto e a praça ganhará um lago artificial, onde serão instaladas obras de arte. Depois de uma cuidadosa obra de restauração, comandada pela arquiteta Sandra Branco, a fachada terá de volta o brilho da belle époque carioca.



Toda a área, que totaliza quase três mil metros quadrados, será cercada por grades. O projeto de paisagismo foi feito pelo arquiteto e paisagista Haruyoshi Ono, que começou a trabalhar com Burle Marx em 1965 e assumiu o escritório após sua morte.



As obras devem começar em fevereiro ou março e durar de oito a dez meses. Depois de tudo pronto, a ideia é instalar no andar térreo um sofisticado café. No fim da tarde, o local será transformado num bar de ostras, com mesinhas na área externa.



Um dos sócios do Albamar, Paulo Corrêa diz que a proposta é fazer do lugar uma área agradável para os cariocas, em pleno Centro do Rio:



- Não faria sentido reformar tudo por dentro e restaurar a fachada sem revitalizar o entorno para o uso da população. Estamos finalizando o processo de adoção da praça junto à Fundação Parques e Jardins.



A revitalização do imóvel deixará como novas as varandas, portas, janelas e, principalmente, o torreão, que ganhará uma iluminação especial, assinada por Peter Gasper. O projeto já conta com a aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que tombou a construção histórica em 1983.



Depois de licitada a nova concessão do local, no final de 2009, o restaurante, no segundo andar, passou por uma grande reforma. Foram substituídas as instalações elétricas e hidráulicas, e a cozinha ganhou equipamentos de última geração. Esta primeira etapa foi assinada pelo arquiteto Chico Gouvêa. O prédio histórico pertence ao Rio Previdência, órgão do governo do estado.





Nenhum comentário: