FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MUSEU HISTÓRICO DA VILA REAL DA PRAIA GRANDE E DA IMPERIAL CIDADE DE NITERÓI

MUSEU HISTÓRICO DA VILA REAL DA PRAIA GRANDE E DA IMPERIAL CIDADE DE NITERÓI












A criação do Museu Histórico da Vila Real da Praia Grande e da Imperial Cidade de Niterói está inserida num amplo contexto de realizações que se iniciaram em 2006, por iniciativa do Círculo Monárquico Dom Pedro II de Niterói, visando a participação do Instituto Cultural Frederico Guilherme de Albuquerque e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói nas comemorações dos 200 anos da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, ocorrida, como se sabe, em 7 de março de 1808.







O Círculo Monárquico D.Pedro II de Niterói deliberou, na ocasião, instituir um Projeto de cunho histórico-cultural, denominado “Dom João VI volta à Villa Real da Praia Grande”, visando o resgate da memória da presença e atuação histórica da Família Real Portuguesa e, na sequência, da Família Imperial Brasileira em território da margem leste da Baía de Guanabara, posteriormente denominada de Imperial Cidade de Niterói, por Decreto de D.Pedro II e, hoje simplesmente de Niterói.




Esse projeto constituiu-se das seguintes etapas intermediárias:







· Construção de uma Maquete arquitetônica, na Escala de 1:33 1/3, do Palacete de D. João VI, construído por volta de 1790/1793 no Largo de São Domingos e, lamentavelmente, demolido entre 1905/1909. Essa maquete resultou de um convênio acertado entre o CMDPII e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFF.







- Estágio atual de desenvolvimento: Concluído em Janeiro de 2008.




 





· Exposição “Niterói nos Tempos de Dom João VI”, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Niterói, em perfeita união de propósitos com o Arquivo Histórico Divaldo Aguiar Lopes da CMN.







- Estágio atual de desenvolvimento: Inaugurada em 05.03.2008 e encerrada em Junho de 2008.







- Essa Exposição esteve também montada no Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro – “Museu do Ingá” – por dois meses.



_______________________________________________________________________________________________







· Edição do livro intitulado “São Domingos – Berço Histórico da Vila Real da Praia Grande e Imperial Cidade de Niterói”, focalizando a história do atual bairro de São Domingos, com ênfase na presença e atuação, nos anos de 1815, 1816 e 1819, de Dom João VI e demais membros da Família Real Portuguesa no Palacete doado pelo Capitão Thomáz Soares de Andrade e o empenho do Rei na criação e instalação dos prédios e órgão administrativos da Vila Real da Praia Grande.







- Estágio atual de desenvolvimento: Concluído. Lançamento no dia 16.08.2088 no Calçadão da Cultura, do Grupo Mônaco de Cultura, em Niterói.



_______________________________________________________________







· Cunhagem da “Medalha Dom João VI”, em convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, para homenagear personalidades niteroienses de destaque nas áreas históricas, artísticas, culturais, educacionais e sociais.







- Estágio atual de desenvolvimento: Concluído. Entrega das comendas no Plenário da Câmara Municipal de Niterói, no dia 30 de Setembro de 2008 (Data comemorativa do 35º- aniversário de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói).







_______________________________________________________________







· Cunhagem de uma “Medalha Comemorativa” ao 190º- Aniversário da criação da Vila Real da Praia Grande e, após, Imperial Cidade de Niterói, pelo Clube da Medalha do Brasil, órgão cultural da Casa da Moeda do Brasil. Essa medalha, nos metais Ouro, Prata e Bronze, foi a primeira cunhada em toda a História do CMB, homenageando um fato histórico de Niterói.







- Estágio atual de desenvolvimento: Concluído. Lançamento da Medalha no dia 13 de maio de 2009 (data natalícia de D.João VI), no Auditório do Museu de Arte Contemporânea – MAC – de Niterói.



______________________________________________________________







· Criação do “Museu Histórico da Vila Real da Praia Grande e Imperial Cidade de Niterói”, em perfeita sintonia e união de propósitos com o Deputado Estadual Comte Bittencourt, autor do Projeto de Lei Nº- 20110300159, de 11.03.2011.







- Estágio atual de desenvolvimento: Em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.



_______________________________________________________________







Prof. Francisco Tomasco de Albuquerque
Conselheiro-Presidente do CMDPII de Niterói

Tel. 2610-0099








Um comentário:

Jorge Sader Filho disse...

Jamais terminei um romance sem dizer o seu local de origem: Vila Real da Praia Grande. Gosto deste antigo nome da minha Niterói querida!