FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 30 de abril de 2011

O Hotel dos Estrangeiros

O Hotel dos Estrangeiros

28/04/2011 - 16:14
Enviado por: Paulo Pacini
JB


O que conhecemos por hotelaria, presente em todo mundo e essencial à vida de todas comunidades, em verdade nem sempre existiu. Os viajantes acomodavam-se em estalagens precárias ou casas de terceiros, não raro causando desentendimentos, como aconteceu no Rio de Janeiro colonial, quando, por diversas vezes, soldados oriundos de Portugal eram recebidos em casas de família, retribuindo o favor com um comportamento que fazia com que ninguém mais os quisesse.



Até a vinda da côrte portuguesa, em 1808, o panorama não mudou, sendo necessário acomodar-se em imundas pensões e congêneres, pois não havia opção. Com o Rio transformado em capital do reino de Portugal, surgiu em 1816 o primeiro estabelecimento razoável, o Hotel Pharoux, na Praça XV. Sua iniciativa praticamente inaugurou um novo setor, e empreendimentos nas décadas seguintes investiram na qualidade da hospedagem, esforçando-se em equipará-la aos padrões internacionais.





Hotel dos Estrangeiros, na antiga Praça José de Alencar



Nesse contexto surge, em 1849, o Hotel dos Estrangeiros, localizado entre as atuais ruas Senador Vergueiro e Barão do Flamengo. Considerado um dos mais importantes hotéis da história brasileira, destacou-se pelo excelente tratamento dispensado aos clientes durante um século de existência, com belas e higiênicas instalações e oferecendo os mais diversos serviços, como duchas e bilhares, além de possuir restaurante de qualidade. Incorporou novidades, como o telefone, que alguns hóspedes tinham em linha exclusiva nos quartos. A nós não parece nada excepcional, mas coisas banais, como lavanderia, não existiam nos hotéis da época.



Por suas diversas qualidades, o Hotel dos Estrangeiros também passou a ser ponto de referência para reuniões e encontros, principalmente os de natureza política. Foi justamente este fato que transformou-o, em 1915, no palco de um acontecimento trágico, que foi o assassinato do senador Pinheiro Machado. Eminência parda da República Velha, iniciou carreira política após a Guerra do Paraguai, e procurava manipular os rumos da política nacional dos bastidores. Sua influência é atestada por uma frase irônica do presidente Hermes da Fonseca ao seu sucessor, Venceslau Brás: "Olha, Venceslau, o Pinheiro é tão bom amigo que chega a governar pela gente". Mui amigo.



Com muitos desafetos, o político encontraria seu destino em 8 de setembro de 1915, quando Francisco Manso de Paiva lhe dá uma punhalada nas costas no interior do Hotel dos Estrangeiros. O senador ia ao encontro de Rubião Júnior, do PRP de São Paulo, e morreu logo a seguir. O assassino declarou ter agido por conta própria, não fazendo parte de um complô. Seja como for, o desaparecimento de Pinheiro Machado mudou o panorama político da época.



Este fato não manchou, contudo, a reputação do hotel, no qual, em 09 de novembro de 1936, fundou-se a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, expressão da grande evolução ocorrida no setor desde o século XIX. O belo prédio, entretanto, estava com os dias contados, desaparecendo menos de 20 anos após, e deixando como lembrança sua bela imagem adornando a Praça José de Alencar de outrora.



Nenhum comentário: