FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SAUDADES DE D. TEREZA

SAUDADES DE D. TEREZA



Esta semana soubemos com muita tristeza do desaparecimento da inesquecível D. Tereza de Orleans e Bragança y Martorel, ultima neta viva de D. Isabel Condessa d´Eu Princesa Imperial Regente do Brasil, filha de D. Pedro de Alcantara de Orleans e Bragança Príncipe do Grão-Pará, irmã dos Príncipes D. Pedro Gastão, D. João Maria, D. Isabel Condessa de Paris e D. Maria Francisca Duquesa de Bragança.

Pessoa dotada de grande inteligencia e de um humor refinado, deixou muitas e agradaveis lembranças.



Revendo no album de minha família, encontrei estas fotos de uma visita ao Brasil de sua irmã D. Isabel Condessa de Paris em 1997.

Levamos a um passeio ao Museu Histórico Nacional e a Confeitaria Colombo.





No museu estavam presentes eu e minha mãe Francisca Chaves Nedehf Marquesa de Viana, D. Isabel de Orleans e Bragança Condessa de Paris, D. Tereza de Orleans e Bragança y Martorel, Profª. Vera Maria Botrell Tostes, o Sr. Alexandre Bernard Hiley além de meu saudoso pai Jorge Viana Nedehf Marquês de Viana.



Na exposição foi possivel observar o Trono do Senado, o quadro a óleo "Juramento da Princesa Imperial Regente" de 1867, as peças maçonicas de D. Pedro I, do Brasil, IV de Portugal e móveis e utencílios da Casa dos Bragança usados de 1808 a 1889 desde El Rey D. João VI ao Imperador D. Pedro II.

De minha família entre varias peças estava exposto o mecanismo do Telegrafo do Cabo-Submarino ligando o Brasil a Portugal e ao resto da Europa construido pelo Visconde de Mauá e inaugurado pelo Imperador D. Pedro II em 1874.

Após a visita um descanço antes do chá na Confeitaria Colambo, foi neste momento que D. Tereza lembrou a minha mãe de um episódio recente da história política do Brasil.

A poucos metros do Museu Histórico, no Aeroporto Santos Dumont em 1964, fato curioso ocorreu com testemunhas o Príncipe D. João Maria irmão de D. Tereza e meu tio Jairo Felipe irmão caçula de meu saudoso pai, os dois oficiais da Força Aérea Brasileira no momento, presenciaram a chegada do Presidente da República Dr. João Goulart e seu Ajudante de Ordem em um carro não oficial ordenando aos dois oficiais a providência de um avião, porém o modelo Douglas a disposição da Presidência da República estava sem combustivel, sendo necessário uma comunicação do Príncipe D. João Maria comandante da Panair do Brasil para a Sra. Francisca Chaves Nedehf Marquesa de Viana secretária da Presidencia da Companhia solicitando ao Presidente Dr. Paulo Sampaio Vianna autorização para fornecer o combustivel. Sendo prontamente atendido o Príncipe seguiu com a minuta para meu tio Jairo Felipe providenciar os tramites. E rapidamente o Sr. Presidente João Goulart embarca no Douglas da Presidência da República com destino a Montevideo capital da República do Uruguai, e os oficiais do novo regime que chegavam no momento ao Aeroporto Santos Dumont para dar voz de prisão ao Presidente da República, viram impotentes o Douglas Presidencial arremetendo no final da pista.

D. Tereza conversando com minha mãe sobre isto acreditava que este episódio pôs em termo a carreira militar na Aeronautica de seu irmão D. João Maria (primeira victima do regime militar no Brasil).

Lembra minha mãe que também foi prejudicado meu tio Jairo Felipe que foi transferido para São Paulo sem muita explicação. Mas os dois tinham cumprido o dever cívico e patriótico até o fim sem medir as conseqüências.

Lembrou no meio da conversa a Condessa de Paris que isto com certeza também contribuiu para as más relações com o regime militar e mesmo a derrocada da Companhia Aérea Panair do Brasil.

As três senhoras num momento dirigiram o olhar para o Aeroporto Santos Dumont e refletiram. Eu interrompi o silêncio e lembrei de nosso "lunch" na Confeitaria Colombo.

Levantando D. Tereza, agradeceu a Diretora Vera Tostes por nos acompanhar na visita a exposição e a Condessa de Paris desculpa-se pelas brincadeiras de sua bem humorada irmã que apontava com a bengala provocando sustos a Diretora do Museu e causando também risos a todos, despedimo-nos e seguimos para a histórica e deliciosa Confeitaria Colombo, numa tarde maravilhosa.




Eis nossa boa lembrança da saudosa Princesa D. Tereza de Orleans e Bragança y Martorel...Deus guarde sua alma sempre...!!!



Eduardo André Chaves Nedehf
Marquês de Viana





Nenhum comentário: