FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Adoçando a mesa dos barões by Pedro de Artagão

Enviado por Bairros.com - 21.07.2011
14h25m

VALE DO CAFÉ




Gastronomia e história se encontram à mesa


Durante quatro dias, a Casa de Cultura de Vassouras vai se transformar em uma cozinha, com direito a grandes chefs dando aulas-degustação e ensinando segredos culinários. Será a quarta edição do Café Cultural O GLOBO, que acontece nos dois fins de semana do Festival Vale do Café.

Chef da Confeitaria Colombo há 11 anos, Renato Freire vai apresentar o tema “Adoçando a mesa dos barões”, no dia 22 de julho.



- Vou ensinar a preparar o pastel de café. Não é difícil para quem já tem alguma intimidade com a cozinha - garante o chef, que está empolgado com o evento. - Eu sou do sul de Minas e ainda planto café.

Então tudo o que vai acontecer no festival é interessante para mim. Depois da apresentação vou aproveitar para conhecer as fazendas e restaurantes.



No sábado será a vez da aula-degustação do chef Frédéric Monnier, da Brasserie Rosário, que apresentará uma receita de minestrone. O tema de sua aula: “O clássico caldo italiano”.

No fim de semana seguinte será a vez de Deise Novakoski e Pedro de Artagão.


Na sexta, dia 29, a sommelier e colunista do jornal O GLOBO vai ensinar a criar drinques utilizando o café, na palestra “Destilando e decifrando o café”.

Para encerrar o Café Cultural com chave de ouro, Pedro de Artagão, do Laguiole, vai preparar uma receita com os “Temperos do Império”.



Veja a seguir a receita do pastel de café, do chef Renato Freire.



Para a massa:



600 g (5 xícaras de chá) de farinha de trigo

300 ml ( 1 copo grande) de agua

300 g de margarina para folheados

150 g de margarina culinária

1 pitada de sal



Modo de Preparo da Massa:



Colocar a farinha sobre uma bancada, juntar o sal e fazer um monte com um buraco no centro, como se fosse um vulcão, adicionar a água no buraco e com cuidado começar a misturar tudo. Amassar bem até a massa se soltar das mãos e ficar bem homogênea.

Fazer uma bola, polvilhar com trigo e deixe descansar coberta por uns 30 minutos.

Enquanto isso, misturar as margarinas e amassar bem até ficarem bem cremosas.

Abrir a massa bem fina, cerca 3mm, e com ajuda de uma espátula espalhar 1/3 das margarinas com muito cuidado para não rasgar a massa. Dobrar a massa em 3 partes, como se fosse um envelope e deixe descansar 5 minutos.

Abrir a massa novamente e espalhe mais 1/3 das margarinas. Dobrar novamente e deixar descansar mais 5 minutos.

Estender a massa mais uma vez e espalhar sobre ela o restante das margarinas. Enrolar agora a massa em forma de um charuto, tentando estica-la o máximo possível., até formar um rolo de cerca de 2 cm de diâmetro. Cortar a massa em rodelas de 1,5 cm de grossura, colocar em cada forminha do tipo empadinha pequena. Com dedos polegares umedecidos em água fria, abrir a massa começando pelo centro até cobrir a forminha. Cortar as bordas com uma faca afiada.



Recheio



1 litro de leite

12 gemas

200 g (1 e 2/3 de xícara de chá) de farinha de trigo

½ kg (3 xícaras de chá) de açúcar refinado

1 xícara de chá de café forte

50 ml de licor de café

2 paus de canela



Modo de Preparo do Recheio



Dissolver a farinha de trigo na metade do leite e reservar.

Levar ao fogo o restante do leite, o café, o açúcar e a canela, assim que abrir a fervura adicionar a farinha dissolvida no leite, misturar bem para não formar grumos, bater bem o creme até ele cozinhar,engrossar e ficar bem homogêneo. Retirar do fogo e mexer bem para o creme esfriar.

Juntar as gemas e o licor ao creme já frio e passar tudo por uma peneira.



Modo de Preparo do Pastel



Despejar o creme do creme na forminha já coberta com a massa, não encher demais. Levar ao forno quente (220 °C) por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que o recheio esteja firme e a massa crocante.

Polvilhar com açucar de confeiteiro.



Nenhum comentário: