FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 17 de julho de 2011

Imóveis históricos darão lugar a 150 moradias no Centro do Rio



Imóveis históricos darão lugar a 150 moradias no Centro

Fabiana Paiva
EXTRA

 
O Centro do Rio vai ganhar cerca de 150 novas moradias populares. Dando início aos projetos de revitalização da região, a Secretaria estadual de Habitação (SEH) anunciou, na última semana, que dez imóveis desocupados ou subutilizados, de propriedade do Estado, serão revitalizados para se transformar em moradias mistas ou multifamiliares. As unidades beneficiarão as comunidades locais.



Para o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, a proposta de integrar a população em grandes centros urbanos é comum em cidades como Paris, na França. Agora, segundo ele, é hora de buscar mais recursos com o governo municipal e o Ministério das Cidades, uma vez que o orçamento das obras supera R$ 15 milhões.



Construção de 1888



— O governo do estado já dispõe de recursos para a execução das obras em um dos empreendimentos, o Avenida Modelo e sua construção, na Rua Regente Feijó 55, no Centro do Rio, é datada de 1888 — afirmou Picciani.



Presente ao seminário onde o projeto foi anunciado, o arquiteto Augusto Veríssimo ressaltou que não basta ter os investimentos, e, sim, saber utilizá-los:



— Agora há um plano, e contribuiremos para que não ocorra mais o esvaziamento da região, que perdeu mais de 120 mil habitantes.



Picciani destacou que o primeiro passo foi dado para tornar a região mais atrativa para as moradias:



— O Centro do Rio é a terceira região mais desejada pelos cidadãos interessados em moradia, pois concentra ofertas de emprego, transporte, educação e infraestrutura urbana.

************************************************************************************

Inventário da memória

Estado planeja transformar 250 imóveis abandonados no Centro em moradias sociais

Publicada em 16/07/2011 às 23h09m

Rogério Daflon daflon@oglobo.com.br



RIO - O número 55 da Rua Regente Feijó indica um instigante trecho da História do Rio no século XIX. Erguido em 1888 e tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o casario tem escrito no portão Avenida Modelo - um tipo de habitação popular para receber a então crescente demanda de trabalhadores livres na capital. São seis casas em sequência ao longo de uma servidão com entrada ao lado de um sobrado. As residências têm problemas estruturais. E a fachada do sobrado é, literalmente, só fachada. Diante do abandono, ruiu.



GALERIA : Mais imagens dos prédios


O conjunto histórico é um dos 250 imóveis do governo do estado no Centro que a Secretaria estadual de Habitação quer transformar em moradia popular.



- O governo fez um levantamento inédito de seus imóveis no Centro. E, em convênio com o Ministério das Cidades, vai recuperá-los, a fim de reforçar a revitalização local. São terrenos, prédios, sobrados, boa parte deles subutilizados. Já temos dez endereços para reformas a curto prazo - disse o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani.



Nenhum comentário: