FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A bicentenária Igreja de São Joaquim do Grama, em Rio Claro, município do Sul Fluminense, está em ruínas e corre o risco de desabar !

Eu Reporter

Em ruínas


 

Tombada pelo Inepac, igreja está abandonada em Rio Claro, no Sul Fluminense

Publicada em 02/07/2011 às 20h01m

O Globo, com a colaboração do leitor Sebastião Wagner Berriel

RIO - Patrimônio cultural do Estado do Rio, a bicentenária Igreja de São Joaquim do Grama, em Rio Claro, município do Sul Fluminense, está em ruínas e corre o risco de desabar, denuncia leitor.

Construída por um dos mais importantes cafeicultores do Brasil na época do Império, o comendador Joaquim de Souza Breves, em 1809, a capela está abandonada há 50 anos, desde que uma interdição judicial impediu a realização de reparos no imóvel.

O leitor Sebastião Wagner Berriel afirma que o local está abandonado e precisa de manutenção:



"A igreja vai desmoronar a qualquer momento, e as autoridades nada fazem. A bela capela foi construída pelo rei do café no Brasil, comendador Breves, e merecia ser conservada", afirma o leitor.


A Secretaria estadual de Cultura informou que, em 2000, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) realizou uma vistoria no prédio tombado, ocasião em que foi elaborado um relatório estrutural do seu estado de conservação. Desde então, o órgão não teve mais informações sobre a intenção do município em recuperá-lo.



A secretaria esclareceu que pode auxiliar o município na captação de recursos, seja por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ou via editais específicos para projetos e obras de restauração. Ao Inepac cabe auxiliar tecnicamente a elaboração de projeto e obras de restauração do prédio tombado.



Diocese foi impedida de fazer reparos

A Prefeitura de Rio Claro diz que pretende buscar recursos junto ao Governo do Estado do Rio para a restauração do imóvel. Uma reunião com a secretaria de cultura será agendada para os próximos dias. A intenção do município é transformar o local em um parque memorial, incluindo documentos e imagens históricas da Fazenda de São Joaquim da Grama.



A Diocese de Rio Claro afirma que ficou impedida pelas interdições de realizar qualquer reparo na igreja desde 1962. A instituição declarou que lamenta o atual estado de conservação da capela e que aguarda a ação do poder público.



Com arquitetura clássica, a Igreja de São João da Grama foi tombada em 1990 pelo Inepac. O local pertence a uma fazenda do mesmo nome, que se destacou na produção de café ainda no século XIX. De planta complexa e simétrica, o prédio se destaca na paisagem vazia.



Nenhum comentário: